TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação Móvel

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE CIDADE VERDE

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

 

LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO DE ALGORITMOS

JOÃO PEDRO DE CASTRO SCODRO

MARINGÁ(PR)
2015

FACULDADE CIDADE VERDE

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Trabalho referente a matéria de Laboratório de Programação de Algoritmos sob orientação do Professor José Cleber para avaliação parcial.

MARINGÁ(PR)
2015

1- O que é uma IDE ?

R: Como programador há pouco tempo, posso dizer que uma IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) é imprenscindível no que diz respeito ao desenvolvimento de um aplicativo ou um simples código fonte. Uma IDE é sem dúvidas nenhuma o local onde desenvolvemos e aprendemos com os nossos próprios erros. Como experiência pessoal, gosto de errar programando, pois vejo aonde estou falhando e me aprimoro nas próximas tarefas de desenvolvimento. Toda IDE possui: editor do código fonte, compilador, linker, depurador, modelagem entre outros recursos. Com o professor José Cleber, vimos bem a estrutura  de uma IDE desenvolvendo na linguagem C#.

2- Por que utilizar uma IDE ?

R: Com um abiente de desenvolvimento temos total controle sobre o que escrevemos e desenvolvemos. Com uma IDE, notificamos em tempo real os erros de sintaxe que possam surgir; temos o recurso de autocompletar comandos ou códigos pelas teclas de atalho; temos sugestões pra correções dos erros; trabalham com cores na fonte do nosso código tornando-os mais legíveis entre outros. Esses são uns dos principais recursos que uma IDE pode nos oferecer além de tantos inúmeros outros que existem.

3- Na programação, o que é uma variável ?

R: Podemos dizer que uma variável é um objeto localizado na memória que tem como papel reter e representar valores, cálculos e expressões. Toda a variável recebe um nome para identificá-la que será executada em um determinado tempo em específicos lugares no código fonte desenvolvido.

Exemplo em Delphi:

var

a : string; // tipo da variável

a:= ('Exemplo de utilização de variável'); //variável recebendo um texto

4- Em realação a nomenclaturas, qual padrão está estabelecido no código abaixo ?

Decimal ValorTotal

R: Neste exemplo está sendo usado o tipo de nomenclatura Pascal Case que determina a primeira letra do identificador e primeira letra de cada palavra concatenada em maiúsculo.  

5- Conforme visto em sala de aula, informe 4 exemplos de tipos de projetos visual studio.

R: Utilizo o C# em alguns projetos aonde trabalho; pesquisando em sala de aula e no próprio ambiente em que trabalho, podemos citar alguns simples projetos que podem ser desenvolvidos no visual studio 2008 (por exemplo); para esta questão, segue os 4 exemplos pedidos:

 - Windows Forms Application

 - Console Application

 - Windows Service

 - Windows Control Forms Library

Esse exemplos acima, referem-se a projetos Windows, mas o visual studio possui uma gama muito grande de outros tipos de projetos que envolvem web, relatórios, sistemas distribuídos, entre outros.

6- Sobre os operadores C#, relacione corretamente:

1- Relacional

2- Lógico

3- Aritmético

R:

 ( 3 ) + ( 3 ) * ( 3 ) -

 ( 1 ) >= ( 3 ) / ( 2 ) |

 ( 1 ) <= ( 1 ) > ( 1 ) !=

 ( 3 ) % ( 1 ) < ( 1 ) !

 ( 3 ) mod ( 2 ) & ( 2 ) &&

7 – Descreva as atividades de um Analista de negócio

R: Como visto em sala de aula, um analista de negócios tem um papel fundamental no que diz respeito aos projetos e visões estratégicas de uma empresa de TI. O Analista de Negócios atua na elaboração e desenvolvimento de soluções nas áreas de negócios e relacionamentos. Este profissional também realiza estudos de inovações bem como a viabilidade dos negócios. Particularmente, pelo o que aprendemos e o que pesquisei na internet para a resposta desta questão é que um Analista de Negócios que é formado na área de TI é tido como inferior aos profissionais formados em áreas específicas de administração e negócios. No entanto, um Analista de Negócios que começou como programador por exemplo, tem um vasto conhecimento de todos os processos de análise e desenvolvimento e agora como analista de negócios, pode contribuir para uma melhor performance dos setores que lidera dentro de uma empresa que atua na área da tecnologia.

8 – Comente sobre a metodologia Scrum

R: O Scrum é uma metodologia ágil para gestão e desenvolvimento de projetos de software. Nesse método, todos os projetos são divididos em ciclos, que são chamados de Sprints. Na empresa em que trabalho, há reuniões periódicas onde são debatidos e selecionados o que serão desenvolvidos em um período de tempo chamado Sprint Backlog. Em dias selecionados, de manhã, são feitas as reuniões rápidas ou “Daylis Scrum”, onde debatemos o que fizemos no dia anterior e o que vamos desenvolver no dia atual da reunião. No final do projeto ou sprint, onde cada desenvolvedor e testador desempenharam suas funções é feita uma reunião de encerramento. Nessa reunião debatemos experiências positivas e negativas, nos é mostrado também tudo o que foi feito, o tempo gasto bem como as expectativas de cada fragmento que compõe todo o projeto. Para esta metodologia existem muitas ferramentas de apoio e desenvolvimento; uma das principais e melhores é a plataforma JIRA que atua como suporte para toda esta metodologia e tarefas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com