TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DATA CENTER

Por:   •  18/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.188 Palavras (13 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 13

 EMPRESA RESPONSÁVEL:[pic 1][pic 2]

[pic 3]


[pic 4]

Sumário

Nenhuma entrada de sumário foi encontrada.

Prefácio

Modelo de projeto direcionado a implantação e otimização de ambiente, onde será visado a melhoria e condicionamento de sistemas e processamento de dados envolvendo toda a tecnologia da informação, destinada ao funcionamento e continuidade dos serviços de acordo com as normas e padrões exigidos.

Neste documento será relatada toda a infraestrutura contida no ambiente atual, fazendo-se uma varredura no que esta rodando e sendo utilizado atualmente, passando pela analise de ambiente, analise de negócio, levantamento de dados, levantamento de estrutura, orçamento de materiais, levantamento de garantias de cada setor, agendamento e data de implantação, compra de materiais e equipamentos mais garantia, formas e testes de funcionamento de equipamentos, inserção e verificação de padrões de implantação a ser seguidos, instalação e migração de dados e equipamentos, tipos de backups e suas formas, acompanhamentos e relatórios de monitoramento, plano de melhoria continuada, análise e plano de maturidade.

Serão seguidos neste documento padrões internacionais como ITIL, EIA\TIA, COMPTIA, PMI, TIER4.

Será levantado padrões elétricos e de refrigeração de ambiente, normas de conexões e sistemas integrados de rede, tudo dentro de um escopo gerado e gerido em planilha redigida em PROJECT onde a mesma será anexada a este documento.

ANÁLISE DE AMBIENTE

Ambiente com comercial que atua no ramo de alimentos com filiais em Recife, Natal e Maceió, onde sua matriz faz a distribuição e monitoramento de servidores e toda a parte de informática de suas filiais.

Onde sua estrutura atual esta com pendências e falta de organização, tendo em cada filial cerca de dezessete micros com um servidor de domínio, um file Server, um firewall, e aplicações de sistema e monitoramento sem licenças atuais.

Sistema elétrico fora do padrão, ocasionando mal funcionamento e danificação de dispositivos, tendo um alto índice de perca dos dispositivos e ocasionando custos por falta de garantia e gerenciamento da informação.

  1. ANÁLISE DE NEGÓCIO

Empresa de médio a grande porte, efetuando contato direto com fornecedores e troca de dados constantes, tendo um faturamento mensal acima de quinhentos mil reais, necessitando otimizar seu tempo de respostas a resultados, pretendendo o aumento de seu kNowhow em seu ramo de negócio em um total anual, acima de quarenta e cinco porcento de faturamento.

Sua expectativa pretende ampliação de depósito de distribuição e reorganização da informações em todos os seus ambientes de comunicação interna e externa. Sendo exercida de forma segura e garantindo a disponibilidade de sete dias por semana, vinte quatro horas por dia.

Visando disponibilidade para expansão de negócio e abertura de novas filiais em estados próximos.

  1. LEVANTAMENTO DE DADOS

A empresa com seu crescimento no momento esta movimentando mensalmente cerca de duzentos e cinquenta terabytes de informações, sendo gerados por pastas, documentos, softwares, aplicações e ferramentas utilizadas. Como complementos sendo necessárias suas atualizações e modificações.

Seu ambiente de comunicação atualmente esta trabalhando em baixa disponibilidade, sendo necessária inserção de novos links e diminuição do gargalo referente ao uso de rede em todo o ambiente. Havendo constantes travamentos e perca de informações em suas transações.

A troca de informações não é efetuada de forma síncrona e atual, levando várias horas para se obter algum tipo de levantamento geral de informações referente a determinado setor.

Sistemas e servidores utilizados atualmente, firewall e aplicações.

  1. LEVANTAMENTO DE INFRAESTRUTURA

Empresa do ramo comercial,com suas filiais seguindo o mesmo padrão de estrutura de sua matriz.

Padrões de energia defasados, quadros de rede e telefonia oxidados sem manutenção, causando a abertura de vários chamados de reparo. Micro computadores e servidores com garantias expiradas e precisando de atualizações. Microcomputadores precisando de reparos de dispositivos internos, racks, switchs, estabilizadores, nobreaks, modens e pachpanels com má refrigeração e sem redundância de energia nos locais.

Salas de servidores e computadores com má regularidade de segurança, exposto a ataques internos. Alto nível de vulnerabilidade do ambiente, havendo monitoração e rotinas de relatórios defasadas.

  1. Infraestrutura de rede atual

A – Cabeamento

Tipo CAT 5 10\100 Mbps , não identificados e sem documentação necessária a futuros reparos.

Cabos ultrapassando a barreira dos 100 mts perdendo qualidade e gerando alta taxa de troughput de rede, com perca de dados.

Eletrocalhas mau conservadas, caminhando ao lado de calhas elétricas gerando interferência magnética.

B- Switchs

Dois SWITCHS de  vinte e quatro portas, gerenciáveis hpn1920 – 24g

C- Patchpanel

Dois patch panels quarenta e oito portas fazendo a ligação SWITCH e PATCHPANELS.

D – Racks

Um Rack de quarenta Us comportando os Pachpanels e SWITCHS.

Um Rack de quarenta Us comportando três Servidores de rack maraca DELL PowerEdge R730xd,  12 x 3.5 6TB NL SAS HDD or SSD +4 x 3.5 6TB SAS + 2 x 2.5 1.8TB SAS HDD or SSD, cada um suportando até 99 terabytes de informação.

E- FIREWALL

Atualmente é usado o Fortinet FORTIGATE-60D 7PORT RJ45 INT 10/100/1000 PLUS 2PORT RJ45, firewall licenciado, com garantia em término, abrange a proteção de todos os domínios existentes no atual ambiente.não havendo suporte a problemas e futuras atualizações de versões.

F- Servidores atuais

  • Active Directory – Gerenciando os grupos e usuários atuais da empresa, efetuandoa integração com outros servidores e integração com o domínio, esta passando por sérios problemas ao monitorar sua floresta. Documentação e informações de atualizações desatualizadas, serviço de garantia de software vencendo sem novas análises de renovação.
  • DHCP – Gerencia serviço de distribuição de IPs em contato direto com o domínio, gerenciando as autenticações de usuário.
  • File Server – Gerenciando e monitorando pastas de acesso dos usuários, controle de permissões de cópia e alteração de arquivos. Este servidor esta atualmente com uma única forma de backup, diretamente no storage, onde um incidente grave pode levar a perda de dados permanentemente de todos os arquivos,
  • Aplicação e Banco de dados – Recebe todos os dados e roda toda a aplicação instalada nos demais computadores da empresa, havendo um auto nivel de importancia pois todos os sistemas dependem diretamente da comunicação com este servidor. Trabalhando diretamente com o banco de dados, exigindo muito trabalho dos dispositivos em sua atividade, devido ao crescimento da empresa e ao uso continuo de programas e serviços.

Incluir estilo de net

  1. INFRAESTRUTURA A SER IMPLANTADA

Área Física

  1. Cabeamento

Tipo de cabo - Cat6 100\1000Gbps TIA\EIA 568-B, trabalha com a taxa de 1gbps onde dois de seus pares trabalham como receptores (Rx) e outros dois pares trabalham com transmissores (Tx), cada par trançado  do Cat6 tem capacidade de taxa de 500mbps, ou seja, 500mbps x 2 para recepção e 500mbps x 2 para transmissão. Cabos serão distribuídos verticalmente e horizontalmente, utilizados para fazer a interconexão dos patchpanels para os switchs e BackBones Existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (627.3 Kb)   docx (325.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com