TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V - UNIP - Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]



[pic 3][pic 4]

RESUMO

RESUMEN


Sumário

NOME: Emerson Alencar Oliveira CostaRA: 1500497        

Djamerson Cuchinski RA: 1544024        

Eduardo vieira        

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas        

RESUMEN        

INTRODUÇÃO        

1.0        – PROJETO CONCEITUAL DO BANCO DE DADOS        

1.2 LEVANTAMENTO DE REQUISITOS        

1.3 DIAGRAMA ENTIDADE RELACIONAMENTO        

2.0 TESTE FUNCIONAL OU CAIXA PRETA        

2.1 ESPECIFICAÇÕES DE REQUISITOS        

2.2 CASOS DE TESTES IDENTIFICADOS        

2.3 PROTÒTIPO DE TELAS.        

3.0 CENARIOS DE TESTES OU CASOS DE TESTES        

3.1 CENÁRIO DE TESTE 1        

3.1.1 TESTE 1 PREENCHIMENTO DOS DADOS.        

3.1.2 TESTE 1: RESULTADO DO TESTE.        

CONCLUSÃO        

Referencias Bibliográficas        

Figura 1 Diagrama ER        

INTRODUÇÃO

  1. – PROJETO CONCEITUAL DO BANCO DE DADOS

O projeto conceitual do banco de dados foi elaborado com base no Modelo Entidade – Relacionamento (ER), este modelo foi criado por Peter Chen em 1976 e desde a sua criação até os dias de hoje, já sofreu muitas extensões e notações. Este modelo representa de forma abstrata a estrutura que possuirá o banco de dados, desta maneira o projeto possibilita a aplicação em qualquer tipo de banco de dados. Para a elaboração deste Projeto, foram seguidos os passos básicos conforme descritos na sequencia que segue.

1.2 LEVANTAMENTO DE REQUISITOS

O levantamento dos requisitos junto com a análise dos documentos é uma das partes fundamentais para um bom projeto de Software, é nesta etapa que saem as definições básicas para a elaboração dos projetos subsequentes que são, o Projeto Lógico e o Projeto Físico.

Requisitos de alta qualidade são claros, completos, sem ambiguidade, implementáveis, consistentes e testáveis. Os requisitos que não apresentem estas qualidades são problemáticos: eles devem ser revistos e renegociados com os clientes e usuários. (Engenharia de Software: fundamentos, métodos e padrões; Wilson de Pádua Paula Filho; Março de 2000)

Para a etapa de levantamento dos requisitos, tomamos como base a especificação solicitada pelo cliente(PIM V) referente ao funcionamento do Banco de Dados, conforme descrito abaixo:

“Criar um modelo de dados conceitual para armazenar as informações relacionadas à submissão do artigo, aos dados principais do artigo, aos dados dos autorese dos revisores, aos dados do fluxo de revisão para permitir a construção futura de uma aplicação do DEPP para consultar e controlar os artigos submetidos. Não é necessário armazenar o artigo no banco de dados”. (Manual PIM V, UNIP, 1/2016)

O ideal seria que tivéssemos a possibilidade de realizar entrevistas com os clientes para melhor identificação de suas necessidades, porém neste caso a avaliação foi feita somente em cima da documentação apresentada.

Na avaliação feita, o cliente necessita armazenar os dados principais do artigo que estarão contidos no formulário de submissão do mesmo, além dos dados dos autores, revisores e da revisão propriamente dita, como exemplo o status da revisão ou seja, se foi aprovada ou reprovada. Com base nestes requisitos elaboramos os dados a seguir, que irão compor o Projeto Conceitual de forma gráfica o DER.

  1. Dados principais do artigo: título, resumo, palavras chave.
  2. Dados dos Autores: Nome, E-mail, Vinculo Institucional.
  3. Dados dos Revisores: Nome, E-mail, Vinculo Institucional.
  4. Dados da Revisão: Data, hora, status da revisão, dados da revisão.

1.3 DIAGRAMA ENTIDADE RELACIONAMENTO

[pic 5]

Figura 1 DER

2.0 TESTE FUNCIONAL OU CAIXA PRETA

Com base nas especificações iniciais do sistema dado na URL http://sfaa.unipinterativa.edu.br/pdf/, será coletado as informações necessárias para a elaboração de dez casos de testes.Onde iremos executar embasados no conteúdo descrito na apostila,identificando e evidenciamos cada caso de teste a fim de termos ao termino deste documento,uma análise completa de cada situação citada, atestando para nosso cliente que o software faz o que é proposto e de forma correta.

Para iniciarmos, dois pontos são extremamente importantes, a especificação de requisito, e o protótipo de telas.

2.1 ESPECIFICAÇÕES DE REQUISITOS

Documento gerado em comum acordo com o cliente para identificar as especificações do sistema.

Trecho retirado do Manual PIM V

“O trabalho a ser desenvolvido consiste em testar um sistema pré-existente, denominado Sistema de Formatação de Artigos Acadêmicos, com o objetivo de verificar sua correção em relação ao comportamento esperado e criar uma base de dados para controle dessa revisão.

O cenário a considerar é que o Departamento de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (DEPP) de uma universidade contratou uma empresa para o desenvolvimento de um sistema para ajudar os autores na formatação de artigos acadêmicos para publicação em congressos e revistas científicas da universidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   docx (132.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com