TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetando uma rede de computadores

Trabalho acadêmico: Projetando uma rede de computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

1-INTRODUÇÃO

Implantar uma sala de suporte de informática, com a finalidade de sanar problemas referentes à instalação de softwares, manutenção de hardware e gerenciamento de rede. O intuito deste estudo é apresentar uma proposta de projeto de rede local, elaborada sobre medida para uso da instituição citada.

2- OBJETIVOS

• Instalar a Seção de Suporte de Informática, onde serão instalados os servidores, os concentradores, o acess point e o ambiente de manutenção de máquinas (notebooks e desktops).

• Disponibilizar computadores modernos compatíveis com as atividades desenvolvidas;

• Oferecer acesso à Internet com velocidade razoável, necessariamente mais rápida que a usada atualmente que é um link de internet de 1 Mbps compartilhado com 16 máquinas.

• Manter todas as máquinas com configurações impecáveis;

• Manter drivers de dispositivos e softwares sempre atualizados, corretamente selecionados de forma a otimizar o uso e velocidade;

• Fazer o gerenciamento das máquinas que farão parte da rede e controlar o acesso à internet através de um servidor proxi;

• Manter a rede segura de invasões externas através de um firewall, preservando assim a integridade e o sigilo dos dados transitados na rede interna.

• Despachar documentos pela rede, através de um servidor de arquivo.

• Manter uma rotina de backup de forma a preservar os arquivos sensíveis da unidade.

3- JUSTIFICATIVA

Na atualidade as empresas, em geral, necessitam de um ambiente automatizado de forma a agilizar os processos realizados e aumentar a produtividade de seus trabalhos.

é de fundamental importância a eficácia e a agilidade nos processos administrativos internos da instituição.

Sua importância social na região também é muito grande, haja vista que emprega dezenas de cidadãos da localidade e atua como órgão de segurança, coibindo o tráfico de drogas e armas, além de dar suporte a população em momentos de necessidade.

Para manter suas atividades administrativas sempre em ordem e evitar atrasos, torna-se necessário à criação de um ambiente de informática compatível com a demanda de trabalho.

Baseado nisso, será elaborado um projeto de um ambiente de suporte de informática que atenda às necessidades da instituição e proporcione a seus funcionários condições de trabalho dignas e favoráveis ao desenvolvimento de suas funções. Pois não existe um ambiente específico para suporte técnico de informática. A companhia também não dispõe de servidores de arquivos ou de internet, o cabeamento é precário, e a distribuição de internet é feita sem nenhum controle de host, não tem profissional especializado na área e o link de internet é insuficiente para suprir a necessidade das seções administrativas.

4- REVISÃO TEÓRICA

O projeto aqui apresentado foi elaborado com base em pesquisas em livros de redes de computadores e, principalmente, em artigos divulgados na internet.

Foram consultados ainda alguns profissionais que trabalham na área de Tecnologia da Informação, os quais nos indicaram quais os meios mais viáveis para que uma rede funcione corretamente.

5- METODOLOGIA

A Seção de Suporte de Informática será instalada em uma sala separada com climatização de ambiente e instalação elétrica compatível, construída com fiação e aterramento adequados, para evitar prejuízos como perdas de máquinas causadas por variações na rede elétrica. Para evitar eventuais danos aos equipamentos serão adquiridos também 02 (dois) No-Breaks Eaton Env 2000va 1200watts, onde estarão ligados os servidores, os concentradores e o acess point, para as máquinas clientes, serão utilizados No-Breaks APC BZ600 para evitar perdas de trabalhos por quedas de tensão.

Ainda na parte física do projeto, será feito um projeto de cabeamento estruturado seguindo os padrões necessários para que a rede tenha qualidade e segurança. Baseado nisso, os cabos de par trançado (UTP Cat 5 E) saírão dos switchs, onde terão identificação da respectiva seção que fazem parte, e percorrerão conduítes separados da rede elétrica (para evitar interferências eletromagnéticas) até chegarem às máquinas correspondentes. Os switchs, o acess point e o modem da operadora prestadora do serviço de internet serão instalados em um hack com ventilação própria para proteger os equipamentos de variações térmicas.

Para a conexão entre os switchs e os computadores serão utilizados conectores do padrão RJ-45.

“Cabeamento estruturado é a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infraestrutura de cabos autônoma quanto ao tipo de aplicação e de layout, permitindo a ligação a uma rede de: servidores, estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores. O Sistema de Cabeamento Estruturado utiliza o conector RJ45 e o cabo UTP como mídias-padrão para a transmissão de dados, análogo ao padrão da tomada elétrica que permite a alimentação elétrica de um equipamento independentemente do tipo de aplicação.”

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabeamento_estruturado)

Como topologia de rede será implantada a topologia em estrela, pois todos os computadores serão conectados a um switch, que farão a conexão com o restante da rede interna, incluindo servidores, e também com a internet.

“As redes em estrela, que são as mais comuns hoje em dia, utilizam cabos de par trançado e uma switch como ponto central da rede.”

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_em_estrela)

Para gerenciar a rede, será instalado um Servidor Proxi Squid Linux, que fará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com