TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  14/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 7

UNICID – UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

SISTEMA AUTOMATIZADO DE VENDAS DE INGRESSOS PARA CINEMA

MARCO ANTÔNIO ALVES

 RGM: 17845297

CARAGUATATUBA – SP

2017

Resumo

Para que uma empresa de cinema esteja sempre à frente no mercado, é necessário que esteja atualizada com as novidades e automação disponíveis. Isso resultará em uma significativa diminuição de processos operacionais, permitindo à empresa oferecer um atendimento de melhor qualidade na prestação de serviços aos seus clientes. Como consequência, haverá uma redução nos custos e aumento dos lucros.

Iremos apresentar os métodos de como deve funcionar a venda de ingressos com sistemas integrados automatizados nos cinemas.

Neste documento apresentamos três alternativas de vendas de ingressos: venda de ingressos no guichê, nos terminais automatizados instalados na portaria do cinema e vendas pela internet.

As vendas serão feitas através de um sistema integrado online que emitirá os ingressos identificados por código de barras.

No final, apresentamos também as figuras que demonstram graficamente como o fluxo de vendas ocorrerá na prática.

Sumário

Introdução ..................................................................................................................1

Justificativa .................................................................................................................1

Objetivo ......................................................................................................................1

Desenvolvimento ........................................................................................................2

Conclusão ..................................................................................................................7

Referências bibliográficas ..........................................................................................8


Introdução

No decorrer dos últimos anos a tecnologia vem se tornando algo essencial na vida dos consumidores. Coisas que antigamente eram feitas manualmente como pesquisa de preços de uma determinada mercadoria ou até mesmo a compra de um produto hoje podem ser realizadas através do próprio celular. Os consumidores têm buscado alternativas que tornam o processo de compra mais rápido e seguro.

Segundo pesquisas recentes, mais de 60% dos brasileiros entrevistados preferem fazer suas compras pela internet. Até mesmo nos momentos de lazer, os consumidores estão preferindo as compras de ingressos online, pela praticidade de não ter que enfrentar filas cansativas e poder escolher seus lugares de preferência.

Pensando nisso as empresas de cinemas estão investindo em ferramentas de tecnologia de ponta, tornando mais acessível as vendas de ingressos.

Justificativa

Tumulto na porta do cinema com grandes filas, onde muitas vezes o cliente chega a perder parte do filme pelo fato da demora na compra do ingresso e deslocamento até as acomodações nas arquibancadas, que por sua vez, acaba atrapalhando quem já está acomodado assistindo o filme. É um grande problema quando parte dos processos são manuais.

Objetivo

Diminuir o número de filas na porta do cinema, tornando a compra mais acessível aos clientes e melhorando o custo benefício.

Tornar a venda segura minimizando as possiblidades de fraudes nos ingressos, com maior controle na venda dos assentos e melhorar a organização no fluxo de pessoas nas entradas das salas, já que cada um sabe onde vai se sentar.

Integração dos meios de vendas utilizando banco de dados integrados.

Diminuição do fluxo de dinheiro em espécie na boca dos caixas da bilheteria.

Desenvolvimento

As vendas serão feitas utilizando três ferramentas distintas: venda no guichê, nos terminais automatizados e pela internet. As vendas ocorrerão de forma simultânea, controladas por um sistema de banco de dados (FirebirdSQL) onde estarão cadastrados todos os filmes em cartaz e informações sobre a programação, horários, salas, assentos do cinema e as opções de pagamentos.

Tanto no guichê quanto nos terminais eletrônicos automatizados e via internet, quando o cliente começar a fazer a compra e escolher o filme, o horário, a sala e os assentos, o sistema vai mudar o status do assento de disponível para reservado, para que quando o cliente concluir a compra não corra o risco de outro ter escolhido o mesmo assento e efetivar a compra na sua frente.

Caso não aconteça a efetivação da compra, o sistema vai tirar da reserva o assento, deixando-o disponível para novas compras.

O pagamento no guichê terá as opções de dinheiro e cartões (débito e crédito). Já nos terminais automatizados e via internet somente a opção de cartão - debito e credito - das respectivas bandeiras adotadas pela empresa de cinema.

Requisitos

Requisitos Funcionais

Figura 1[pic 1]

RF01 - Compra pelo terminal eletrônico automatizado

Utilizando as opções pré-cadastradas no banco de dados do sistema, o cliente escolherá o filme, o horário, se é um filme em 3D ou 2D, dublado ou legendado. Em seguida escolherá a combinação de fileira (letras) versus assento (números) com base nas opções disponíveis. Selecionará as opções: entrada inteira para adulto, ou meia entrada para crianças e estudantes. Logo em seguida escolherá a forma de pagamento (se é cartão debito ou credito).

Após concretizar o pagamento o sistema ira emitir o ingresso com código de barras e efetuará a baixa no sistema do assento escolhido.

RF02 - Compra de ingresso no guichê

O atendente vai selecionar o filme, o horário da sessão, se é 3D ou 2D, dublado ou legendado conforme escolha do cliente e irá mostrar ao mesmo quais arquibancadas e assentos estarão disponíveis. Definido o assento, o atendente deverá questionar o cliente se o ingresso será inteiro ou meia entrada. Em seguida, o atendente seleciona na tela a forma de pagamento informada pelo cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (557.6 Kb)   docx (586.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com