TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negocios Home Consultoria

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.161 Palavras (13 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 13

Centro Universitário do Norte – Uninorte

Curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Software

Plano de Negócios – Empreendimentos em Informática

[pic 2][pic 1]

David Augusto Bandeira da Silva

Luiz Augusto Martins

Rafael Riko Yara

Rubem Pereira Barbosa

Manaus – AM

Dezembro – 2007

ÍNDICE

INTRODUÇÃO        

PARTE II        

DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA        

2.1        Descrição do Sistema        

2.2        Análise do Sistema        

2.2.1        Fase de Concepção        

2.2.2        Fase de Elaboração        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

 

 

 


1. SUMÁRIO

O Centro Universitário do Norte (UNINORTE), localizado na cidade de Manaus-AM, possui atualmente 40 cursos, habilitações ou modalidades em nível de graduação. A instituição atua nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas, Sociais e Humanas. Com referência ao curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Softwares que possui seis períodos com seis meses de duração em cada um dos mesmos, a partir do 5º período é iniciada a disciplina TCC 1 (trabalho de conclusão 1) com o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso.  Diferentemente das outras disciplinas deste curso, somente é possível ao orientando cursar a disciplina TCC 2 (trabalho de conclusão 2) caso tenha sido aprovado na disciplina TCC 1, ou seja, é um pré-requisito. Um aluno somente irá obter graduação como Tecnólogo em Desenvolvimento de Software caso tenha sido aprovado na disciplina TCC 2.

Tanto para a disciplina TCC 1 como para TCC 2 existe um grupo de professores cujas funções são coordenação e / ou orientação dos trabalhos. Um coordenador possui um grupo de orientadores e orientandos (alunos), sendo que um coordenador também poderá ter a função de orientador. Para cada disciplina existem regras distintas, ou seja, requisitos diferenciados para desenvolvimento do trabalho final (produto final) a ser entregue a banca avaliadora. Estas regras definirão a média final do aluno que é extraída por um cálculo aritmético, de acordo com a quantidade de atividades e critérios de avaliação das mesmas.

Para todos os orientandos o projeto é iniciado na definição, criação e entrega de uma proposta. Esta proposta poderá ser desenvolvida individualmente ou em equipe de até 03 (três) componentes e possuí um conjunto de critérios e restrições que deverão ser seguidos tanto pelos orientandos como pelos orientadores durante o processo de desenvolvimento da mesma. Caso a proposta atenda as regras impostas e seja aprovada então poderá ser iniciado o desenvolvimento do projeto (TCC 1).

Após o desenvolvimento do projeto existirá uma defesa por parte do orientando ou equipe para a banca avaliadora composta pelo coordenador e orientadores que são definidos atualmente por meio de sorteios. Todas as atividades executadas pelos orientandos e orientadores são controladas pelo coordenador do TCC, incluindo o agendamento de atividades, apontamento de faltas (orientando e orientador), definição de bancas avaliadoras, cálculo da média e encerramento (aprovação ou reprovação) nas disciplinas.

De acordo com as regras apresentadas acima e em virtude de atualmente o trabalho ser efetuado manualmente, o controle de todas as atividades é algo muito custoso à equipe (coordenador e orientadores) e orientandos (alunos), o que tem causado redução na qualidade de acompanhamentos das atividades, queda no controle no apontamento de faltas e demora no apontamento e lançamento de notas, além de não haver históricos para permitir a análise de trabalhos desenvolvidos anteriormente por orientandos, que já se formaram ou até os que estão retornando a instituição para continuidade dos trabalhos.  

Sendo assim, este trabalho propõe-se a desenvolver o SisTcc (Sistema para Controle de TCC) para eliminar uma das lacunas da instituição que é possibilitar por meio de uma solução inteligente o controle sobre todos os processos que envolvem o desenvolvimento de TCC incluindo geração da banca, apontamento de notas, agendamento de atividades e etc.

O objetivo geral deste projeto é desenvolver um sistema para possibilitar o controle sobre desenvolvimento de TCC. Neste projeto esta incluído o armazenamento de históricos, agendamento de atividades com apontamento de faltas, geração de banca avaliadora e apontamento de notas referenciado ao desenvolvimento do TCC por parte de alunos no curso Tecnologia em Desenvolvimento de Softwares da UNINORTE. Além disso, tem como proposta a eliminação de possibilidade de erros nos apontamentos de notas, perda de históricos dos projetos desenvolvidos e possibilitando tanto por parte do coordenador de TCC como também pelo orientador um melhor acompanhamento das atividades desenvolvidas juntamente com os orientandos.

No desenvolvimento do software será utilizado o processo PRAXIS tendo como ferramentas o JUDE (versão 5.0) para análise do sistema (incluindo o desenvolvimento dos diagramas).  A implementação do software utilizará a linguagem de programação PHP (Hypertext Preprocessor - versão 5.2.1) implementando o padrão de projeto MVC (Model-View-Controller). O SGBD (Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados) utilizado será o MySQL (versão 5.0.22).  

PARTE II

DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA

Neste capitulo serão tratados todas as regras de negócios da Uninorte que serão utilizadas como base para o desenvolvimento do software SisTcc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (154.7 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com