TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parâmetros e Funções na Linguagem C

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.387 Palavras (10 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

Com essas atividades iremos utilizar algumas funções ao programar na linguagem C. explicaremos como utilizá-las adequadamente e veremos alguns exemplos para melhor entendê-los. Iremos estudas os conceitos de funções, passagem de parâmetro por valor e passagem de parâmetro por referência entre outras coisas.

2. ETAPA 1

2.1 PASSO1 CONTEITOS / FUNÇÕES

Funções são um conjunto de instruções desenhadas para executar uma determinada tarefa é agrupada numa unidade com um nome de referência. As funções permitem que os programadores trabalhem sobre o que outros programadores já fizeram ao invés de partir do zero, as funções dividem grandes ou pequenas tarefas na computação.

Uma das principais razões para usar as funções é que ela permite que os programadores utilizem em seus programas.

As funções apropriadas frequentemente escondem detalhes de operação de partes do programa que não necessitam conhecê-las, e facilitando diversas mudanças. Um exemplo é o uso da função printf() que é utilizada sem conhecer detalhes de sua programação.A utilização da função evita que o programador tenha que escrever o mesmo código várias vezes.

Um exemplo, caso um parágrafo de um programa calcule o quadrado de um numero, se em algum momento o programador precise calcular o quadrado do número novamente, devera escrever o parágrafo novamente, ao contrário disso o programador pode saltar para uma seção do código que calcula o quadrado do número e voltar a mesma posição. Trabalhando dessa forma com uma seção simples do código que pode ser usada repetidas vezes.

Qualquer sequência de instruções que apareça mais de uma vez no programa é uma forte candidata a ser uma função.

A função sendo agregada ao programa pode ser executada inúmeras vezes no desenvolvimento do programa. Usando as funções o tamanho do programa diminui é reduzido.

A grande vantagem da linguagem estruturada é de dividir o programa em funções.

2.2 CHAMANDO UMA FUNÇÃO

Quando se é necessário chamar uma função, podemos comparar a contratação de uma pessoa para a execução de um trabalho especifico. Seu trabalho pode ser simples e outras vezes obvio, mas muito complexas.

Nesse caso solicitamos que programa desvie o controle e passe a executar as instruções da função é que ao termino do mesmo, volte para a posição seguinte ao qual chamamos.

Exemplo de algumas funções:

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

main()

{

int N ,T;

printf("Digite um numero: " );

scanf("%d" ,&N);

T=N+N;

printf("A soma do numero com ele mesmo e: %d. \n" ,T);

system ("pause");

return 0;

}

Varias funções como printf(), scanf() e system ,são desenvolvidas por programadores e fornecidas ao sistema. Outras funções podem ser escritas por nos mesmos. A sintaxe da instrução de chamada a uma função e a mesma tanto para funções escritas por outros programadores como para que escrevemos.

2.3 FUNÇÕES SIMPLES

Um programa pode ter diversas funções, uma delas quase sempre presente e a função main(). A execução do programa sempre começa com main(), e quando o controle do programa encontra uma instrução que inclui o nome da função, a mesma e chamada.

Vamos tomar como exemplo o programa abaixo que pede ao usuário dois números e os apresenta nas quatro operações básicas.

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

Intmain()

{

float N1 ,N2 ,T1 ,T2 ,T3 ,T4;

printf("\n Digite um numero: ");

scanf("%f" ,N1);

printf("\n Digite outro numero: ");

scanf("%f" ,N2);

T=N1+N2

T=N1-N2

T=N1*N2

T=N1/N2

printf("\n A soma dos n úmeros e: " ,T1);

printf("\n A subtração dos números e: " ,T2);

printf("\n A multiplicação dos números e: " ,T3);

printf("\n A divisão dos números e: " ,T4);

system ("pause");

return 0;

}

Vendo o programa acima percebemos, a estrutura de uma função C, e semelhante a da função main(). A diferença e que main() tem um nome especial o int antes do main(). Os componentes necessários para colocar uma função a um determinado programa são: o protótipo da função, a chamada à função e a definição da mesma.

2.4 PARÂMETROS DE UMA FUNÇÃO

As variáveis que receberão as informações enviadas a uma função são conhecidas como parâmetro. A função declara essas variáveis entre parênteses, no cabeçalho de sua definição ou antes das chaves que marcam o início do corpo de função. Os parâmetros podem ser utilizados livremente no corpo de função. Float e um exemplo de parâmetro conforme foi utilizado no programa acima.

Intmain()

{

float N1 ,N2 ,T1 ,T2 ,T3 ,T4;

printf("Digite um numero: ");

Existem outros parâmetros como por exemplo o double, int e o char, porem o char é utilizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com