TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissional Responsável pela Administração de Sistemas

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

1. Profissinal Responsável pela Administração de Sistemas

Um profissional que administra sistemas, deve garantir que o sistema esteja disponível, e seguro para o tráfego dos dados, além de ter que fazer manutenção, instalação e administração da infraestrutura do sistema, para que assim o mesmo se adeque as necessidades da empresa, utilizando todos os recursos disponíveis. O profissinal deve elaborar as normas de utilização para prevenir os riscos. Este deve ter conhecimento em Sistemas Operacionais de servidores e de clientes, uso do software de backup e de anti-virus.

Nas vagas analisadas para este cargo, não é exigido ensino superior, apesar de ser um diferencial, mas romenda-se certificações MCSA, MCSE e CCNA. E conhecimento em gerenciar/manter ambientes de servidores do Sistema Operacional que a empresa usa.

2. Sistemas Operacionais

2.1 – Funções/Responsabilidades

O sistema operacional visa a interação do usuário com os recursos físicos que um computador oferece. Em um SO (Sistema Operacional), há aplicações e funções que são realizadas principalmente por um ou mais chips de processamento, várias tarefas são alternadas e executadas por um único processador a uma velocidade maior do que os usuários podem detectar.

O acesso para armazenamento de dados de curto prazo na memória, é aleatório. Cada atividade que está em curso tem uma quantidade de memória alocada a ela, gerenciado pelo próprio SO, que gerencia também a utilização do que foi armazenado, visualização, edição e exclusão.

Os computadores tem uma variedade de canais de interação com o usuário, como monitor, áudio, mouse e teclado, que são elementos de entrada/saída. O administrador de sistemas deve sempre disponibilizar esses canais de comunicação para o usário e monitorar os mesmos, para que estejam funcionando, coordenar a comunicação entre o cliente e o servidor, para que quando o cliente fizer a requisição ou enviar algo importante, o tráfego seja seguro e confiável.

2.2 – Sistema de Desktop on-line

Se comparado com o SO tradicional, um sistema Desktop on-lne tem sua vantagen, por exemplo, a exportação de dados entre usuários remotos usando o protocolo HTTP é muito mais fácil do que usar outro protocolo, e caso tenha a necessidade de aumentar o poder de processamento, basta fazer isso no servidor, mas o sistema desktop tradiconal também tem suas vantagens, como a rica variedade de controles para interface com o usuário, entre outras. Abaixo segue alguns modelos de Desktop on-ilne, ainda há algumas falhas, como bloco de notas em alguns deles, em comparação ao tradicional.

YouOS: É um sistema totalmente personalizável, mas implica certos conhecimentos de programação, ideal para programadores. Roda rapidamente, oferecendo aplicativos como office, editor de notas, redes sociais, web, etc.

Disponível em: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/YouOS-Seu-sistema-operacional-na-internet

EyesOS: Semelhante ao popular Dock, do MAC OS X, além de um número escasso de funções essenciais para um sistema operacional online, navega bem na internet mas falha na edição de textos. Além de ser gratuito, aceita trabalhos colaborativos, onde diferentes usuários podem ter acesso e modificar o documento de forma simutânea.

Disponível em: http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/eyeos.html

Goowy: Semelhante ao MAC OS X, visualmente muito bonito, integra tecnologias AJAX e Macromedia Flash, integra um cliente de e-mail, calendário, bloco de notas, agregador RSS, gerenciador de favoritos e mensagens instantâneas.

Disponível: https://techcrunch.com/2006/03/08/goowy-to-add-web-im-file-sharing/

3. Arquitetura de Computadores

A arquitetura está mais voltada ao ponto de vista do programador, mais sobre a execução lógica de um programa, já a organização se refere as unidades operacionais e suas interconexões.

A arquitetura estabelece o modelo da organização e funcionamento de um sistema de processamento, com todas as partes divididas em seções, interagindo entre si.

Os componentes básicos de um computador são: - Unidade Central de Processamento (CPU): Realiza as operações necessárias;

- Memória Principal: Uma área de armazenamento das informações que serão processadas; - Dispositivos de E/S: Dispositivos que recebem informações e retorno/armazenamento dos resultados, exemplo: mouse, teclado, pendrive,etc.

- Sistemas de Interconexão: um meio em que os dispositivos se comunicam e transmitem os dados.

Antigamente não havia essas divisões em um computador, tudo começou com a introdução do IBM 360, que é microprogramado, possibilitando assim um conjunto de instruções de máquina, após anos houve máquinas como VAX, com mais de 200 instruções e mais de uma duzia de modos de endereçamento, rodando em um hardware simples. Com a introdução da memória RAM, foi um acontecimento marcante, pois até então só se usava a memória ROM que era 10 vezes mais lenta. E então em 1975 a primeira máquina RISC, construida pela IBM.

Segue abaixo um quadro com a evolução dos processadores da INTEL: Fonte: http://siunifacsintrevo.blogspot.com.br/

Atualmente tem os dispositivos móveis que também evoluiram muito desde o lançamento, tanto visualmente quanto a arquitetura, fazendo grandes saltos na tecnologia, pois antes o que um computador maior e mais pesado fazia, hoje um celular faz muito mais rápido. A tabela abaixo é um exemplo de quanto a capacidade de armazenamento, memoria e processador, dos celulares mais atuais de 2017, evolam:

DISPOSITIVO

PROCESSADOR

MEMÓRIA

COMUNICAÇÃO

CAPACIDADE

S.O

Samsung Galaxy S7 Octa Core(2.3GHz, 1.6GHz) 4GB RAM Wi-fi, 4g, Bluetooth 32GB memória Android 6.0.1

Iphone

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com