TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim I tecnologia da informação

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.546 Palavras (15 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

SEPI- SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

ERISSON RODRIGUES GARCIA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

ASSISTÊNCIA TÉCNICA GARCIA-PIM

MANAUS

2015

[pic 2][pic 3]

ERISSON RODRIGUES GARCIA[pic 4]

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR-PIM I

ASSISTÊNCIA TÉCNICA GARCIA - PIM

MANAUS

2015[pic 5]

RESUMO[pic 6]

A proposta deste projeto integrado multidisciplinar (PIM I) consiste no estudo da Assistência Técnica Garcia”, uma micro empresa localizada no Bairro da Cidade Nova 5, Manaus-AM. Neste contexto foram elaborados três tópicos: 1°Sistema Operacional (fatos relevantes da organização, natureza e ramo de atuação, porte da empresa, número de funcionários, produtos e serviços oferecidos, principais clientes, fornecedores e concorrentes, organograma e etc.); 2°Recursos matérias e patrimoniais (ativo e passivo da empresa, administração de materiais, planejamento e controle de estoque, processo logístico e custos de estoque); 3°Técnicas de informática (Sistema de informações organizacional e técnicas de informática e utilização do pacote Office). Cada tópico equivale a uma disciplina da Tecnologia da Informação, agregando teoria e prática, a fim de desenvolver no aluno os conhecimentos adquiridos na academia.

Palavras chaves: Gestão, Fundamentos da Administração, micro empresa, alimentação.

[pic 7]

SUMÁRIO[pic 8]

1 – INTRODUÇÃO.....................................................................................................04

2 – FUNDAMENTOS DE ADMINITRAÇÃO..............................................................05

3 – RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS        07

4 – TÉCNICAS DE INFORMÁTICA        09

5 - CONCLUSÃO        10

6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS         11

[pic 9]

INTRODUÇÃO[pic 10]

O referido trabalho tem por objetivo desenvolver um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM I), tendo como exemplo a empresa Churrascaria Bom Gosto, avaliando atual situação da empresa, analisando as suas estratégias organizacionais, verificando se estão bem aplicadas e divulgadas entre as partes envolvidas com o negócio.

A metodologia utilizada para alcançar o objetivo proposto foi  um estudo de caso na empresa em questão, aplicando os conhecimentos adquiridos nas seguintes disciplinas: Fundamentos de Administração, Recursos Materias e Patrimoniais e Técnicas de Informática, nas quais fazem parte da grade do curso de Gestão em Recursos Humanos.

1-FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

A empresa Churrascaria Tempero Caseiro – ME, fundada em Abril de 2006, com endereço comercial, no Bairro da Paz, na Rua das Acácias nº 40-A, na cidade de Manaus-AM, é uma empresa familiar, tendo como proprietário Francisca Viana (proprietária e chef). Com um capital de 20.000,00 (vinte mil Reais). Em 2011 o restaurante passou a ser Administrado pelo filho Francisco Maikon de A. Araújo, formado em Administração, no qual possuiu o papel de Gerente, atuando no planejamento, organização, direção e controle, relacionando-se à Teoria Clássica da Administração. O ramo de atuação é: Alimentação (serviço): Restaurante, tipo: Churrascaria.

segundo  SEBRAE (2014), e de acordo também com o  IBGE que utiliza-se o critério de classificação do porte das empresas com bases no numero de empregados, para fins bancários, ações de tecnologia, exportação e outros.

Indústria:

Micro: com até 19 empregados

Pequena: de 20 a 99 empregados

Média: 100 a 499 empregados

Grande: mais de 100 empregados

Comércio e Serviço:

Micro: até 9 empregados

Pequena: de 10 a 49

Média: de 50 a 99 empregados

Grande: mais de 100 empregados

De acordo com este critério, a empresa se classifica como Micro empresa. Não há filiais. A churrascaria conta com nove (09) funcionários.  Os principais produtos oferecidos são: alimentos tanto entrega em domicilio, quanto no próprio local, oferecendo Churrascos e guarnições, bebidas e sobremesas.

Os principais fornecedores são: Mercantil Nova Era que fornece frango, lingüiça, estivas em geral. Quanto ao Carrefour este fornece a empresa, frutas, verduras e legumes, o Frigorífico Vitelo e Casa de Carne Suzane fornecem todas as carnes utilizadas pela empresa.

Principais clientes: moradores do Bairro da Paz e adjacências. O cliente alvo é a empresa de ônibus Cidade de Manaus, que possui um contrato de fornecimento diário de alimentos.

Principais concorrentes: Churrascaria Recanto Maranhence, localizado no mesmo bairro, oferece churrascos e pratos da culinária típica do estado do Maranhão; Também há a Churrascaria da Nady, localizado na mesma rua da churrascaria Tempero Caseiro, trabalha apenas com churrascos para entregas em domicílio.

Organograma:[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Análisando as práticas atuais da Administração da empresa, destacam-se:

A Liderança: os estilos de liderança adotados na empresa são: autocrático (moderado) e democrático, porém com a descentralização das responsabilidades por parte da proprietária, que cabe ao gerente desenvolver. Isso é favorável à churrascaria, pois assim afirma Kotler (2003): “para transforma-se em um líder, é preciso concentra-se, sobretudo, nas pessoas, na busca de oportunidades, no desenvolvimento da visão e no estabelecimento de objetivos”.

A Sociedade: ainda não há nenhum projeto socio-ambiental na organização, porém já garante uma forma de geração de emprego e renda aos moradores do bairro.

Os Processos: os alimentos são produzidos com produtos frescos, de boa qualidade, sempre obedecendo aos prazos de validade, boas práticas de higiêne (com o registro na ANVISA).

Os Projetos: os projetos para o futuro da empresa são de ampliação e contratação de mais funcionários do bairro e campanhas solidárias.


  1. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS[pic 14]

As pesquisas sobre a organização e procedimentos dos recursos materias, patrimoniais, humanos, financeiros e tecnológicos utilizados pela organização estão demosntrados no quadro abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (218.7 Kb)   docx (48.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com