TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre Os Impactos Da Covid-19 Nos Fatores Motivacionais E Higiênicos De Herzberg Na Grande Vitória

Por:   •  22/3/2023  •  Bibliografia  •  4.161 Palavras (17 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 17

 

PESQUISA SOBRE OS IMPACTOS DA COVID-19 NOS FATORES MOTIVACIONAIS E HIGIÊNICOS DE HERZBERG NA GRANDE VITÓRIA

Research on the impacts of COVID-19 on Herzberg’s motivational and hygienic factors in Greater Vitória

 

Lucas Barcelos Rodrigues

Graduando

Engenharia de Produção

lucasbarcelos@ucl.br

Lais Moreira de Sousa

Graduando

Engenharia de Produção

laismoreira@ucl.br

Fabiola Loyola Provedel Toscano

Orientador

Faculdade UCL

fabiolaloyola@ucl.br

 

RESUMO

Objetivo: Analisar e entender como a pandemia da COVID-19 afetou os fatores motivacionais e higiênicos na Grande Vitória.

Método: Foi utilizado método de pesquisa exploratória, com uso de formulário, com abordagem qualitativa, sendo respostas de pessoas que trabalham no estado do Espírito Santo na Grande Vitória em indústrias, comércios e como prestadores de serviços.

Resultado: Foi criado um banco de dados com as informações dos participantes (mantendo as informações pessoais em sigilo de acordo com LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) onde foi possível perceber uma alteração nos fatores motivacionais dos colaboradores nas empresas durante a pandemia. Uma fração considerável dos participantes optaram pela segurança em seu local de trabalho em relação à disseminação do vírus e a fatores motivacionais, foi considerado estabilidade, desafios e reconhecimento no trabalho.

Conclusão: O objetivo deste trabalho foi atingido com sucesso, visto que foi comprovada uma mudança nos fatores que motivam os colaboradores durante o período da pandemia. A motivação do colaborador é essencial para uma melhor produtividade e qualidade do serviço prestado, assim gerando satisfação pessoal do indivíduo, maior competitividade da empresa no mercado sem a necessidade de investimentos de grande porte.

Palavras-Chave: Motivacionais, Higiênicos, Pesquisa Científica. Publicação.


ABSTRACT

Objective: Analyze and understand how the pandemic of COVID-19 affected the motivational and hygienic factors in Great Vitória.

Method: Was utilized an exploratory research method, with use of forms, with a quantitative approach, with replies from people that work in Great Vitória – Espírito Santo region in industries, commerce and as service contractors.

Result: Was created a databank with the participant’s information (keeping the personal information in secrecy in accordance with LGPD – Personal Data Protection Law) where was possible to perceive an alteration in the collaborators’ motivational factors in the companies during the pandemic.

A considerable fraction of the participants chose security in their workplace in relation to the virus dissemination and to motivational factors, stability, challenges and work recognition were considered.

Conclusion: The objective of this essay was met with success, seen as a change in the factors that motivate the collaborators during the pandemic period was proven.  The collaborator’s motivation is essential for a better productivity and quality of the service rendered, thus producing personal satisfaction in the individual, better competitiveness of the company in the market without the necessity in large scale investments.

Key-Words: Motivational, Hygienic, Scientific Research, Publication. 


  1. INTRODUÇÃO

A população está passando por um período histórico de pandemia mundial. Diante da situação, com o início de um novo vírus na China no fim de 2019, empresas de todos os países se adequaram para não perder seus funcionários e manter a produção.

O presente trabalho refere-se a uma pesquisa exploratória referente aos impactos da COVID-19 nos fatores motivacionais e higiênicos de Herzberg na Grande Vitória. Trata-se de uma amostragem por conveniência que foi questionada a faixa etária da idade e escolaridades, se realmente residem na Grande Vitória para uma análise mais precisa dos dados. Foi questionado também qual dos seguimentos de trabalho que a pessoa melhor se identifica (área da indústria, comércio ou prestação de serviços). Com isso foi questionado se durante a pandemia a rotina de trabalho mudou para Home Office; se na pandemia a empresa onde trabalha adotou medidas de precaução contra a proliferação da COVID-19; se houve mudanças dentro da empresa referente a supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa e se essas mudanças geraram resultados positivos.

Nesse período de pandemia, a prioridade de todos é voltada a sua segurança pessoal, logo é questionado ao respondente se o mesmo se sentiu mais motivado durante o trabalho sabendo que a empresa adotou medidas de prevenção a COVID-19 e por fim é informado cinco condições, para que a pessoa escolha três, em relação aos fatores motivacionais e higiênicos de Herzberg, citando os seguintes: desafios, estabilidades, promoção/reconhecimento no trabalho, salário e Condições para exercer o trabalho com segurança em relação a COVID-19. Para isso este trabalho responde a seguinte pergunta: qual dos fatores motivacionais e higiênicos de Herzberg melhoraram o desempenho no trabalho durante a pandemia?

  1. metodologia

Este estudo de caso caracteriza-se uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa, com apoio em técnicas de coleta de dados. A abordagem qualitativa busca compreender dados descritivos. De acordo com Neves (1996, p. 01) “Nas pesquisas qualitativas, é frequente que o pesquisador procure entender os fenômenos, segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada, e partir, daí situe sua interpretação dos fenômenos estudados”. De natureza exploratória por expor análises e interpretações da leitura de livros aplicado ao conteúdo explorado com perguntas aos participantes. A pesquisa foi caracterizada como básica, com dados úteis e atuais para análises referentes aos fatores de Herzberg, com objetivos de analisar a compreensão humana no ambiente de trabalho durante a pandemia do COVID-19.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com