TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim 1 Importancia do ensino da informática

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.147 Palavras (17 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 17

UNIP INTERATIVA

Projeto integrado multidisciplinar

Cursos superiores de tecnologia

ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA INFORMÁTICA E SUSTENTABILIDADE

2015

UNIP INTERATIVA

Projeto integrado multidisciplinar

Cursos superiores de tecnologia

ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA INFORMÁTICA E SUSTENTABILIDADE

   

2015

RESUMO

A informática está presente em todos os setores do mundo moderno, as crianças já nascem convivendo com essa tecnologia. O ensino dessa ciência para crianças se torna quase tão importante quanto a alfabetização, sendo indispensável para formar uma sociedade preparada para garantir o desenvolvimento do país. Também é necessário conscientizar as novas gerações do respeito para com o meio ambiente, garantindo um planeta saudável para as futuras gerações e a sustentabilidade do desenvolvimento. No uso de computadores e outros meios informatizados, é necessário haver o a existência de um programa que gerencia todas as funções do equipamento, que é o Sistema Operacional. Existem muitos desses Sistemas disponíveis no mercado, dentre os mais conhecidos estão o Windows (que é o mais usado), o Linux (que para muitas pessoas é o mais recomendável, por ser menos vulnerável a softwares maliciosos, como vírus, vermes, dentre outras pragas virtuais, além de ser mais barato por ser um Sistema de código-fonte aberto) e o Android (que ainda é mais usado em celulares e tablets). Tendo em vista que o ensino da informática ser quase como uma alfabetização, a colaboração da sociedade nessa missão de inclusão digital é muito útil, e, um meio dela poder fazer isso é se organizando, criando grupos estruturados, como, por exemplo, uma ONG.

Palavras – Chave: Tecnologia – Sustentabilidade – Sistemas Operacionais – Organização.

ABSTRACT

The information is present in all sectors of the modern world, children are born living with this technology. The teaching of science to children becomes almost as important as literacy. Indispensable to form a society prepared to ensure the country's development. You also need to educate new generations of respect for the environment, ensuring a healthy planet for future generations and the sustainability of development. The use of computers and other computerized means, you must have the existence of a program that manages all functions of the machine, which is the operating system. There are many such systems available in the market, among the best known are Windows (which is the most used), Linux (which for many people is the most recommended because it is less vulnerable to malicious software such as viruses, worms, among other virtual pests, as well as being cheaper because it is an open-source system) and Android (which is further used in mobile phones and tablets). Considering that computer education be almost like literacy, the cooperation of society that digital inclusion mission is very helpful, and a way it can do that is organizing, creating structured groups, for example, an NGO .

Key - Words: Technology - Sustainability - Operating Systems - Organization.

        SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------ 6

2 – A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE INFORMÁTICA PARA CRIANÇAS ------------ 7

3 – A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE --------------------------------------------------- 8

4 – A IMPORTÂNCIA DA COLABORAÇÃO SOCIAL --------------------------------------- 9

5 – ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS OPERACIONAIS ------------------- 11

6 – CONCLUSÃO -------------------------------------------------------------------------------------16

7 – REFERÊNCIAS ---------------------------------------------------------------------------------- 17


1 – INTRODUÇÃO

        Nos dias atuais, o advento da informática gerou uma grande modificação na estrutura social, para os teóricos, estamos na terceira fase da revolução industrial, melhor denominada revolução tecnocientífica. O uso de equipamentos eletrônicos por crianças se tornou algo comum, elas já nascem em contato com essas tecnologias, convivendo desde cedo com a era digital. No Brasil, sendo um país ainda em desenvolvimento, muitas pessoas não foram englobados por esse processo de transformação tecnológica que o mundo passa de maneira acelerada. A inclusão digital de crianças em muito ajuda a melhorar esse quadro, pois o conhecimento, ao menos básico, da informática, se torna quase tão importante quanto saber ler e escrever, entretanto muitas vezes só o Estado sozinho não consegue realizar esse papel. Nesse momento, a colaboração da sociedade, principalmente através de pessoas reunidas de maneira organizada, como sociedades civis, organizações não governamentais, tenta um pouco suprir esse papel que o poder público não consegue cumprir totalmente. As organizações não governamentais vêm, nos últimos vinte anos, tentando realizar esse papel de colaboração com a sociedade como um todo, e, muitas vezes, faz até parcerias com o próprio Estado para atingir objetivos de interesse público.

        A grande difusão de informação através do universo digital pode ter alguns inconvenientes, mas, em muitos casos, pode ser útil como meio de rápida conscientização da sociedade acerca de questões de interesse geral, como, por exemplo, na questão do meio ambiente. A consciência ambiental deve fazer parte dos meios modernos de educação infantil, e também deve ser divulgada através de meios de comunicação social.

        O uso de equipamentos informatizados, geralmente, é possível graças a um sistema operacional, o qual funciona verdadeiramente como a “alma” do equipamento, dando utilidade prática e possibilitando o uso dos recursos do mesmo. Sem o Sistema Operacional, por mais simples que esse seja, qualquer equipamento informatizado se torna como um objeto sem função real. Dentre esses sistemas, muitas opções vêm sendo desenvolvidas ao longo da história digital, dentre eles podemos citar o Linux/Unix (com suas várias versões), Solaris, Windows, Mac OS, dentre outros. Cada um desses Sistemas possui suas vantagens e desvantagens, o que leva a ter que realizar um estudo para ver em cada situação qual seria o melhor Sistema cabível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (319.9 Kb)   docx (60.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com