TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARAÇÃO, PADRONIZAÇÃO E ANÁLISE VOLUMÉTRICA

Por:   •  9/5/2016  •  Abstract  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

ROBSON DOS SANTOS DE ARVELINO

PAULO HENRIQUE ESBER

FERNANDO BOIKO SALLES

PREPARAÇÃO, PADRONIZAÇÃO E ANÁLISE VOLUMÉTRICA

RELATORIO DE AULA PRÁTICA Nº 04

CURITIBA

2014

ROBSON DOS SANTOS DE ARVELINO

PAULO HENRIQUE ESBER

FERNANDO BOIKO SALLES

PREPARAÇÃO, PADRONIZAÇÃO E ANÁLISE VOLUMÉTRICA

    Relatório de aula prática nº04 apresentado disciplina de Química do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CURITIBA

2014

Sumário

  1. Introdução        Pág. 04
  2. Materiais e Metodologia
  3. Resultados e Discussões

Conclusão


  1. Introdução

O objetivo da pratica nº 4 era determinar a porcentagem de NaOH contido em uma quantidade pré-estabelecida de soda. Para isso, foi preparado uma solução de HCl 0,1 mol/L, também titular a solução  para obter a concentração real de HCl preparado e com isso titular a soda cáustica.

                    O processo de Titulação, também chamado de Volumetria, é usado para determinar a concentração de um reagente conhecido. O método consiste em reagir completamente um volume aferido de uma amostra com um determinado volume de um reagente de natureza e concentração conhecida. Quando a substancia de concentração desconhecida é um ácido usamos uma base de concentração conhecida para determinar a concentração do ácido e vice-versa.


2. Materiais e Métodologia

- 1 Bureta de 25 ml - frasco lavador

- 2 copos de béquer de 100 ml - suporte universal

- 1 funil de vidro haste curta - 1 garra para bureta

- 1 balão volumétrico de 250 ml - HCl concentrado (capela)

- 2 Erlenmayers de 250 ml - metil Orange

- 1 pipeta volumétrica de 10 ml - solução de Na2CO3 0,05mol/L        

- 1 pipeta volumétrica de 5 ml (MP) - solução de soda cáustica comercial

Para preparar a solução 0,1 mol/l do ácido clorídrico (HCl), foi preciso calcular o volume necessário do HCl concentrado para fazer a diluição. Em seguida, com a pipeta volumétrica, foram transferidos 10ml da solução de carbonato de sódio ( Na2CO3) 0,05 mol/l para cada um dos dois Erlenmayers, após a transferência a solução foi diluída com cerca de 80ml de água e acrescentadas de 2 a 3 gotas do indicador metil orange. utilizando de um funil foi carregado de HCL uma bureta 25ml até o nível do menisco.

Essas duas etapas acima são as preparações para titular o ácido clorídrico. Na titulação, foi adicionado, gota a gota, a solução de HCl diluído à solução de carbonato de sódio até a solução mudar de cor, essa mudança ocorre pois o indicador metil orange troca de cor ao se aproximar de um p.H menos ácido. Foram feitas duas titulações para comparar o volume de HCl necessário para mudar a cor do indicador. Depois da titulação foi calculado a concentração real do ácido.

Com a concentração do ácido, foi possível titular a soda cáustica comercial. Com a pipeta volumétrica, foi feita a transferência de 10ml de soda cáustica para o Erlenmeyer de 250ml, e em seguida, acrescentados 80ml de água e 2 a 3 gotas do indicador metil orange. Ao iniciar a titulação, foi acrescentado, gota a gota, a solução de HCl até que o momento da neutralização observada pela mudança da cor do indicador.


3. Resultados e Discussões

Experimento 01: No calculo do volume de HCl necessário para preparar 250ml, foi utilizado os dados contidos no rótulo , M2= 36,5g/mol; V=0,25L; m=0,1 mol/l, foi realizado o calcula do a massa (M1) necessária do HCl, para depois calcular o volume.

                                                                [pic 1][pic 2]

                    [pic 3][pic 4]

                                       [pic 5][pic 6]


Volume HCL concentrado:



[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

Experimento 02: para titular o ácido clorídrico (HCl) com o carbonato de sódio (Na2CO3), O ácido consumido do primeiro Erlenmeyer foi 11,2ml e do segundo 10,0ml, a media foi de 10,6ml, para fazer o calculo da concentração foi necessário a estequimetria da reação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com