TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação Estruturada

Por:   •  18/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

Programação Estruturada II

     

Brasília / DF

2018

Introdução

         Neste trabalho iremos abordar a Programação Estruturada e suas vantagens e desvantagens. Para melhor compreensão de programação. Pois, existe diversas formas e métodos de programar. Buscando uma forma de fácil compreensão e simplificação de códigos vamos estudar melhor a programação estruturada. Para entender suas caraterísticas, vantagens e desvantagens.



Programação Estruturada

A programação estruturada é uma forma de programação com técnicas para criar programas claros e de fácil manutenção, com ênfase no uso de sub-rotinas, laços de repetição, condicionais e estruturas em bloco. O princípio dessa programação é que o programa pode ser em etapas. Divido em exatamente três estruturas onde essas estruturas se interligam: seleção, sequência e repetição.

É uma sequência de comandos seguida por uma sequência de declarações ou identificados (nome do procedimento), uma lista de parâmetros opcional e pode realizar qualquer tipo de processamento que o programador ou analista deseje. As variáveis, os tipos e as constantes declaradas dentro de um procedimento só são acessáveis dentro dos comandos do procedimento. São chamadas variáveis locais. Em um algoritmo, os variáveis tipos e constantes declaradas logo após o identificador do algoritmo, são acessíveis e visíveis dentro de qualquer procedimento que esteja sendo usado pelo o algoritmo.

Sequência

São melhorados o passo a passo de processamento necessários descrevendo a funcionalidade para as instruções serem executadas sequencialmente. Exemplo: fluxograma, o primeiro executa a Etapa 1 e após a conclusão é executada a Etapa 2.

Seleção

Existem exatamente duas formas para escolher e selecionar um fluxo a ser seguido. Nesse caso a escolha é o modo a ser seguido.

1ª se a condicional “Se”, onde se a condição for satisfatória o fluxo a ser percorrido é o E. Se o fluxo percorre um caminho, apenas uma ação é processada.

2ªOnde o número de condições passa por uma avaliação. Exemplo, se a Condição 1 for verdade faça Processamento 1, caso contrário, se a Condição 2 for verdade faça Processamento 2, caso contrário, se a Condição 3 for verdade faça Processamento 3.

Repetição

A execução é permitida através de instruções repetidas, onde no fim das execuções a condição será avaliada e se for verdadeira a execução do programa continua. Tudo de acordo com condição logica.

Modularização

A medida que o sistema vai crescendo, é mais viável que o mesmo comece a ser divido em partes, onde existe a possibilidade simplificar o código para melhor compreensão do mesmo. Essa técnica é a Subprogramação ou Modularização. Na etapa de desenvolver esse programa utiliza a técnica através de procedimentos, funções e rotinas. Dividindo o programa existem algumas vantagens, como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (299.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com