TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim cafeteria sabor e essência

Por:   •  11/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.519 Palavras (27 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 27

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO DE REDE PARA AS UNIDADES DE UMA CAFETERIA

Alphaville

2018

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO DE REDE PARA AS UNIDADES DE UMA CAFETERIA

Nome: André Antônio C. V. Cabral

RA: 1888082

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Semestre: Segundo

Alphaville

2018

Resumo

        Em 1993 nasceu na cidade de São Paulo a Essência e Sabor Café, uma cafeteria; seu início ocupava um espaço de 40 metros quadrados, atendendo as clientes da região. Após algum tempo aumentou-se significamente abrindo 19 filiais e aumentando a matriz com setor administrativo. Devido ao crescimento exacerbado, a empresa necessita de ampliar seus métodos de tecnologia da informação, desta forma este trabalho tem o objetivo de propor um ambiente de LAN desde o custo do projeto até o seu final um outro objetito será discutir os aspectos éticos e legais do uso da internet. Demonstramos todos os aspectos das LANs no software Packet Tracer, todos os equipamentos necessários e horas para realizar os projetos. Concluímos que este projeto é de grande valia para a empresa, pois fornece crescimento para a mesma de uma forma mais eficaz.  

Palavras-chave: rede de computadores, packt tracer, cafeteria, LAN.

Abstract

        In 1993 Esencia e Sabor Café was born in the city of São Paulo, a coffee shop; its beginning occupied a space of 40 square meters, serving the clients of the region. After some time it was significantly increased by opening 19 branches and increasing the matrix with administrative sector. Due to the exacerbated growth, the company needs to expand its methods of information technology, in this way this work has the objective of proposing a LAN environment from the cost of the project until its end another object will be to discuss the ethical and legal aspects of the use of the internet. We demonstrate all aspects of the LANs in the Packet Tracer software, all the necessary equipment and hours to carry out the projects. We conclude that this project is of great value to the company, since it provides growth for the same in a more effective way.


Keywords: computer network, packet tracer, cofeeshop, local area network.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2 REDE DE COMPUTADORES        8

2.1 Tipos de rede        8

2.1.1 Redes Locais ou LAN (Local Area Networks)        9

2.2  Topologias de Rede        9

2.3 Meios de Transmissão        10

2.4 Equipamentos        11

2.5 Aquitetura        11

3 APRESENTAÇÃO DA LAN        12

3.1 Definição de IP        14

4 CUSTOS PARA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO        15

5 ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS REFERENTE AO USO DA INTERNET NA CAFETERIA        17

5.1 O “Marco Civil da Internet”        17

5.2 Ética na Internet        22

6 CONCLUSÃO        26

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        27


1 INTRODUÇÃO

        Em 1993 nasceu na cidade de São Paulo a Essência e Sabor Café, uma cafeteria na Av. Paulista, no bairro Bela Vista. Em seu início ocupava um espaço de 40 metros quadrados, atendendo as clientes da região. Após algum tempo aumentou-se significamente o consumo de café no país, desta forma vários investidores resolveram investir, já que o ramo é promissor.

        Impulsionando o desejo dos proprietários os investidores fomentaram um capital significativo, consumando a abertura de 19 filiais na cidade de São Paulo. Estas filiais são padronizadas em uma área de 150 metros quadrados. A matriz continua em atividade, porém ampliaram para uma área de 300 metros quadrados, aonde funciona atendimento ao público e todo o setor administrativo da empresa.

        Os proprietários e investidores a cafeteria levam consigo uma missão que é: “proporcionar uma sinfonia de sabores nos paladares, oferecendo uma vasta experiência de altíssima qualidade, nossa missão transpassa os sentimentos despertados pelo café, é de transmitir a cada momento da degustação uma experiência empírica conectada ao relacionamento com a vida”.  A visão da cafeteria é: “estar entre os líderes no ramo de cafeteria a princípio em São Paulo, mas a longo prazo no Brasil, proporcionando qualidade, conforto e mantendo os princípios que nos tornaram referência em qualidade”. Os valores da cafeteria são: amor, inovação, simplicidade e fé. Já os fatores-chaves de sucesso da cafeteria são: qualidade, organização, espaço, higiene, sabor e atendimento.

        Com esse grande e exponencial crescimento a cafeteira obteve algumas falhas, uma delas foi o mau investimento na área de tecnologia da informação. As filiais abriram e não possuíam nenhum equipamento de rede, sendo estes de vasta importância para controle administrativo, agilidade em atendimentos, recebimentos monetários dos clientes, etc.

        Com base nas informações anteriores, neste trabalho iremos propor um ambiente de LAN em todas unidades de negócio da empresa.

        Para realizarmos o trabalho, iremos demonstrar as redes em funcionamento no software Packet Tracer CISCO, criando um ambiente real de funcionamento das redes.

        Iremos demonstrar também os cálculos dos custos para implementação da LAN em todas as unidades de negócio.

        Um outro objetivo do trabalho será expor os aspectos éticos e legais referente ao uso da internet na cafeteria.

        

2 REDE DE COMPUTADORES

        A rede de computadores consiste na ligação entre dois ou mais computadores e dispositivos (equipamentos) complementares acoplados através de recursos de comunicação, geograficamente distribuídos, permitindo a troca de dados entre estas unidades através de um sistema de comunicação e otimizando recursos de hardware e software. Este sistema de comunicação constitui-se de um arranjo topológico interligando os vários computadores (terminais – estações – nós) e de um conjunto de regras (protocolos), de forma a organizar a comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)   pdf (666.5 Kb)   docx (533.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com