TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO 2º SEMESTRE ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMS

Por:   •  20/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.973 Palavras (8 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 Aruitetura e Organização de Computadores        4

2.2 Rede e Sistemas Distribuídos        6

2.3 Projeto de Software        7

2.4 Segurança e Auditoria de Sistemas        9

3 CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta um estudo interdisciplinar acerca de assuntos relacionados à organização e arquitetura de computadores, a ampliação na área dos sistemas distribuídos e a internet das coisas dando margem para estudos e planejamentos de infraestrutura física e implantação de sistemas de redes, configuração de servidores e serviços assim como a programação de aplicação distribuída. Uma abordagem dinâmica demonstrando fundamentos da gestão de projetos normatizadas para o planejamento bem como compreender aspectos de medidas de segurança para prevenção a ataques.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

A UNIVAC foi o primeiro computador construído para uma aplicação comercial, usava válvulas a vácuo como componentes internos, núcleos magnéticos para prover memória e os dados eram armazenados em cartões perfurados. Gerações sucederam e os transistores entraram em ação juntamente com a linguagem assembly, posteriormente veio o microprocessador e os primeiros computadores pessoais, tudo estava apenas começando e as tecnologias avançaram, a internet revolucionou a vidas da sociedade mundial, a inteligência artificial fez com que computadores executassem tarefas que exigem as características humanas de inteligência, imaginação e intuição. Partindo de tais pressupostos nos deparamos atualmente com inúmeras opções tecnológicas para atender os mais diversos setores. Por ser um dos componentes mais importantes do PC, o processador também tem uma grande influência no preço total do computador. O mercado atual de tecnologias computacionais oferece alto desempenho em processadores desde a linha Intel Core i9 mais recente com dez núcleos com vinte threads aos da AMD Ryzen 9 3950X para montar um PC poderoso. Em meio à demanda de um restaurante, apresenta-se as seguintes linhas de abordagens, se o estabelecimento é um fast-food, se é um delivery ou um restaurante dependendo do tamanho do estabelecimento, tendo em mente estas variáveis será possível mensurar qual vai ser o modelo ideal para se aplicar.  

No modelo mínimo os equipamentos recomendados são um computador para o caixa, no mercado atual é possível adquirir um por uma faixa de (mil e trezentos reais) ou até mais caros já específicos para a função. Uma impressora térmica não fiscal em torno de (setecentos reais) e um acesso à internet; tendo os mais variados pacotes de operadoras disponíveis com as mais diversas qualidades, estimam-se no mínimo (cem reais) mensais, juntamente com o gerenciamento em nuvem pelo software desenvolvido pela nossa equipe de inteligência hospedado na nuvem fechando uma mensalidade de (cento e vinte reais), mensais, com possibilidade de alterações de valores de acordo a demanda.

Pensando em um modelo intermediário recomenda-se um computador para caixa (mil e trezentos reais), duas impressoras térmicas uma de rede para utilizar tanto na cozinha, quanto na copa e uma impressora térmica USB para utilizar no caixa somando no mínimo (mil e quatrocentos reais), um smartphone androide com 4.5 polegadas suficiente para fazer os pedidos, em torno de (mil e quinhentos reis), dois roteadores (quatrocentos reais) um para disponibilizar internet para os clientes e um pra entregar internet aos garçons. Esse modelo é recomendado caso o estabelecimento possua um fluxo maior de clientes. Soma-se a isso também a conexão com a internet (cem reais) mais o uso do nosso serviço de servidor e software inteligente (cento e cinquenta) pacote mínimo que pode ser alterado os valores de acordo a demanda. [pic 10]

Num modelo mais completo voltado a lanchonete, pizzarias, restaurantes e que possua um grande fluxo de clientes podemos utilizar dois computadores (dois mil e seiscentos reais), um pro caixa e para terminal de assistência no mínimo dois smartphones androide (três mil reais), três impressoras térmicas (dois mil e cem reais), uma para o caixa, uma para área de produção na cozinha e uma para a copa, dois roteadores (quatrocentos reais), conexão a internet (cem reais), servidor e software desenvolvido pela “CTC” (duzentos e cinquenta reais).

Com o nosso sistema implantado o restaurante poderá fazer controle utilizando comanda eletrônica, pedidos por smartphones ou tablets, agilidade no delivery tendo integração aos principais aplicativos de entrega como iFood, Uber eats, etc. A gestão será toda na nuvem a empresa estará sempre ao alcance esses são alguns dos serviços de software oferecidos.

  1. rEDE E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

O sistema distribuído apresenta uma série de vantagens ao ser aplicado, uma delas é a escalabilidade você pode "facilmente" crescer a capacidade de atendimento adicionando novos nós de execução, e isso faz atender demandas grandes no prazo estabelecido. Ao contrário do que as pessoas acham, não fica mais rápido. Você ter mais caminhões transportando uma carga não entrega a carga mais rapidamente, apenas entrega mais carga no mesmo prazo. A resiliência, pois se um nó tiver problemas os outros continuam operando e o sistema como um todo não para.

 “Um sistema distribuído é uma coleção de processadores que não compartilham memória e relógio. A definição anterior implica em hardware formado por máquinas autônomas e software fornecendo a abstração de uma única máquina”, (A. Silberschatz)

A principal motivação para construir e utilizar sistemas distribuídos é proveniente do desejo de compartilhar recursos. O termo “recurso” é bastante abstrato, mas caracteriza o conjunto de elementos que podem ser compartilhados de maneira útil em um sistema de computadores interligados em rede. Ele abrange desde componentes de hardware, como discos e impressoras, até entidades definidas pelo software, como arquivos, bancos de dados e objetos de dados de todos os tipos, conforme indica Coulouris et al. (2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (162.7 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com