TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II - Lampião Food

Por:   •  12/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.489 Palavras (10 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

AUTOMAÇÃO DO RESTAURANTE

LAMPIÃO FOOD

 

Unip Fernão Gaivota

2017

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

AUTOMAÇÃO DO RESTAURANTE

LAMPIÃO FOOD

Odirlei Costa

RA: 1427607

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Unip Fernão Gaivota

2017

 Resumo

O empreendedorismo e perspicácia dos proprietários do restaurante Lampião Food, sempre foram referências tanto em seus pratos, fornecendo uma recordação aos clientes da região nordeste do Brasil como na implementação de tecnologia para melhor atender seus clientes, visando sempre uma melhoria contínua de atendimento e infraestrutura. Este projeto uma melhoria em seu sistema de informação e infraestrutura do restaurante, aumentando assim a qualidade e agilidade no atendimento e diminuindo os riscos do processo.

Palavras-chave: Restaurantes, Sistema de Informação, Qualidade no atendimento, Controle de processos, Sistema de restaurante

Abstract

 

The entrepreneurship and insight of the owners of the Lampião Food restaurant have always been references both in their dishes, providing a souvenir to customers in the northeastern region of Brazil and in implementing technology to better serve their customers, always aiming at a continuous improvement of service and infrastructure. This project an improvement in its information system and infrastructure of the restaurant, thus increasing the quality and agility in the service and reducing the risks of the process.

Key words: Restaurants, Information System, Quality of care, Process control, Restaurant system

Introdução

A competitividade atual não permite que uma empresa, seja de qual ramo for, perca tempo em algum de seus processos, a agilidade e confiança no atendimento ao cliente, gera ótimos pontos criando uma fidelização maior àquele que experimenta um determinado produto. E o ramo de restaurantes, tem uma característica muito delicada, já que atende diretamente o cliente final e necessita ter qualidade na comida e atendimento, a fidelização da clientela é o fator de sucesso da empresa.

E a otimização de processos, acaba sendo de fator primordial para o sucesso, desde o controle de estoque, produção até o momento de servir o prato precisa ser controlado com variáveis que possam ser mensuradas e alteradas conforme a necessidade gerencial.

Não há mais como nos dias atuais um restaurante ainda trabalhar com blocos de papel e anotações em cadernos para controlar compras e vendas, dificilmente não terá crescimento ou o mesmo será moroso e dispendioso.

Objetivo.

Para atender as demandas do mercado o restaurante Lampião Food, está investindo em sua atualização e modernização, sendo criado um sistema de gerenciamento para resolver os problemas criados pela expansão da rede, problemas como gestão de informação, insatisfação dos clientes, demora no atendimento e etc.

A informatização da empresa se torna imprescindível, processo que consiste em utilização de um software de controle e gestão e também de hardwares que atomizem o processo de controle das variáveis de todo o processo.

O sistema

Um Sistema de Informação (SI) é um sistema cujo elemento principal é a informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização. Um SI é composto de um sub-sistema social e de um sub-sistema automatizado.

Na figura abaixo, está o fluxograma do sistema a ser utilizado no processo de automatização do restaurante Lampião Food.

[pic 1]

Figura 1 Fluxograma do Sistema de Automação do Restaurante Lampião Food

No software citado, teremos a opção da escolha do cliente por um prato “A la carte” ou por quilo, no caso de ser um prato “A la carte”, há a verificação automática se o prato está disponível em estoque ou não, já tendo resposta automática ganhando tempo em uma possível verificação com a cozinha, caso o pedido seja possível, cria-se um pedido e com esse pedido já pode ser feito uma reserva no estoque, evitando assim a inconveniência de voltar a falar com um cliente que o seu pedido não poderá ser servido. Após o pedido feito há um tempo estimado de preparação do prato, que o sistema poderá gerenciar enviando um alerta se o tempo de preparo está extrapolando o limite máximo de espera. Quando o prato estiver concluído, o pedido é fechado, o estoque é baixado e o prato é servido ao cliente.

Quando a solicitação do cliente é por quilo, o cliente serve-se a seu gosto, após esse processo o prato do cliente é pesado, calculado o preço da quantidade servida e é gerado o comprovante para posterior pagamento, neste intervalo é dado baixa em quantidades servidas no estoque, pode-se a partir deste levantamento saber quando deve-se repor os alimentos.

Quando o cliente resolve pagar a conta do restaurante, seja por quilo ou “A la carte”, é aberta uma solicitação de fechamento de conta que após o pagamento, seja por cartão ou dinheiro, é atualizado as bases contábeis do restaurante, imprimindo o comprovante da transação, juntamente com dados de nota fiscal, CNPJ da empresa e outros dados que forem necessários. E assim concluindo o processo de compra.

Para gerenciamento empresarial o sistema fornece também a possibilidade de geração de relatórios a partir das bases de Estoque, Pedidos e Contabilidade.

        Abaixo segue uma sequencia de imagens que exibem como o sistema funciona.

Tela Inicial

[pic 2]

Figura 2- Tela de abertura do sistema de controle

Tela de Pedidos

[pic 3]

Figura 3- Tela de seleção de escolha do cliente

Tela de Pedido A la carte

[pic 4]

Figura 4 - Tela de dados para pedido A la carte

Tela de pedido por quilo

[pic 5]

Figura 5- Tela de pedido por quilo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (353.4 Kb)   docx (104.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com