TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM PROJETO

Por:   •  3/6/2019  •  Exam  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

A proposta deste projeto tem a principal finalidade da execução do teste de “caixa preta” para o sistema desenvolvido pela empresa contratada pelo Departamento de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (DEPP) da Universidade Paulista e gerar os resultados obtidos com o teste, de forma que atendam aos critérios normativos, além de realizar uma inspeção de usabilidade no sistema por meio de técnica de avaliação heurística e apresentar um relatório com os resultados obtidos.

Este estudo foi desenvolvido com os principais objetivos de testes avaliações de softwares, fazendo abordagens das dimensões dos testes de COMO, O QUE e QUANDO testar, ciclos de vida, papéis e responsabilidades de uma equipe de análise de testes, os processos e planejamentos de testes, controle e definições de um sistema (Software), através disso o roteiro permitirá o detalhamento passo a passo de cada caso, testando o máximo de combinações a fim de minimizar a ocorrência de erros e verificar a inclusão e o funcionamento de todos os requisitos.

O Desenvolvimento atende as normas de formatação definidas pelo DEPP, estar em formato PDF e possuir limite máximo de 42.000 caracteres. Ainda tem duas versões, uma com o nome dos autores e outra sem o nome dos autores (blind review), as quais deverão ser geradas pelo sistema.

Com base na complexidade do software, onde se torna impossível o esgotamento de todas as possibilidades, foram adotados 10 (dez) casos de teste simulando os possíveis erros que o usuário poderá cometer, inclusive os mais críticos que possam vir a ocasionar instabilidade, a fim de verificar se a aplicação desenvolvida se encontra de acordo com a especificação inicial, de forma que o sistema cumpra a função para a qual foi criado.

  1. Objetivos Gerais

Desenvolver um roteiro de testes de caixa-preta e executá-lo em um sistema desenvolvido pela empresa contratada pelo Departamento de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (DEPP) da Universidade Paulista, gerando resultados obtidos através de dez testes, além de realizar inspeção de usabilidade através da técnica de avaliação heurística, apresentando um relatório final com os devidos resultados.

1.2 Conceitos de Caixa-Preta

Teste de caixa-preta é um teste de software para verificar a saída dos dados usando entradas de vários tipos. Tais entradas não são escolhidas conforme a estrutura do programa o analista não tem acesso ao código-fonte e desconhece a estrutura interna do sistema analisado.

Quanto mais entradas são fornecidas, mais rico será o teste. Numa situação ideal todas as entradas possíveis seriam testadas, mas na ampla maioria dos casos isso é impossível.

Essa técnica é aplicável a todas as fases de teste:

- teste unitário

- teste de integração

- teste de sistema

- teste de aceitação

1.3 Avaliação Heurística de Interface

Avaliação heurística é um termo cunhado por Jakob Nielsen e Rolf Molich em 1990, como método de inspeção para encontrar determinados tipos de problemas em uma interface do usuário.

A capacidade heurística é uma maneira utilizada para descobrir ou resolver problemas a partir da experiência prática, da observação e da criatividade, por isso, para realizar uma boa avaliação heurística, é necessário um pequeno grupo de avaliadores com experiências sólidas em usabilidade, para examinar a interface e avaliar a sua conformidade com a lista de princípios de usabilidade escolhida previamente. Jakob Nielsen recomenda utilizar normalmente de três a cinco avaliadores, podendo variar de acordo com as necessidades de cada projeto. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com