TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE REDES WIFI E CABO PARA CYBER

Por:   •  3/7/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.184 Palavras (17 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 17

 [pic 1]

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

CURSO TECNICO REDE DE COMPUTADORES

EVANILSON NASCIMENTO

JUDSON BRUNO

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE REDES WIFI E CABO PARA CYBER

TEFÉ AM

2018


EVANILSON NASCIMENTO

JUDSON BRUNO

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE REDES WIFI E CABO PARA CYBER

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso técnico em redes de computadores da instituição de ensino SENAC - serviço nacional de aprendizagem comercial, como requisito parcial para a obtenção do certificado técnico em redes de computadores.

Orientador: PROF. GOLDEMA

TEFÉ AM

2018


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVO GERAL        5

3.        JUSTIFICATIVA        5

4.        METODOLOGIA        6

        Roteador Wireless Dual Band TP-Link AC1350        8

Especificações técnicas,Tipo de dispositivo, Roteador sem fio - switch de 4 portas (integrado)        8

        multifuncional samsung laser mono sl-m2070        8

        Cabo Lan U/Utp Cat.5E - 24 Awg - 4 Pares - Capa Cmx - 305M Azul Claro        9

        Tomada Para Rede de Informática RJ45 CAT 5E 8Vias Modulare - 1141 – FAME        9

        Conector RJ45 Macho Pacote Com 1000 Unidades CAT5E        9

        Canaleta PVC Aberta 30x30mm 2m – HellermannTyton        9

        Rack Mini 19 16u X 550 Mm Para Parede Preta        9

        Patch Panel Cat5e T568a/b 24p Sohoplus        9

        Mesa Escrivaninha Econômica Com 2 Gavetas 1,00 X 0,58 Cinza        9

4.5 EQUIPAMENTOS PARA A REDE WIFI        13

4.6 INSTALANDO A PLACA DE REDE WIFI        13

4.7 ESCOLHENDO E INSTALANDO O SISTEMA OPERACIONAL        14

4.8 INSTALANDO O NEXCAFÉ        14

4.9 LINKS DE INTERNET PARA O CYBER        18

5        LEVANTAMENTO DE MATERIAIS        18

6        CONCLUSÃO        19

7        REFERÊNCIAS        20


  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto visa explanar o essencial para montar um cyber, onde será abordada o passo a passo de instalação dos equipamentos do cyber, instalação do sistema operacional utilizado, a proteção da rede wireless, instalação do software utilizado para fazer autenticação de usuário e senha de acesso à rede, primordial para o pleno funcionamento do cyber.

Será abordado ainda nesse trabalho a exposição da planta do projeto da implantação do cyber, da mesma forma a demonstração do desenho da rede e topologia utilizada na implantação da rede wireless, demonstrando todos os nós da rede e a forma física e logica empregada na implementação da mesma.

Tudo que se precisa fazer após montar uma rede wireless, como, Instalando e configurando o ponto de acesso da rede, segurança da rede wireless, mudar senha padrão do roteador wireless, habilitar e usar o tipo correto de criptografia. Utilização de um controle efetivo de acesso dos clientes foi preciso a instalação de um software entre os muitos existentes no mercado considerou-se o custo benefício e escolhe-se o Nexcafe, especialista em gerenciamento de lan house e cyber café, onde o mesmo cadastra cliente, define tarifas de acesso, fechamento de caixa, quantidades de impressão. O cliente pode imprimir de qualquer computador que estiver na rede, na saída soma tudo, horas consumidas e impressão.

                                                                


  1. OBJETIVO GERAL

Elaborar um projeto de rede cabeada e sem fio, no formato de um cyber, para oferecer serviços de internet aos clientes em geral.

 

  1. JUSTIFICATIVA

O modelo de cyber como negócio, surgiu na Coréia do Sul e chegou ao Brasil em 1998, impulsionado pelo crescimento dos jogos eletrônicos em rede e o acesso à internet. Viveu seu auge entre 2005 e 2008, quando o acesso à internet nestes locais era maior que através da internet doméstica. (SEBRAE, 2014). Visto que o crescimento da tecnologia vem avançando desde então, e a população acompanha esse crescimento, porem nem todos tem acesso de maneira domiciliar a implementação de um cyber facilitaria o acesso às pessoas de maneira direta com o valor agregado mais baixo. Pesquisas do governo estimam que 45% dos estudantes da rede pública do ensino fundamental fazem trabalhos e pesquisa em cybers espalhados pelo país. Fazer trabalhos escolares é um dos novos serviços que os jovens buscam. Isso reforça a importância de buscar tornar-se um canal de disseminação da educação. (SEBRAE, 2014)

Por fim, em um país com baixos índices educacionais como o Brasil, ações sociais de inclusão digital são muito bem-vindas.


  1. METODOLOGIA

O presente trabalho foi desenvolvido com base em uma planta baixa do projeto, onde foi desenhado e mapeado a parte física do cyber. Foi elaborada também uma planta da rede que mostra a o layout do cyber agregado com o Access Point (ou ponto de acesso) com o cisco, mostrando todos os cômodos e periféricos de rede. O cyber será constituído por apena uma estrutura, um pavimento com cobertura normal. Utilizando a planta do cyber, será dividida a área do mesmo em zonas de cobertura do sinal WIFI distribuído pelos dois ACCES POINTs que se encontra na estrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (640 Kb)   docx (381.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com