TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas da Educação Básica

Por:   •  24/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

William de Almeida Silva – 1129604

Licenciatura em Computação

Políticas da Educação Básica

  1. Descrição da atividade

Projeto de Prática 

Título do Projeto

A educação básica no Brasil atual: desafios e perspectivas

Entrega do Projeto

3º ciclo de aprendizagem

Descrição do Projeto: 

Esse projeto se caracteriza pelo desenvolvimento de uma ação investigativa, que busca compreender as problemáticas que envolvem a educação básica no Brasil atual, por intermédio da análise do documentário dirigido por João Jardim Pro dia nascer feliz (2007), da coleta e análise de dados estatísticos e da elaboração de um texto dissertativo ao final sobre “A educação básica no Brasil atual: desafios e perspectivas”. Vimos que, ao longo da história do Brasil, o Estado se mostrou negligente em relação à garantia do direito à educação. Desde o período monárquico até recentemente, somamos iniciativas no campo da educação por parte do poder público, que contribuíram para a consolidação do caráter elitista da educação brasileira e a marginalização de contingentes significativos da população. Encontramos um retrato desse descaso nas estatísticas e dados levantados pelos próprios órgãos oficiais como o INEP em relação aos índices de analfabetismo e as taxas de evasão escolar. Nos últimos anos, podemos identificar vários movimentos em favor da universalização da educação e em defesa da escola pública e a implementação de políticas educacionais que conseguiram avanços quantitativos em direção à democratização do ensino, porém essa democratização do acesso não foi acompanhada da devida qualidade de ensino. Atualmente, os estudos apontam o baixo rendimento escolar dos estudantes e outros graves problemas que afetam a educação brasileira como a violência, a falta de motivação de alunos e professores, dentre outros, que comprometem a aprendizagem e demonstram que a educação democrática de qualidade está longe de ser efetivada. Dessa forma, esse projeto se justifica cientificamente pela tentativa de aproximar o aluno de licenciatura das problemáticas que envolvem a educação básica na atualidade, propiciando a reflexão e o debate e o desenvolvimento de postura docente crítico e investigativa nos planos históricos e pedagógicos.

Objetivos:

  • Aproximar o aluno de licenciatura das problemáticas que envolvem a educação na atualidade.
  • Utilizar metodologias de pesquisa que propiciem o desenvolvimento de uma postura docente investigativa.
  • Proporcionar a reflexão sobre as problemáticas que envolvem a educação e a atuação docente na atualidade.
  • Utilizar os conhecimentos sobre a legislação e as políticas públicas referentes à educação para uma inserção profissional crítica.

Metodologia:

Neste tópico, está descrito cada etapa para o desenvolvimento do seu projeto ou atividade prática.

1ª etapa

Assistir ao documentário Pro dia nascer feliz(2007).

Direção: João Jardim, ano: 2007. Para isso acesse o documentário diretamente no Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nvsbb6XHu_I&t=45s. Acesso em: 05 dez.2019.

Assistido em 25/04/2021

2ª etapa

Após ver o documentário, apresentar um resumo dos diferentes momentos mostrados pelo diretor, quanto aos locais e escolas vistas.

        O Documentário do João Jardim, enfatiza a educação no Brasil. Ilustrando questões de desigualdade em que vivemos. São apresentadas diversas escolas, com diferentes perspectivas. É possível analisar vários problemas que são abordados no documentário como por exemplo, evasão escolar, analfabetismo funcional e o descaso do governo na falta de políticas públicas no que se referre ao investimento da manutenção das escolas públicas.

        

        São retratadas no trabalho do João Jardim oito escolas brasileiras,

  1. Escola Maria Alzira de Oliveira Jorge, Manari, Pernambuco.
  2. Escola Coronel Manoel de Souza Neto, Manari, Pernambuco.
  3. Escola Antonio Guilherme Dias de Lima, Inajá, Pernambuco.
  4. Colégio Estadual Guadalajara, Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
  5. Colégio Santo Inácio, Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
  6. Escola Estadual Levi Carneiro, São Paulo, São Paulo.
  7. Escola Estadual Parque Piratininga II, Itaquaquecetuba, São Paulo.
  8. Colégio Santa Cruz, São Paulo, São Paulo.

        Durante o documentário é apresentando as diferenças que exite entre as escolas públicas e privadas. Abordando também condições precárias que o professor vivem, como por exemplo a falta de segurança, transporte e até mesmo a falta de água.

        Estudantes das escolas públicas não te muitas perspectivas de senhos. A estudante Valéria que é citada no documentário como uma menina talentosa, poética que estuda no interior do Pernambuco, a mesma cria suas poesias, crendo que aquilo deveria ser sua vida de uma forma normal. Porém, nem tudo é lindo conforme nossas leis no papel. A Valéria passa por várias dificuldades em sua vida e exitem algumas situações que impedem que a mesma frequente a escola todos os dias, ela não pode se dedicar todos os dias a escola, pois precisa trabalhar para que possa ajudar em casa.

        Os estudantes do subúrbio do Rio de Janeiro, não escrevem poesias, porém, pensam da mesma forma que a Valéria. O documentário retrata bocas e fumo poucos metros da escola, tirando então a escola como um referencial de um futuro melhor. Alguns até abandonaram (Evasão escolar) os estudos, já que atuar no tráfico gera um status naquela comunidade. Esse Ex aluno, começa ter acesso a dinheiro fácil e simples.

        Ao retratar algumas escolas públicas diferentes, entretanto, com semelhança de problemas. O documentário apresenta uma escola de elite, que  fica localizada em um bairro de classe alta no estado de São Paulo. É visível e notório a diferença das escolas públicas e privadas, por ex: Os alunos da escola da elite possuem de tudo, eles são livres para “sonhar”. No entendimento deles, a vida é boa. Para esses alunos abandonar a escola é algo inimaginável. Até mesmo por que se algum estudante não consiga notas exemplares, a escola não têm dificuldades em ajudar aquele aluno.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (165.9 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com