TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo sobre data center

Por:   •  28/4/2019  •  Monografia  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

Há pouco mais de 30 anos ouço falar a frase “Tempo e dinheiro”, pode disser claramente o quão contemporâneo é esse ditado, quando entramos em um banco e nos deparamos com a frase sistema fora do ar, quando entramos em uma repartição publica e o colaborador nos informa que está sem sistema, nos sentimos frustrados e impotentes.

A indisponibilidade dos sistemas vem causando uma perda grandiosa em todos os sentidos, com esse paradigma surge uma questão: Como mitigar a indisponibilidade dos sistemas? Estamos preparados para enfrentar essas situações?

Apresentaremos um estudo em que buscamos a resposta a esse paradigma, e assim oferecer um norte a ser traçado, estudando o cenário, os equipamentos e os sistemas atuais. Com isso apresentar no panorama do cenário.

1.1 Pesquisas Gerais

Nos primórdios da tecnologia, em que os computadores foram criados perto de rios e usinas elétricas, pois necessitávamos de refrigeração e muita energia, nos dias atuais depararam com o mesmo paradigma os enormes Data Center (DC) ou Centro de Processamentos de Dados (CPD), que consomem energia, precisam de disponibilização de espaço físico e suporte, além da subutilização dos equipamentos, pois existem vários servidores (Computador ou até mesmo Software, na qual é utilizado para disponibilizar serviços de Rede ao usuário final), de serviços cada um com sua aplicação e utilização. (COMSTOR 2013, WIKIPÉDIA)

“Data Center, ou Centro de Processamento de Dados, é um ambiente projetado para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, e sistemas de ativos de rede, como switches, roteadores, e outros. Por isso, é considerado o sistema nervoso das empresas.” (COMSTOR 2013)

Pequenas e Medias empresas ainda utilizam esse formato de serviço, tendo como base 01 (um) servidor para cada aplicação, por exigência dos fabricantes dos sistemas ou por não conhecimento dos administradores. Esse formato de utilização faz com que apenas uma parte do hardware (A formar física de um computador, desde o circuito de fios, placas, luzes e qualquer material físico para funcionar os sistemas. Adriano Padilha 207) seja plenamente utilizada ficando uma boa parte ociosa, em média os servidores utilizam de 5% a 15% da capacidade de processamento (VMWARE INC 2006).

No mercado global com bastantes exigências de crescimentos, as empresas buscam a modernização das etapas de trabalhos, otimizando o tempo através de ferramentas que interagem entre si, pois a diversidade de tecnologia cresce a cada dia, nesta pesquisa de campo falaremos sobre um seguimento em especifico o hospitalar, na qual mantem um sistema como base de trabalho e outros que interagem como os demais sistemas adjacentes (Silva 2019).

Para que possamos construir uma casa e necessário uma base solida e firme, na tecnologia também seguimos esse mesmo caminho, para manter um sistema solido, integro, precisamos de um base e nessa buscarmos encontrar a resposta a uma paradigma a indisponibilidade, na qual encontramos. Para essa resposta podemos falar sobre os pilares da segurança da Informação sendo a confidencialidade, integridade e a disponibilidade. A confidencialidade nos traz a segurança de que pessoas não autorizadas tenham acesso aos conteúdos. A integridade nos traz a certeza que o conteúdo esteja correto, integro no momento de uma consulta e não permitindo a violação dos mesmos. E por ultimo um dos pilares que exaltamos neste trabalho a disponibilidade, nele precisamos garantir que no momento da necessidade de uma informação a mesma esteja disponível. (Benetti 2015)

A não disponibilidade hoje é a uma das partes que mais preocupa as corporações, como podemos exemplificar o acontecido no sistema de saúde no Reino Unido, em que no dia 12 de Maio de 2017, parou todos os sistemas com a infestação de vírus conhecido como Ransomware WannaCry, que encontrou uma falha nos sistemas hospitalar na plataforma Windows, mesmo que a empresa Microsoft tendo disponibilizando o Patch de correção anteriormente. Umas grandes partes do seguimento não atualizaram e causaram a maior infestação de todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com