TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Cafeteria Essência e Sabor do Café.

Por:   •  22/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.686 Palavras (15 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Estudo de Caso Cafeteria Essência e Sabor do Café.

UNIP EAD Jaguariúna

2018

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Estudo de Caso Cafeteria Essência e Sabor do Café.

Nome: FELIPE CAMARGO PENTEADO

RA: 1872203

Curso:GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Semestre: 01

UNIP EAD Jaguariúna

2018

RESUMO

Os Banco de Dados (BD) armazenam, gerenciam e registrarem praticamente todas as movimentações, dos bens de uma empresa, através do cruzamento dos dados das bases de dados nele contida e conseguem gerar varias informações de analise. De posse destas informações, dados obtidos, o BD ajuda e permite que as empresas melhorem na gestão de seu negocio, possibilitando um melhor planejamento deforma estratégica e conseguindo melhorar o futuro da organização.

A administração deste BD passa desde a instalação, manutenção e utilização otimizada dos SGBD’sque irão atender os requisitos predefinidos, visandoà implantação de estruturas de dados em plataformas de hardware e software, controlados por administradores específicos (DBA), com as configurações adequadas ao melhor desempenho dos sistemas de processamento definidos a cada empresa. Estes administradores são responsáveis também por concederem autorização de acesso, a funcionários, garantindo assim a segurança dos dados, que podemos de dizer que fazem parte dos bens mais valorizados e relevantes de uma organização. Uma escolha correta do tipo de sistemas a ser utilizado é crucial para um bom desenvolvimento e progresso da empresa. Assim sendo, temos o objetivo nesta pesquisa de identificar e descrever a importância da utilização de um banco de dados para uma empresa, utilizando conceitos de sistemas de informação, matemática aplicada, Ética e Legislação para a Cafeteria Essência e Sabor do Café, uma empresa voltada ao ramo de cafeterias.

Palavras-chave: Banco de dados; sistemas de informação; matemática aplicada;tendências mercadológicas; soluções atualizadas.

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        APRESENTAÇÃO DO CASO        6

3.        PROPOSTA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO        7

4.        INFRAESTRUTURA        18

5.        CONCLUSÃO        19

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um estudo sobre um sistema de bando de dados para a área de tecnologia da informação, da empresa Cafeteria Essência e Sabor do Café, utilizando conceitos de sistemas de informação, matemática aplicada, Ética e Legislação.

A Cafeteria Essência e Sabor do Café teve suas atividades iniciadas em 1993 na cidade de São Paulo Avenida Paulista, no bairro Bela Vista. Em seu início ela contava com apenas uma unidade com 40 m ² com atendimento sobre demanda de clientes que trabalhavam suas residências na região.

Hoje a Cafeteria Essência e Sabor do Café conta com 19 unidades espalhadas pela Região Metropolitana da cidade de São Paulo.

Segundo ABIC (Associação Brasileira de Cafés Especiais) [1], o mercado de cafés gourmets no Brasil projeta um crescimento de 19% em 2018.

Com base no contexto acima descrito, vamos apresentar uma proposta de planoestratégico empresarial, para criação de um de BD, detalhando quais as linguagens utilizadas e como são divididos os níveis de um banco de dados (BD), para a empresa Cafeteria Essência e Sabor do Café.

  1. APRESENTAÇÃO DO CASO

Aplicando conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Matemática Aplicada,

Sistemas de Informação, Administração de Banco de Dados e Ética e Legislação

Profissional, vamos apresentar um projeto de implementação deum Banco de Dados e de um Sistema de Informação para um rede de Cafeterias no Brasil. Abaixo vamos descrever detalhes sobre a rede:

  1. Missão

A missão da cafeteria é: “Proporcionar uma sinfonia de sabores nos paladares, oferecendo uma vasta experiência de altíssima qualidade, nossa missão transpassa os sentimentos despertados pelo café, é de transmitir a cada momento da degustação uma experiência empírica conectada ao relacionamento com a vida”.

  1. Visão

A visão da cafeteria é: “Estar entre os líderes no ramo de cafeteria a princípio em São Paulo, mas a longo prazo no Brasil, proporcionando qualidade, conforto e mantendo os princípios que nos tornaram referência em qualidade”.

  1. Valores

Os valores da cafeteria são: amor, inovação, simplicidade e fé. Os fatores-chave de sucesso da cafeteria são: qualidade, organização, espaço, higiene, sabor e atendimento.

  1. Horários de Funcionamento:

As unidades de negócio funcionam das 08h às 22h diariamente.

  1. Recursos Humanos
  • 5 operadores de caixa;
  • 10 atendentes e operadores de vendas;
  • 10 baristas/funcionários da cozinha;
  • 5 funcionários dedicados aos serviços gerais;
  • 1 gerente de vendas;
  • 3 coordenadores de atendimento;

  1. PROPOSTA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO

A linguagem a ser utilizada para a modelagem do bando de dados deve ser SQL SERVER. Trata-se de uma linguagem SGBD da Microsoft, criada com a parceria da Sybase, em 1988.Esse SGBD é dos mais usados no mundo atualmente, tendo como competidores sistemas como o MySQL e Oracle. Vamos utilizar esta linguagem, SQL Server pois ela possui versões gratuitas. Há também as versões paga, onde seu preço é bem menor que a média do mercado, embora não perca em qualidade. Este programa é bastante usado em sites, onde são necessários cadastros, e também em sistemas de lojas, onde são lançados os produtos, o preço, marca entre outras informações. O SQL Server é um dos melhores SGBD do mercado, entretanto esta perdendo espaço para o MySQL, pois o MySQL tem código livre, e não tem custo nenhum. Um dos problemas do SQL Server é a dificuldade encontrada, em algumas versões, de suporte para programas de outras empresas, e a dificuldade de instalar o programa em outros Sistemas operacionais, que não sejam o Windows.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (424.5 Kb)   docx (756.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com