TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Decisórios na Organização

Por:   •  30/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

O Processo decisório bem feito deve ser estruturado e dividido em etapas começando pela identificação da situação problema ou oportunidade, analise e diagnóstico da situação, desenvolvimento das alternativas, seleção de alternativas, até a implementação da decisão escolhida e o acompanhamento da efetividade da decisão, decisões essas que são separadas em 3 níveis segundo Montana(,2010,p.92) “Esses níveis são o estratégico, o administrativo e o operacional da tomada de decisão em uma organização”.

Para executar esse processo é necessário um líder, que segundo o consultor organizacional Joacir Martinelli três são os perfis de um líder decisor:

Diretivo: É o líder que deixa claros os cenários, os objetivos, as regras e o prazo, mas toma as decisões de como fazer sem envolver a equipe.

Participativo: deixa claros o cenário, os objetivos, as regras e o prazo, mas as decisões de como fazer são compartilhadas com o grupo. O líder coordena a equipe para que esta tome a decisão, mas não define como que deve ser feito

Delegador : o líder comunica o cenário, os objetivos, as regras e o prazo e deixa que o grupo trabalhe. Além de deixar que o grupo tome as decisões, também deixa que o próprio grupo faça sua autogestão para chegar a essas decisões.

Para ser Um líder decisor eficaz se faz preciso ter algumas características, como comunicação eficiente pois com uma comunicação de qualidade acelera o processo de entendimento ,e se torna chave para a eficiência e obtenção de resultados, outra característica importante é a inteligência emocional que para Goleman (2011, p. 337) a “inteligência emocional é a capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e dos outros, de motivar a nós mesmos e de gerenciar bem as emoções dentro de nós e em nossos relacionamentos”. Ou seja um líder com essa característica conseguira avaliar as expressões emocionais tanto sua quanto a de terceiros controlando assim bem essas emoções para que consiga o crescimento de todos e conseguindo assim otimizar suas decisões e consequentemente os resultados.

Existem outras características necessárias para um um líder decisor eficiente mas resolvi listar essas pois na minha visão elas são a base para as outras.

Referências:

MONTANA,P.J;CHARNOV,B.H. Administração. 3. Ed.São Paulo: Saraiva,2010.

A liderança no curso de ação do processo decisório. Dispovivel em:<https://ead.uva.br//recurso/NOP/PDO/u2_c1_r1/u2_c1_r1.pdf> Acesso em:20/mar/2022

GOLEMAN, DANIEL Inteligência emocional [recurso eletrônico] / tradução Marcos Santarrita. Ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

Comunicação eficiente e profissional é chave para o sucesso da sua empresa. .Asaas.2013. Disponível em: <https://blog.asaas.com/comunicacao-eficiente-e-profissional-e-chave-para-o-sucesso-da-sua-empresa/#: (Links para um site externo.)~:text=Comunicar%20de%20forma%20eficiente%20consiste,escutem%20e%20se%20compreendam%20mutuamente.> Acesso:22/mar/2022

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com