TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Informática educação Laboratório

Por:   •  27/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITACOATIARA

Aldir Cortez Pinheiro

O USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO 5º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL

Itacoatiara

2017


Aldir Cortez Pinheiro

O USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO 5º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Projeto Orientado em Informática na Educação I do curso de Licenciatura em Computação do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas.

Orientador: Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

Itacoatiara

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        2

1.1 Contextualização e Caracterização do Problema        2

1.2 Justificativa        2

1.3 Objetivos        2

1.4 Organização do Trabalho        2

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        3

2.1 Subseção        3

2.2 Subseção        3

2.n Trabalhos Relacionados        3

3. METODOLOGIA E CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        4

3.1 Métodos, Ferramentas ou Técnicas a serem utilizadas        4

3.2 Etapas do Projeto        4

3.3 Cronograma de Execução        4

4. RESULTADOS ESPERADOS        5

REFERÊNCIAS        6

1 INTRODUÇÃO

1.1 Contextualização e Caracterização do Problema. (laboratório informática)

A utilização do laboratório de informática e sua contribuição no ensino-aprendizagem dos discentes do 5º ano do Ensino Fundamental I.

A utilização do Laboratório de Informática nos dias de hoje, é uma ferramenta que serve de discussão em muitas escolas com relação ao seu processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Haja vista que a informática educacional é uma ferramenta que produz inúmeros conteúdos programáticos que vão de interesse ao que o professor almeja ensinar aos seus alunos. Proporcionando a eles diversas formas de aprendizagem. Estimulando os mesmos a buscar novos conteúdos, tecnologias, ferramentas, inovando no meio da aprendizagem, tanto com ou sem o auxílio do professor, pois, com a utilização dessa ferramenta tecnológica, os alunos serão assistidos por um profissional qualificado na área que lhe mostrará todo o caminho para que eles possam fazer uso de tal ferramenta.

De maneira que no decorrer do tempo, os próprios alunos poderão fazer uso do computador como ferramenta de aprendizagem e dos softwares como conteúdos educativos que lhes servirão de base para a construção de seus conhecimentos e aprendizados.

Tendo como base o laboratório de informática, podemos buscar com nos alunos aquele interesse coletivo dos alunos pelos conteúdos estudados, visto que para eles será uma nova forma de ensino a qual os mesmos irão experimentar algumas novidades em suas vidas, em que muitos ainda não têm conhecimento, já que no dia atual o computador já é uma realidade em nossas vidas, mas nem todos possuem por motivo financeiro. E a esses alunos que não possuem tal ferramenta será uma novidade para eles no processo de ensino-aprendizagem a qual serão submetidos. E com relação ao contexto aqui descrito, nos vem os seguintes questionamentos: a) Como o professor analisa o uso do Laboratório de Informática em relação aprendizagem; b) De que forma o Uso do Laboratório de Informática contribui na aprendizagem dos alunos.

1.2 Justificativa. (O que justiça o uso do laboratório de informática para resolver o problema.)

Hoje o computador é visto como uma ferramenta muito útil na educação e no processo de ensino-aprendizagem, servindo como ferramenta de estimulo a pesquisa, ao raciocínio na resolução das questões apresentadas e na busca de novas formas de aprendizagem. A inclusão do laboratório de informática na escola é algo que de forma bem clara, contribuirá de maneira relevante na formação dos alunos, e servirá de inclusão dos alunos no mundo globalizado que nos encontramos, onde você pode com o apertar de uma simples tecla no computador, fazer uso de uma vasta quantidade de materiais de estudos, que lhe proporcionarão um conhecimento tanto no laboratório de informática quanto em casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com