TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO

Por:   •  6/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

...............................................................................................................................

NOME DO CURSO - MÓDULO

LEONARDO DE SOUSA BARROS - 236582017

PORTFÓLIO

...............................................................................................................................

Guarulhos

2019

LEONARDO DE SOUSA BARROS

PORTFÓLIO

Trabalho apresentado ao Curso Analise e Desenvolvimento de Sistemas  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Manutenção e Otimização de Banco de Dados.

Prof. Lúcio Luzetti Criado

Guarulhos

2019

[pic 2]

Atividade1

SQL LOADER, RMAN E DATABASE CONTROL INTRODUÇÃO

  Neste trabalho será falado sobre algumas das ferramentas da Oracle voltadas para a administração e manutenção de Banco de Dados: SQL Loader, RMAN e DataBase Control.

  A Oracle é conhecida justamente pelos seus softwares de grande capacidade e performance voltadas para o Banco de Dados entre outros serviços, com o passar do tempo esses softwares são cada vez mais aperfeiçoados trazendo mais opções e soluções para seus usuários, sejam empresas ou pessoas físicas, como alguns que iremos tratar nesse porfólio, o SQL Loader é responsável pela carga rápida de dados, o RMAN é utilizado com a finalidade de gerenciar a estrutura de backup do Banco de Dados e o DataBase Control permite monitorar o banco de dados auxiliando na administração dos dados de uma empresa.

  O gerenciamento e a administração do Banco de Dados são fundamentais para uma empresa, lá estão seus arquivos e informações importantes, em outras palavras seus patrimônios estão lá é necessário manter o Banco de Dados sob devido cuidado e organização de Backups.

SQL LOADER

  Iremos iniciar falando sobre o SQL LOADER, que possui a finalidade de ler dados de arquivos externos e carregar estes dados em tabelas em um banco de dados Oracle, porém sua vantagem é de efetuar essas cargas de dados de forma mais rápida.

  Para realizar essa carga, é necessário o uso dos parâmetros, arquivo de controle (é um arquivo texto com extensão .ctl, que deve conter informações como: caminho e nome do arquivo de dados, formato dos dados, detalhes da configuração e como manipular os dados) e arquivo de dados (é um arquivo com uma extensão qualquer (.csv, .dat, .txt entre outros) que pode conter registros nos formatos fixos, variável e de fluxo), a carga de dados pode gerar arquivos de log (arquivo que contém um resumo detalhado do processo de carga.

        Na imagem abaixo, podemos ver como esses arquivos se relacionam com o SQL Loader:

[pic 3]

O SQL Loader pode realizar algumas atividades como: Carregar dados em várias tabelas durante a mesma sessão de carga, carregar dados de vários arquivos durante a mesma sessão de carga, o usuário pode manipular os dados antes de carregar usando funções SQL, gerar valores de chave sequenciais únicos em colunas específicas, gerar relatórios de erro sofisticados, que auxiliam na elaboração de soluções de problemas.

 

RMAN

  O RMAN ou Recovery Manager é mais um dos aplicativos ofericidos pela Oracle, ele é responsáavel por gerenciar todos os backups através de repositórios ou catálogos.

  Esse software é ao mesmo tempo fácil e seguro na proteção dos backups, é possível realizar diversos tipos de backups como backup compleo, incremental e por backupset, além de recursos com flashback recovery , duplicate auxiliarty database, recovery block e tablespace (recuperação de umm ou mais objetos em uma base auxiliar até determinado período.

  Outra vantagem é que o RMAN oferece outras funcionalidades como uma consistência do backup para cada Banco de Dados, criação de scripts automatizados, pacotes e views especificos.

  Como citado anteriormente o RMAN utiliza repositórios e catálogos para armazenar configurações e informações de cada BD. O Respositório é responsável por armazenar todas as operações de backup e recover sobre um único banco de dados, ou target database, essas informações são armazenadas dentro do control file do banco de dados, que obtém informações como: Atual SCN do Banco de Dados, Archives, Modo de armazenamento, especificação das tablespaces, localização dos datafiles e etc. O Catálogo reúne todas as informações que um repositório, porém, as informações não se encontram dentro do control file, e sim, em um banco de dados, e o catálogo não armazena informações de um único BD.

  Tanto o catálogo como o repositório possuem vantagens e desvantagens das quais devem ser citadas, por isso deve se escolher qual a melhor opção dentre os dois para cada empresa/cliente, no repositório encontramos uma limitada capacidade de armazenamento de informações de backup devido sua informação ser armazenada de forma reciclada no control file, consequentemente na perca de um control file fica completamente impossível realizar qualquer tarefa de recuperação, outra informação é que no caso de possuir três bancos de dados a administração fica complicada devido as informações ficarem concentradas em cada control file, agora no caso do catálogo existem diferenças pois um punico catálogo pode gerenciar mais de 1 banco de dados na rede, faciliando a operação do RMAN e assim melhorando a administração, diferentemente do repositório seu armazenamento não é  no control file e sim no banco de dados Oracle, ele também possui a capacidade de armazenar scripts automaticos e esses scripts podem ser utilizado em outras plataformas, além de guardar as informações de personalização do RMAN para cada banco de dados.

  Ainda sobre o RMAN, resumidamente ele  oferece:

  • Oferece opções para efetuar backup do BD inteiro ou somente tablespaces e/ou datafiles.
  • Permite realizar backup de control files e archive logs;
  • Permite compactar backups;
  • Permite realizar backups incrementais;
  • Permite a execução de scripts para executar e combinar tarefas de backup ou recovery;
  • Permite recuperar o BD em um determinado estado anterior no tempo;
  • Permite recuperar somente os blocos de dados corrompidos, o que resulta em uma recuperação extremamente rápida;
  • Permite integração com software de mídia tape de terceiros para gravar os backups diretamente nos tapes (dispositivos de alta capacidade de armazenamento);
  • Armazenamento de informações sobre os backups em um repositório (catálogo de dados) no próprio BD Oracle;
  • Geração de relatórios e listas de informações sobre os backups efetuados (que constam no catálogo de dados).

DATA BASE CONTROL

  O Data Base Control, é responsável pelo controle do Banco de Dados, seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acessos, manipular e organizar os dados.

  Além disso é possível executar tarefas administrativas, como criar objetos de esquema (tabelas, visualizações e assim por diante), gerenciar o nível de acesso de casa usuário, gerenciar memória e armazenamento no Banco de Dados, realizar backup, exportar dados, com ele é possível visualizar informações de desempenho e status do seu banco de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com