TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de Kernel

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 9

CAP 1 : CONCEITOS

Ambiente, define a abrangência dos estudos ambientas, das medidas mitg. ou comps, dos planos e progm. de gestão ambiental. Física, ecológica, econômica, social e cultural.  Meio de vida, cuja integridade depende a manutenção das funções essenciais a vida.

Conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. (6938/81).

Impacto Cultural: Impacto sobre a herança de valores e objetos compartilhada por um grupo humano coeso.  Patrimônio Cultura: Formas de Expressão, Modos de criar fazer e viver, criações científicas, artísticas, obras, objetos, documentos, conjuntos urbanos, sítios de valor histórico.

Poluição: Introdução no meio ambiente de qualquer forma de matéria ou energia que possa afetar negativamente o homem ou outros organismos.

Degradação ambiental: Qualquer alteração adversa de processos, funções ou componentes ambientais, ou alteração adversa à qualidade ambiental.

Impacto Ambiental: Alteração de qualidade ambiental que resulta da modificação de processos naturais ou sociais provocada por ação humana.Causas: Supressão, inserção ou sobrecarga ambiental.

Aspecto ambiental: Mecanismo através do qual a ação humana causa o impacto ambiental.

Processo ambiental: Processo que pode ser ou não intensificado pela ação humana. Ex. Erosão.

Diagnóstico Ambiental: Processo de exame das consequências futuras de uma ação presente ou proposta.

AIA: Processo de identificar as consequências futuras de uma ação presente ou proposta.

[pic 1]

Recuperação ambiental: Medidas de melhoria ao meio físico:

Restauração: retorno da área degradada às condições antes da degradação.

Reabilitação: Criar ecossistema alternativo.

Remediação: Recuperação para áreas contaminadas.

Regeneração: Recuperação natural.

Requalificação e Revitalização: Recuperação de Amb. Urbanos.

CAP 2 : ORIGENS

National Environmental PolicyAct  (1970)  - EUA

Cons. De Qualidade Amb: Responsável pela impl. NEPA e diretrizes para eleboração do EIS.

EIS: Checklist de critérios para o planejamento ambiental, fundamentou os EIA’s.

Países Desenvolvidos:

União Européia: Diretiva 337/85, obrigando os países a adotar procedimentos formais de AIA.

França: Primeiro país a adotar a AIA (1976).

Países em Desenvolvimento: Problemas ambientais em comum. Atuação das agências de fomento ao desenvolvimento nos países do sul – Internacionalização do AIA e Banco Mundial.

Colombia: Pioneira  - 1974: provisões sobre o AIA em seu Código Nacional de Recursos Renováveis e de proteção ao meio ambiente.

AIA em tratados internacionais :  Promoção do AIA em diversos documentos de âmbito internacional que preconizem seu uso, seja voluntário ou obrigatório.  ( RIO 92, AGENDA 21 e COP/2002) – Objetivo: Fazer países incorporar o AIA a Legislação.

AIA no Brasil:

1970: Crescimento atividade econômica, Expansão das fronteiras econômicas, investimento em obras, Plano de Trabalho de Contr. Amb. (1978). EIA de grandes represas.

Legislações Federal:

PNMA (1981) – Incluiu o AIA como um dos instrumentos.

CONAMA (1986) – Lista de Atividades Sujeitas ao AIA, Diretrizes gerais para preparação do EIA e conteúdo mínimo. EIA deverá ser realizado por uma equipe multidisciplinar. Despesas por conta do empreendedor, acessibilidade ao RIMA.

Constituição Federal (1988) – Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado...”

CONAMA (1997) – Aboliu a idependencia da equipe que elabora o EIA, definiu os critérios de competência para o Linc. Ambiental.

QUADRO LEGAL – CAP. 3:

Histórico :  4 FASES.

Administração de Recursos Naturais (Inicio: 1930): Reorganização do Estado e inicio da industrialização intensiva. Objetivo: Racionalizar o uso e exploração dos recursos naturais e criar e reorganizar as Inst. Gov. encarregas de aplicar os dispositivos legais.

1934 : Criação do Código das Águas ( PNRH - 1997)  e do DNAAE ( ANEEL) e ANA. Criação do Código Florestal ( 2012) e manutenção do Serviço Florestal ( atual IBAMA - 1989). Criação do Código de Minas ( Código de mineração, 1996)  e o DNPM.

1937: Lei - Proteção do patrimônio histórico  e do IPHAN ( IBPC).

1938: Código da Pesca (mod. 1967) .  Sudepe criado em 1967 ( IBAMA).

1961: Lei – Monumentos Arqueológicos.

1967: Lei – Proteção à fauna. (IBAMA)

2000: Lei – SNUC’s

RESUMO DO PERIODO: tratamento desarticulados das políticas, aplicação dos órgãos indep., ocorrência de objetivos contraditórios.

CONTROLE DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL (Inicio: 1970): Escassez dos recursos naturais. Criação da EPA (EUA,1970).  Estocolmo, 1972 – Conceito do ecodesenvolvimento -> Dens. Sustentável..

1973:  Criação da S. Esp. MA – Liderou grandes projetos: Transamazõnica. Tucuruí e Itaipu.

1975: Decreto 1413: Controle da Poluição industrial.  Objetivo: orientar o controle da poluição. Atribuições a SEMA, Penalidades, criação das áreas criticas de poluição, atribuição ao governo da possibilidade de sanção a suspensão do empreendimento se este for de “ Alto Interesse”.

PLANEJAMENTO TERRITORIAL ( Inicio: 1970): Primeiros planos de uso de solo no Brasil – Ordenação da ocupação urbana. Ex.: Insuficiência das politicas – problemas no fornecimento de água.

1979: Lei Lehman – Parcelamento do uso de solo Urb.

1980: Lei – Diretrizes para o Zoneamento Industrial nas áreas criticas. Primeira menção da AIA na legislação.

1988: Lei – Plano nacional de gerenciamento costeiro.

2001: Estatuto da Cidade: Gestão Urbna através do ordenamento e controle do uso de solo. Instrumentos: EIA e o EIVizinhança.  

Impacto de Vizinhança: Termo para descrever impactos locais e áreas urbanas. Deste impacto surgiu o EIVizinhança : Contempla os efeitos positivos e negativos na qualidade de vida da população residente nas proximidades. Disponível para consulta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (236.5 Kb)   docx (135.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com