TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III - Gestão de TI

Por:   •  16/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.281 Palavras (10 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 10

UNIPE INTERATIVA

Projeto Integrado Multi Disciplinar

Tecnologia da Informação

A Essência e Sabor do Café

Unidade Carapicuíba (Polo colégio Status)

2018


UNIPE INTERATIVA

Projeto Integrado Multi Disciplinar

Tecnologia da Informação

A Essência e Sabor do Café!

Aloani Almeida Manuel

RA: 1855148

Curso: Gestão em Tecnologia da Informação

Semestre: 2

Unidade Carapicuíba (Polo colégio Status)

2018


RESUMO

Grande parte das atividades organizacionais necessitam de um fluxo de informações e conhecimentos. Neste sentido, torna-se importante adotar sistemas de informação como ferramenta para o apoio a gestão nas decisões, como também das operações empresariais. Mas de pouco adianta esse apoio se os sistemas (rotinas, processos, métodos) não estiverem bem estruturados. Soluções de TI implementadas são investimentos para sua empresa e não um custo. Mas quanto menor for esse gasto e utilização adequada destes recursos, melhor será a relação custo-benefício.

Palavras-chave: “As únicas coisas que evoluem por vontade própria em uma organização são a desordem, o atrito e o mau desempenho”. ( PETER DRUCKER)


Abstract

Most organizational activities require a flow of information and knowledge. In this sense, it is important to adopt information systems as a tool to support management decisions, as well as business operations. But this support is of little use if the systems (routines, processes, methods) are not well structured. Implemented IT solutions are investments for your company and not a cost. But the lower the spending and the proper use of these resources, the better the cost-benefit ratio.

Keyword: "The only things that evolve of their own volition in an organization are clutter, friction and poor performance." (PETER DRUCKER)


Sumário

1 Introdução        6

2 MODELAGEM DE SISTEMAS        8

2.1 ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS        8

2.2 MODELO DE CONTEXTO        9

2.3 MODELOS DE COMPORTAMENTO        10

2.4 MODELO DE DADOS        12

2.5 MODELO DE PROCESSO DE SOFTWARE        13

2.5 PROJETO DE BANCO DE DADOS        14

3 CUSTO PARAIMPLANTAÇÃO DE RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE        15

4 USO DA INTERNET NA EMPRESA        16

3 CONCLUSÃO        20

Referências        21

1 Introdução

Os Sistemas de Informação baseados na Tecnologia da Informação são considerados componentes essenciais no ambiente empresarial atual, sendo que as organizações têm utilizado ampla e intensamente tais sistemas tecnológicos, tanto em nível estratégico, tático, como operacional.

Essa utilização oferece grandes vantagens para as empresas que tem sucesso no aproveitamento dos benefícios oferecidos por este uso. Por outro lado, existem inúmeros casos de insucesso ou simplesmente de muito limitado aproveitamento do potencial desses sistemas. A eficiência na utilização de sistemas baseados na tecnologia da informação parece, então, estar relacionada a um conjunto de fatores que ultrapassa a questão tecnológica e envolve o contexto organizacional e social mais amplo. Neste cenário complexo, é um desafio analisar o nível de contribuição que estes sistemas oferecem às empresas.

Adotar um sistema de gestão visa dar um salto de eficiência e produtividade em seu negócio. O avanço da tecnologia tornou possível o lançamento de sistemas voltados para os pequenos negócios, como a computação em nuvem e o acesso à internet móvel, os sistemas de gestão se tornaram mais leves e baratos, sem perder a eficiência. Desse modo, os sistemas podem se beneficiar fortemente com a digitalização de processos e a inteligência associada à análise dos indicadores da empresa.

A solução proposta visa apresentar um sistema para gestão da cafeteria Essência e Sabor do Café , este sistema dará suporte aos processos operacionais, fornecerá informações necessárias para gerenciar as unidades da cafeteria.

Ferramentas indispensáveis que devem fazer parte da solução:

  • controle de fluxo de caixa;
  • fluxo de tarefas;
  • controle de estoque;
  • emissão de cupom fiscal
  • relatórios gerenciais;
  • indicadores de performance.

Os sistemas devem ter uma interface amigável, com operações simples que proporcionem boa experiência aos usuários.

É importante também que a solução a ser implementada seja capaz de integrar dados das unidades (cafeterias) com os diversos departamentos da empresa. Administrativo, Operações, Departamento Pessoal, Recursos Humanos, Financeiro, TI e Criação; visando subsidiar qualquer tomada de decisão.


2 MODELAGEM DE SISTEMAS

Modelagem de sistema é o processo de desenvolvimento de modelos abstratos de um sistema, em que cada modelo apresenta uma visão ou perspectiva, diferente do sistema.

2.1 ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS

A solução proposta visa apresentar um sistema para gestão da cafeteria Este sistema dará suporte aos processos operacionais, fornecerá informações necessárias para gerenciar a unidade (cafeteria).

Ferramentas indispensáveis que devem fazer parte da solução. Controle de fluxo de caixa, fluxo de tarefas, controle de estoque, emissão de nota fiscal eletrônica e cupom fiscal, relatórios gerenciais e indicadores de performance.

Os sistemas devem ter uma interface amigável, com uma operações simples que proporcionem boa experiência aos usuários.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (439.9 Kb)   docx (415.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com