TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA: Rede Sem Fio

Por:   •  18/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  1.882 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO DE PESQUISA

1 TEMA:

Segurança em redes sem fio

2 PROBLEMA DA PESQUISA

Que medidas podem ser tomadas pelos usuários para dificultar ataque e ameaças às rede sem fio?

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

  • Compreender as redes sem fio como sistemas que apresentam vulnerabilidades.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Analisar o funcionamento de uma rede sem fio;
  • Identificar as principais formas de ataque e ameaças às redes sem fio;
  • Identificar alternativas para melhorar a segurança de redes sem fio.

4 JUSTIFICATIVA

O estudo sobre segurança em redes sem fio é relevante, pois com a expansão e atualização das tecnologias ligadas a internet ocasionou maior popularização dos sistemas de rede sem fio, assim os usuários corporativos ou domésticos necessitam de uma navegação confiável com traços de dados seguras, por exemplo.

Outro ponto também a considerar é a falta de conhecimento mínimo do usuário sobre funcionamento, vulnerabilidades e tipos de ataque, ou como proteger as redes sem fio.

O estudo ainda possibilitara a discussão sobre conceitos fundamentais no âmbito das redes sem fio partido da sua origem, evolução, atualização falhas e possíveis alternativas para garantir melhor segurança dessas redes.

Os usuários das redes sem fio estão cada vez mais usando serviços da web no qual podem pagar contas, fazer compras, inscrever-se em concursos, postar informações e para isso em muitos casos precisam disponibilizar dados pessoais, fiscais, bancários para determinados cadastros. Assim, se a rede sem fio utilizada por este usuário não apresenta o mínimo de segurança este estará sujeito a ter prejuízos financeiros a partir do furto de senhas, por exemplo.

E por fim, a pesquisa poderá ser utilizada como referência para outros trabalhos que abordarão a questão da segurança em redes sem fio.

5 REVISÃO DE LITERATURA

O trabalho sobre a segurança em redes sem fio terá como base teórica a pesquisa de Gilson Marques da Silva realizada em 2005, na qual buscou abordar as definições e classificações de redes sem fio. Mostra realizar discussão sobre as fraquezas dos padrões IEEE 802.11, 802.1X e WPA e ainda surge alternativa para aperfeiçoamento da segurança destes padrões.

Silva e Freitas (2012) analisam formas de resolução usadas para melhorar a segurança de redes sem fio e destacam que a expansão das redes sem fio pelo mundo ocorreu devido a sua praticidade, dispensa de cabos, agilidade. No entanto as informações que navegam das estações para o roteador são seus suscetíveis a interceptações e podem ser traduzidas e usados por meios de ferramentas que tem baixo custo, portanto fáceis de aquisição.

Lucca (1995) na sua dissertação de mestrado apresenta alternativas de solução para problemas verificados em redes sem fio, tais como: Vulnerabilidades ameaças ao sistema. Este autor afirma que a confiança das redes de computadores configura elemento determinante para assegurar a máxima produtividade dos sistemas que fazem partes dessas instalações.

Barbosa (2008) em seu estudo sobre o acesso seguro a redes móveis 1p, destaque que a confiabilidade das informações que são transmitidas pelo ar e praticamente nula. Assim, a comunicação Wi-fi pode ser facilmente capturada por determinado receptor mal intencionado.

Gonçalves (2015) em um estudo sobre a vulnerabilidade de navegação em redes wireless públicas abordou as definições de rede wireless, os tipos de ataques mais relevantes a estas redes, bem como tratou sobre as tecnologias e ferramentas empregadas para assegurar a proteção na navegação destes sistemas.

Vilela (2010) em seu estudo sobre a segurança em redes sem fio: um estudo sobre o desenvolvimento de conjunto de dados para comparação de IDS ressalta que os mecanismos de proteção usados pelo padrão 802.11 não tem mostrado eficiência na prevenção a ameaças e ataques às redes sem fio.

Rufino (2011) aponta que fatores externos acarretam bem mais interferências em sistemas de redes sem fio comparados às redes tradicionais. Isso ocorre devido a inexistência de proteção no meio por onde dados são transferidos. As redes tradicionais apresentam cabos que associados outros materiais podem servir a proteção física de rede. Em contrapartida, as redes sem fio não contam com proteção física.

Marelli e Bellezi (2014) afirmam que devido a relevância das informações transmitidas numa rede sem fio a questão da segurança não deve ser desconsiderada, isso faz surgir a necessidade da compreensão maior da tecnologia pelo usuário. E sugerem ainda para melhorar a segurança do sistema de rede sem fio a criação e uso de “[...] senhas/chaves diferentes e longas, compostas por caracteres aleatórios (letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais) para acesso as configurações dos dispositivos e rede” (MORETTI E BELLEZI, 2014, p.32).

6 METODOLOGIA

Para realização do estudo será feita pesquisa bibliográfica como metodologia de investigação. De acordo com Lima e Mioto (2007) a pesquisa bibliográfica é um procedimento metodológico que se tem como possibilidade de busca de soluções para o problema de pesquisa.

Para a execução da pesquisa bibliográfica serão observadas algumas etapas. A investigação das soluções para o problema teve como fase prioritária a coleta da documentação para se conseguir duas ações interdependentes e complementares: levantamento da bibliografia e das informações contidas na bibliografia (LIMA e MIOTO, 2007). Neste momento, se dará a análise detalhada das informações presentes no material consultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com