TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar IV

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.651 Palavras (11 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 11

UNIP INTERATIVA


PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV – PIM IV 
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

FLÁVIA RICELI LIMA DA SILVA

RA: 1418039



POLO DE BOITUVA
2014
UNIP INTERATIVA 
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS






FLÁVIA RICELI LIMA DA SILVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV – PIM IV 

MARKETING

Prof. Marcelo Mello

DESENVOLVIMENTOS DE RECURSOS HUMANOS

Prof. Fanoel Santos

DINÂMICAS DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Prof. Gustavo  Nascimento

POLO DE BOITUVA

2014

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o atual cenário da Fundação Educacional Ipanema, no que diz respeito as disciplinas propostas para o projeto integrado multidisciplinar IV – PIM IV , Marketing, Desenvolvimento de Recursos Humanos, Dinâmicas de Relações Interpessoais.

Veremos como a Fundação desenvolve cada uma dessas disciplinas, formas de trabalhar, meios como administra as dificuldades com o pessoal e seus colaboradores, relação empresa cliente entre outros. 



SUMÁRIO



INTRODUÇÃO..............................................................................................05


1MARKETING..............................................................................................06


2 DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS......................................09


3 DINAMICAS DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS............................................10

CONCLUSÃO................................................................................................13


REFERÊNCIAS..............................................................................................15

INTRODUÇÃO

A Fundação Educacional Ipanema, é uma organização social, sem fins lucrativo, de cunho educacional, com suas atividades dirigidas à adolescentes, jovens e adultos, com vista à implementação da formação profissional, sem vinculo partidário ou religioso, com área de atuação no município de Iperó e região. Já formou  mais de 3.200 alunos, entre eles adolescentes, jovens e adultos ,  oferecendo –lhes oportunidades de trabalho e crescimento profissional, oferecendo  sempre  mão de obra qualificada à empresas da região, inovando sempre  a  capacitação do seu pessoal, com inovações tecnológicas, como mão de obra qualificada, e visão globalizada.

Consolidada no mercado organizacional a Fundação possui uma clientela fiel, clientela muito bem cuidada, o que agrega valor ao seu cursos, garantindo a satisfação do cliente.

Num período de globalização como nos dias de hoje, não se pode mais pensar num público alvo restrito, a rotatividade dos clientes e de tecnologia é muito grande, para isso deve-se pensar em macroeconomia, ver a economia como um todo, mercado de trabalho, relações interpessoais e técnicas de liderança para que agreguem valor ao mercado. 

Pensar em gestão nos dias de hoje, não é só pensar em lucro a todo custo, até porque para se obter sucesso e resultados a empresa necessita ter gestores com visão sistêmica, ver a empresa seus colaboradores e clientes como um todo.

1 MARKETING

Marketing não deve ser entendido como manipulação, e sim como ferramenta para influenciar, educar persuadir um mercado alvo sobre um comportamento desejado. Deve ser utilizado como um meio de se conseguir alcançar um alvo, uma meta, é necessário que se tenha em mente o que você quer que seu publico alvo saiba, acredite e faça, daí a necessidade de um plano de trabalho, que inclua o público alvo, a quantidade de pessoas, tempo de resposta a curto ou longo prazo. 

Algumas medidas podem ser tomadas para maior sucesso como: 


● Enfoque os benefícios que o cliente terá com o programa ou projeto. 
● Desenvolver mensagens fáceis de lembrar. 
● Uso de anúncios . 


Ainda segundo Kotler (2008) a propaganda é vista como uma ferramenta de comunicação penetrante que permite ao profissional de marketing alcançar frequentemente grandes públicos, o gestor pode e deve usar desse meio para integração com o cliente. 

“O marketing tem o papel de planejar e executas estratégias para que o processo de troca beneficie quem o procura e também satisfaça a necessidade ou desejo de alcançar metas individuais ou organizacionais de quem o oferta”. (MENEZES, 2012 p. 11) 

Partindo desse conceito observa-se que o conceito de marketing engloba um conjunto de ações e situações a qual a empresa tanto no setor público como no setor privado hoje tem que se atentar, tem que se preocupar para que não perca espaço no mercado, buscar a satisfação do cliente mais do que uma necessidade hoje é obrigação do gestor em busca de sucesso e qualidade no seu negocio.
Menezes(2012) ainda nos mostra algumas elementos básicos ao marketing em busca de alcançar os desejos e metas esperados para a empresa como auto realização, estima, social, segurança e fisiologia, identificar esses desejos é identificar na empresa onde e como começar a trabalhar.

Comunicação e Marketing devem promover ações assertivas para uma correta comunicação com o publico alvo.

A Fundação, empresa estudada nesse projeto não possui um departamento de comunicação corporativo, porém tem nela diversos profissionais altamente qualificados fazem parte da estrutura da comunicação externa e interna. Neste departamento existem algumas atribuições especificas; 

Comunicação externa: é realizada pelos próprios funcionário, que é responsável de transmitir, divulgar e promover ações sobre os cursos da empresa. Os cursos da Fundação são divulgados por todo mundo utilizando todos os veículos de comunicação, como:  radio,  jornais, web, e-mails, redes sociais e folder.



Comunicação interna: é uma área dentro da comunicação corporativa e tem como objetivo transmitir aos colaboradores internos informações de interesses gerais. Utiliza como veiculo de comunicação os murais informativos, jornais e e-mails internos.


Nos murais de informação é transmitida informações de assuntos gerais, como: comunicados, indicadores, campanhas, aniversariantes, classificados, informes culturais, etc. Também todas essas informações estão na intranet, e são enviadas por e-mails. A comunicação escrita mais relevante e tradicional é os folders com a programação do semestre.


A Coordenação  é comprometida com a comunicação, e entende que ela deve ser realizada em todos os níveis da empresa. Para isso a Fundação possui uma “reunião” denominada dedinho de proza. Onde colaboradores de diversas áreas são convidados a se reunir por algumas horas com a Coordenadora. Nesta reunião não existem restrições ou tópicos específicos, onde é garantida a liberdade de comunicação, tornado assim um dialogo aberto, franco e democrático. 


A Fundação desenvolve todo ano um planejamento para a comunicação corporativa. As comunicações classificadas com “A” são aquelas que possuem alta criticidade de ser desenvolvida e seus recursos financeiros são baixos, como: Mural Informativo e e-mails.


As comunicações classificadas como “B” são aquelas que possuem um investimento financeiro alto, e por isso devem ser planejadas, como:  festas comemorativa e  etc.


Desta forma utilizando todos os veículos de comunicação a empresa busca cada vez mais a integração com seus clientes,  colaboradores e a sociedade.


A comunicação interdepartamental é realizada através de emails, reuniões follow-up (seguimento do processo), e das reuniões face a face, onde é transmitidos tópicos de interesses gerais, departamental e feedback.


Fica claro que para a Fundação, que a interatividade é o melhor fluxo de comunicação, alinhando seus interesses com os anseios de seus clientes, colaboradores e comunidade em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com