TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III - PROJETO DE UMA LAN PARA UMA CAFETERIA

Por:   •  11/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.766 Palavras (12 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 12

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PIM III - PROJETO DE UMA LAN PARA UMA CAFETERIA

Guarujá - SP

2018

RESUMO

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar, proposto pela universidade UNIP Interativa, visa aplicar o conhecimento adquirido no semestre pelas aulas de Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação, Legislação e Ética Profissional, Matemática para Computação e Metodologia Cientifica.

Este projeto propõe a reestruturação da rede de computadores de uma empresa do ramo de café, no intuito de atender a ampliação da capacidade operacional e tráfego de informações necessárias. Norteado pela robustez quanto à segurança e integridade da informação e aptidão para expansão.

Apresentando de forma objetiva todos os requisitos necessários para execução, explicando e exemplificando todos os passos necessários para o projeto, apresentando os equipamentos e suas integrações, a topologia construída, endereçamento IP e demais meios físicos e parâmetros necessários.

Ainda no presente projeto será apresentado um plano de política ética para a empresa, com o objetivo de atingir padrões de conduta profissional e ética elevados, com a utilização de um Código de Conduta com direitos e deveres dos colaboradores e estabelecendo valores, princípios e diretrizes éticas elevadas.

Palavras-chave: Tecnologia, Rede de Computadores, Topologia, Ética Empresarial.

ABSTRACT

This Integrated Multidisciplinary Project, proposed by UNIP Integrative University, aims to apply the knowledge acquired through Network and Communication Fundamentals, Ethics and Professional Legislation, Mathematics based on Computation and Scientific Methodology.

This project proposes the restructuring of the computer network of a coffee company in order to meet the expansion of operational capacity and the traffic of necessary information. Guided by force on security, information integrity and expandability.

Objectively presenting all the requirements for execution, explaining and exemplifying all the necessary steps for this project, presenting the equipment’s and their integrations, constructing topology, IP addressing and other physical means and required parameters.

Also in this project will be presented ethical policy plans to the company in order to achieve high standards of professional and ethical conduct, with the use of a Code of Conduct with rights and duties of employees and establishing high values, principles and ethical guidelines. . Guided by force on security, information integrity and expandability.

Key-words: Technology, Computer Networks, Topology, Business Ethics.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 7

1 INVESTIMENTO EM RECURSOS TECNOLÓGICOS 8

2 ARQUITETURA E TOPOLOGIA DE REDE 9

2.1 Arquitetura de rede 9

2.2 As topologias de rede 10

2.3 Configuração da Rede 11

3 ÉTICA PARA TODOS E POR TODOS 14

3.1 O sucesso 14

3.2 Publicação 14

3.3 Conduta Profissional 14

3.4 Uso da Internet 15

3.5 Política de qualidade da empresa 15

3.6 Férias 16

3.7 Notificação de Conduta Ética 16

CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS 18

INTRODUÇÃO

Todo empreendedorismo começa com sonhos, havendo empenho e dedicação tornará o sonho em realidade. Para que essa existência real seja duradoura é de extrema importância o investimento estratégico e uma cultura sólida.

Em 1993 na Av. Paulista, no bairro Bela vista, na cidade de São Paulo, nasceu a cafeteria Essência e Sabor do Café. No início da sua trajetória, contava com apenas uma unidade de negócios com 40 m², que era suficiente para atender o fluxo de clientes.

O desejo dos proprietários da Essência e Sabor do Café era abrir mais unidades e esse desejo foi impulsionado com o aumento na consumação de café no país, muitos investidores entraram no ramo, abrindo novas cafeterias e ampliando comércios já existentes. Assim, hoje a cafeteria conta com uma Matriz que tem uma área de aproximadamente 300 m² e 19 unidades de negócios padronizadas com aproximadamente 150 m².

A visão da Essência e Sabor do Café é estar entre os líderes no ramo de cafeteria proporcionando qualidade, conforto, mas sem perder os princípios que os tornaram referência em qualidade no mercado.

Um dos pilares do sucesso da cafeteria foram os investimentos em recursos tecnológicos, os quais possuem um papel fundamental na estabilidade da empresa. Os dados de todos os processos operacionais da empresa são coletados, estes dados são transformados em informações sobre gastos, lucros e retorno do investimento a curto e longo prazo, ou seja, a saúde financeira da empresa em uma visão global no seu âmbito.

Visando o melhor desempenho, segurança e custo benefício foi necessário a elaboração de um projeto de uma LAN para uma cafeteria. O projeto é composto de uma Infraestrutura de rede com cabeamento estruturado para interligar os equipamentos, switches e roteador e por fim possibilitar o acesso à Internet.

1 INVESTIMENTO EM RECURSOS TECNOLÓGICOS

Nesse projeto foram escolhidos meios que possibilitarão, periodicamente, uma manutenção preventiva e corretiva, permitirá uma atualização ou upgrade nos equipamentos associados a rede LAN sem interferir no funcionamento da unidade de negócio.

O investimento foi feito com base nos cálculos que envolveram o tamanho da unidade em m², quantidade de funcionários por turno, fluxo de clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com