TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO E BANCO DE DADOS DE CADASTRO DE USUÁRIOS

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.786 Palavras (16 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 16

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO E BANCO DE DADOS DE CADASTRO DE USUÁRIOS

Polo Unip Indianópolis - SP


UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO E BANCO DE DADOS DE CADASTRO DE USUÁRIOS

Polo Unip Indianópolis - SP

RESUMO

Neste trabalho apresentarei o desenvolvimento e implementação de um sistema de informação e de um Banco de Dados para cadastramento de usuários do CIDI, Centro de Inclusão Digital do Idoso, que é uma parceria entre a Prefeitura de Riacho Doce e Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República. No desenvolvimento deste projeto utilizou-se conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Matemática Aplicada, Sistemas de Informação, Administração de Banco de Dados e Ética e Legislação Profissional.

Palavras chave: Sistema de Informação, Banco de Dados e Ética.


ABSTRACT

In this work I will present the development and implementation of an information system and a database for the registration of CIDI users, Center for Digital Inclusion of the Elderly, which is a partnership between the Riacho Doce City Hall and the Human Rights Secretariat of the Presidency of Republic. In the development of this project was used knowledge acquired in the disciplines of Applied Mathematics, Information Systems, Database Administration and Ethics and Professional Legislation.

Keywords: Information System, Database and Ethics.


Sumário

1. INTRODUÇÃO        5

2. CONHECENDO O CIDI        6

2.1 Instalações        6

2.2 profissionais do cidi        9

3. DESENVOLVIMENTO        10

3.1 OBJETIVO        10

3.2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO        10

3.3 PROJETO DE BANCO DE DADOS        11

3.4 CUSTO DO PROJETO        23

4. ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL        25

conclusão        27

REFERÊNCIAS        28


1. INTRODUÇÃO

A Cidade de Riacho Doce é uma das mais populosas cidades do Estado de São Paulo, com aproximadamente 500 mil habitantes, além de figurar entre as 10 cidades com maior PIB do Brasil. Com alto e crescente IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) percebido desde a última década, Riacho Doce foi beneficiada com o aumento exponencial do número de empresas instaladas na cidade, motivadas pelos baixíssimos valores de ISS (Imposto Sobre Serviços) cobrado pela Prefeitura. É perceptível também o crescimento da expectativa de vida em Riacho Doce, que segundo as últimas pesquisas do IBGE, em 2016, passou a ser de 78 anos, bem superior a expectativa de vida do País, que está na casa dos 75 anos. Este cenário indica um aumento da população idosa do município, exigindo da prefeitura ações que contemplem a qualidade de vida da pessoa idosa, bem como o atendimento dos seus direitos, por parte do poder público. Assim, a Prefeitura de Riacho Doce, em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, decidiu implementar um Centro de Inclusão Digital do Idoso (CIDI) na Cidade, a fim de possibilitar acesso às Tecnologias da Informação e à Internet para esta camada da população que só cresce ao longo de anos em Riacho Doce. Neste CIDI, os idosos poderão assistir palestras e cursos relacionados ao uso de ferramentas tecnológicas e acessar a internet. A ideia é que o idoso perceba que para participar do mundo digital não tem hora, idade ou lugar. e para que os idosos tenham acesso ao CIDI, foi necessário o desenvolvimento de um sistema de informação e um banco de dados para armazenar o cadastro destes usuários.


2. CONHECENDO O CIDI

CIDI – Centro de Inclusão Digital do Idoso da Cidade de Riacho Doce

2.1 Instalações

As instalações do CIDI consistirão em seis espaços:

  • Laboratório de Informática, destinado aos cursos de informática. Serão instalados 13 computadores, sendo um deles destinado ao instrutor e outros destinados aos cursistas. A maior parte dos cursos ministrados contemplarão o uso de planilhas eletrônicas, editores de texto, acesso à internet, dentre outras ferramentas. Estes cursos serão ministrados de segunda a sábado, sempre durante o dia. Quando não forem previstos cursos, estes computadores serão destinados ao acesso à internet pelos usuários do CIDI.

[pic 1]

  • Espaço de Palestras, destinado a formação do idoso sobre as tecnologias da informação e da comunicação. O espaço possui capacidade para 100 usuário e terá um computador ligado a um Datashow, visando facilitar o trabalho do palestrante.

[pic 2]

  • Laboratório de Acesso à Internet, destinado aos usuários que desejam acessar a internet por meio de desktops. Serão instalados 8 computadores destinados ao acesso à internet dos usuários. Os usuários poderão acessar durante uma hora e deverão fazer esta reserva assim que chegarem no CIDI. Neste espaço, haverá sempre um monitor responsável para auxiliar os idosos no uso do computador.

[pic 3]

  • Sala de Triagem e Cadastro, destinado ao cadastramento dos idosos atendidos pelo CIDI. Serão dois funcionários para fazer os cadastramentos, dois microcomputadores e uma impressora interligada em rede.

[pic 4]

  • Espaço de Convivência, destinado ao acesso a rede sem fio por meio de smartphone, onde os idosos poderão acessar a internet por meio do seu celular, conversar, fazer amizades e conviver. Haverá uma lanchonete, com mesas, cadeiras, poltronas, tudo bem confortável para que os idosos possam conviver e acessar a internet por meio de seus smartphones. Haverá sempre um monitor que ajudará os idosos no uso de seu smartphone.

[pic 5]

  • Administração do CIDI, destinado aos funcionários que trabalharão e administrarão o CIDI.

2.2 profissionais do cidi

  • 1 coordenador, responsável por administrar o CIDI;
  • 2 agentes administrativos, responsáveis pelo cadastramento dos usuários;
  • 4 monitores para auxiliar os idosos no uso das ferramentas tecnológicas;
  • 2 instrutores responsáveis por ministrar cursos;
  • 3 técnicos responsáveis pela manutenção da infraestrutura TI do CIDI.

Cada profissional terá o seu computador e acesso à rede. Na LAN do CIDI será implementada uma arquitetura cliente/servidor, utilizando o padrão ethernet, com switches e cabeamento em par trançado metálico (isto porque pela maior distância entre um computador o switch será sempre inferior a 90 metros). Esta LAN será interligada a WAN da Prefeitura de Riacho Doce, por meio de um link de dados provido por uma operadora de Telecomunicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (870.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com