TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Análise e Desenvolvimento

Por:   •  19/10/2017  •  Artigo  •  3.362 Palavras (14 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................04

2. OBJETIVO............................................................................................................06

3. DESENVOLVIMENTO..........................................................................................07

4. CONCLUSÃO.......................................................................................................16

REFERENCIAS BIBLIORAFICAS...........................................................................18

1. INTRODUÇÃO

Desde princípio o homem tem a necessidade de uma boa e fácil interação com as interfaces no seu dia a dia, exemplo como a maçanete de uma porta. Parece muito óbvio que ao encontrar uma maçaneta o primeiro instinto será abrir ou fechar a porta, mas, não se pode esquecer que para tudo se tem um início, e lógico algum dia inventou-se a primeira maçaneta.

No primeiro contato do homem com as interfaces não houve facilidade; atualmente são inventados e inovados vários tipos de interfaces, por isso há grande preocupação em estudar em várias áreas a sua interação. No inicio da utilização dos computadores, a interação de forma primária, deixando de lado o homem, por não existir um estudo aprofundado desses aspectos.

 Dessa forma, o foco do estudo da interface envolvia principalmente o hardware e software, o homem simplesmente tinha que se adaptar ao sistema criado. Entretanto, com o aumento da utilização dos computadores houve a necessidade de inverter os aspectos de interação e iniciou um processo de estudo sobre como as interfaces poderiam ser mais bem adaptadas ao ser humano.

Nesse caminho, Rocha e Baranauskas (2000) descrevem a introdução de abordagens que levam em considerações aspectos multidimensionais, como por exemplo, os aspectos cognitivos do usuário durante a comunicação. No campo da computação não poderia ser diferente, o estudo sobre interfaces, já é realizado há muito anos, com o objetivo de facilitar a interação. Geralmente, esse estudo é denominado como Interface Homem Computador.

Com o avanço da tecnologia, o acesso ao computador tornou-se indispensável para inúmeros setores, causando uma necessidade enorme em facilitar com o objetivo de ajudar na criação de sistemas computacionais com maior adaptabilidade ao ser humano. Sistemas Computacionais facilita e objetiva trabalhar o conteúdo do eixo temático, incentivando a interatividade e a regionalidade e auxiliando no cotidiano das pessoas a aplicação dos conceitos estudados como especificados em cada um dos itens abordados.

O texto visa, no primeiro momento, realizar uma síntese sobre O Conceito de Interface IHC. O segundo momento objetiva uma análise sobre Sistemas de Informação Gerencial - SIG, onde são definidas como sistemas ou processos que oferecem informações importantes para gerenciar com proeza as organizações.

 A Segurança da informação criptografia, código de Cesar e tipos de chave. Onde se aprenderá que a ação de uma cifra de César é movimentar cada letra do alfabeto uns números de vezes fixam abaixo no alfabeto. O Universo Tecnológico: Inclusão Digital. Onde a referida pesquisa, se deu em três instituições de ensino superior, situadas na cidade de Barreiras – BA.

2. OBJETIVO

*Mostrar que o sistema de automação facilita a vida das pessoas no seu cotidiano.

*IHC – prioriza o desenvolvimento humano, integrando o homem contemporâneo ao sistema tecnológico.

*As invenções e inovações das interfaces em várias áreas do conhecimento humano facilita a integração das pessoas  em tempo real, rompendo as barreira espaço-temporal e territorial.

3. DESENVOLVIMENTO

O Processo de interface (IHC): usando como exemplo o protótipo de uma tela, encontramos a interface. Este nome é dado para o modo como ocorre a “comunicação” entre duas partes distintas e que não podem se conectar diretamente. Um software ou sistema operacional, por exemplo, pode ser controlado através de uma pessoa usando um computador. A interface entre o software e o usuário é a tela de comandos apresentada por este programa, ou seja, a interface gráfica do software. O termo ‘interface’ foi inventado por volta de 1880, não tendo muita repercussão até 1960 quando iniciou a ser utilizada pela indústria do ramo computacional.

 [pic 14][pic 15]

[pic 16][pic 17]

A interface de usuário deve ser entendida como sendo a parte de um sistema computacional com a qual uma pessoa entra em contato física, perceptiva ou conceitualmente” (Moran, 1981).

área de Interação Humano–Computador (IHC) tem por objetivo principal fornecer aos pesquisadores e desenvolvedores de sistemas explicações e previsões para fenômenos de interação usuário-sistema e resultados práticos para o design da interface de usuário [ACM SIGCHI, 1992].

A partir dos anos 80 o termo IHC é adotado por possuir um enfoque mais amplo, por isso, exigiu novos campos de estudo. Preece (1994) esclarece que, mais do que o projeto de interface, a área de IHC se preocupa com as comunicações ou interações entre usuários e computadores. As respectivas pesquisas focam-se em estudos de Interação entre Homem e Computador (IHC). Os respectivos benefícios de tais pesquisas e práticas da IHC vão além da melhoria das condições de uso dos sistemas em questão, abrange contextos comerciais que definem a aceitabilidade e permanência dos produtos no mercado.

                                       A abrangência de produtos interativos chama a atenção de setores de marketing onde entende que o uso prejudica fatores como marca número de acessos aos sites, índice de retorno nos sites bem como a satisfação do usuário e potencial cliente. “A interação com a interface afeta a percepção de marca” (Fernandez, 2005).

No que se refere ao sistema computacional, À interface com o usuário é o grupo completo de semelhanças onde torna claro o processo de interação incluindo assim de forma resumida os seguintes elementos, Dispositivos de entrada e saída de dados, Informação apresentada ao usuário ou enviada pelo usuário, Retorno oferecido pelo sistema ao usuário ,Comportamento do sistema e Ações do usuário com respeito a todos estes aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (405.5 Kb)   docx (261.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com