TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA ERP EM UMA EMPRESA AEREA

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.212 Palavras (13 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 13

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Muldisciplicar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA ERP EM UMA EMPRESA AEREA

UNIP INTERATIVA(POLO IESO OLINDA)

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Muldisciplicar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA ERP EM UMA EMPRESA AEREA

                                                     Adnalva Gil da Silva

Ra: 1544468

Curso: Tecnologia da Informação

Semestre: 1

RESUMO

Proposta de melhoria para empresas  com objetivo de planejar, implantar e acompanhar um Sistema de Infomações Integrado da forma mais adequada possível, visando um futuro estratégico para o seu negócio.

O artigo apresenta um estudo de caso desde a perspectiva de uma empresa que implanta soluções de SI. Para analisar os fatores foram utilizadas uma classificação baseada na abordagem de sistemas sociotécnicos e matrizes de relacionamentos entre fatores críticos de sucesso e critérios de sucesso.

Diante de um cenário altamente competitivo, observou se a necessidade de um sistema totalmente integrado continuando assim, a manter o nível padrão de eficiência operacional que esta empresa prima, atendendo assim a gestão do relacionamento com o cliente de forma qualitativa.

Visando ainda um melhor entendimento sobra a realidade da empresa, observou-se o fluxo operacional da mesma, e com isto entender as necessidades, além de se ter um ponto de partida para a modelagem do sistema a ser proposta.

 Também buscou-se identificar formas de avaliar o sistema mais adequado para a realidade da empresa, uma vez que precisamos eliminar inúmeras redundâncias, mantendo a empresa inserida no cenário competitivo com um grande diferencial no mercado.

 

Palavras Chave: Sistema de Informações, Integrado

ABSTRACT

Proposed improvement to companysnhas in order to plan, implement and monitor an Integrated System infomações the most appropriate manner possible, aiming at a strategic future for your business.

The article presents a case study from the perspective of a company that deploys SI solutions. To analyze the factors we used a classification based on the approach of socio-technical systems and arrays of relations between critical success factors.

Faced with a highly competitive environment, the company's board, noted the need for a fully integrated system continuing thus to maintain the level of operational efficiency standard that this company materials, thus meeting the relationship management with qualitatively client.s.

In order still remains a better understanding of the business reality, there was the operational flow thereof, and thereby understand the needs in addition to having a starting point for modeling the system to be proposed.

 It also sought to identify ways to assess the system best suited to the reality of the company, since we need to eliminate many redundancies, keeping the company inserted in the competitive landscape with a large gap in the market.

 

Key-words: Information System, Integrated

SUMÁRIO

1. Resumo

2. Abstract

3. Introdução

4. Capitulo 1

5.

INTRODUÇÃO

No atual cenário empresarial mundial, as empresas buscam cada vez mais aumentar a sua competitividade, seja pela redução de custos, pela melhoria do produto, agregando mais valor ao produto e se diferenciando da concorrência ou se especializando em algum segmento ou nicho de mercado. A competição tem escalas globais, acontecimentos em países distantes podem trazer conseqüências instantâneas para a indústria local.

Os sistemas de informação estão em evolução contínua desde que os processos produtivos e a cadeia produtiva começaram a despertar o interesse da alta administração. Em pouco tempo, houve uma evolução que consistiu no surgimento do MRP - Material Requirements Planning, passando pelo MRPII - Manufacturing Resources Planning e chegando ao Enterprise Resource Planning - ERP (STAIR, 1999).

A introdução de um ERP em uma empresa tem um impacto enorme em todas as operações que são realizadas diariamente em suas instalações. Os sistemas ERP são atraentes porque unificam a informação, pois surgiram com a promessa de resolver problemas de integração, disponibilidade e confiabilidade de informações ao incorporar em um único sistema as funcionalidades que suportam diversos processos de negócios em uma empresa (OLIVEIRA & RAMOS, 2002).

Muitas empresas estão optando pelos pacotes ERP (Enterprise Resource Planning) devido a vários motivos, tais como: frustrações com sistemas incompatíveis, departamentos de tecnologia de informação desabilitados a prover integrações entre estes sistemas e outros que influenciam diretamente na obtenção de maior competitividade.

Além disso, algumas empresas têm, com sucesso, utilizado a implementação de sistemas ERP como uma ferramenta de apoio ao Processo de Reengenharia de Negócio (Business Process Reengineering - BPR) aplicado à Manufatura (KOCH, 2001).

Nesta linha, Koch (2001), apresenta algumas experiências de implementações conjuntas de BPR e ERP que têm levado a diferentes níveis de integração nas empresas em que isso foi desenvolvido; o autor finaliza afirmando que permanece como um desafio, e tarefa relevante, o entendimento de como fazer adequadamente o BPR com o uso de softwares de ERP.

De acordo com Davenport (1998) apud Nah et al. (2001), as dificuldades e a ocorrência de alta taxa de falha na implementação de sistemas ERP têm sido amplamente citadas na literatura, mas a publicação de resultados de pesquisas sobre os fatores críticos de sucesso nestas implementações tem sido rara e fragmentada.

Um importante trabalho com esta preocupação foi desenvolvido por Nah et al. (2001), que, a partir de uma ampla revisão bibliográfica, apresentam 11 fatores críticos de sucesso - CSF (Critical Success Factors), caracterizam estes fatores com respeito a um modelo de ciclo de vida de sistemas ERP (MARKUS e TANIS 2000)apud NAH et al. (2001) e discute a importância destes fatores na implementação de um ERP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (259 Kb)   docx (105 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com