TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar IV

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.588 Palavras (19 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA

ALINE PIASSA DE CAMPOS

RA: 1414844

LAIS CAROLINE CRISTOVAM

RA:1425295

TATIANE SILVA BARROS

RA:1402488

HASTECROM CROMO DURO:

PIM IV

PIRACICABA

2014

UNIVERSIDADE PAULISTA

ALINE PIASSA DE CAMPOS

RA: 1414844

LAIS CAROLINE CRISTOVAM

RA:1425295

TATIANE SILVA BARROS

RA:1402488

HASTECROM CROMO DURO:

PIM IV

Projeto Integrado Multidisciplinar IV

para obtenção do título de Gestor de recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP

PIRACICABA

2014                       

RESUMO



O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM IV, da Universidade Paulista – UNIP tem como objetivo deste nos proporcionar o desenvolvimento do conhecimento de práticas organizacionais e fundamentos administrativos de uma empresa, desenvolvendo os conhecimentos teóricos adquiridos. Apresentamos no decorrer do trabalho os métodos e ferramentas da área de Recursos Humanos utilizadas pela empresa e abordar as disciplinas estudadas em Gestão de Recursos Humanos como: Suprimento de Mão de Obra, Desenvolvimento de Recursos Humanos e Dinâmica das Relações Interpessoais, mediante orientações manuais do Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM IV, da Universidade Paulista – UNIP. A metodologia utilizada para realizar este trabalho foi pesquisa de campo, sendo assim, buscamos as informações necessárias diretamente na empresa. A área de Recursos Humanos é uma ferramenta imprescindível para todas as organizações, pois por meio dela é possível potencializar o funcionamento da mesma. Para a descrição e análise de prática do Recursos Humanos da empresa e para a produção desse trabalho escolhemos a empresa Hastecrom Cromo Duro, que é uma empresa de médio porte, que atua no ramo de cromo duro, localizada na Rua Caminho da Servidão, 180, Bairro Dois Córregos, no município de Piracicaba - SP.

Palavras-chave: empresa – recursos humanos – trabalho.

SÚMARIO

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir avalia a empresa estudada, levando em consideração os objetivos propostos pelo Projeto Multidisciplinar IV - (PIM IV),  UNIP- Universidade Paulista Interativa, do curso de Gestão em Recursos Humanos - SEI, turma de 2014, Polo de Piracicaba, estado de São Paulo – quarto bimestre. Contemplando as seguintes disciplinas: Suprimento de Mão de Obra, Desenvolvimento de Recursos Humanos e Dinâmica de Relações Interpessoais.

Tem como objetivo de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo deste bimestre. As pesquisas foram realizadas na própria empresa, para que pudéssemos observar o real funcionamento da área de Recursos Humanos dentro da empresa, e os conceitos até agora entendidos somente na prática.

A empresa a ser apresentada é Hastecrom Cromo Duro, que atua no ramo de aplicação de cromo duro, localizada no Caminho da Servidão, 180, Bairro Dois Córregos, no município de Piracicaba - SP. Existe também a Sertãozinho Cromo Duro, localizada Av. Marginal Mauro César Pascual, 516, Bairro Setor Industrial, no município de Sertãozinho - SP.

Neste trabalho, analisamos a parte interna da empresa Hastecrom Cromo Duro de Piracicaba, especificamente a área Recursos Humanos, referente à Sertãozinho Cromo Duro, todos os serviços da área também são realizados em Piracicaba. A Hastecrom, localizada em Piracicaba, atua no mercado aproximadamente a 15 anos. Conta com 18 funcionários e um gerente responsável na área de vendas e administração geral.

As instalações da empresa são formadas de um escritório, um balcão de atendimento técnico e comercial, um espaço onde ficam as máquinas utilizadas para aplicação de cromo duro e dispõe de veículos próprios para a coleta e entrega dos materiais em todo o estado de São Paulo e nos demais estados coletas com transportadoras de confiança.

As camadas de Cromo Duro apresentam baixo coeficiente de fricção, alta resistência a temperatura e à corrosão. Estas características fazem com que este revestimento tenha larga aplicação técnica.  A resistência à corrosão é dada pela formação de uma fina camada apassivadora de óxidos, que se forma muito rapidamente e apresenta excelente característica anticorrosiva. A resistência química das camadas de Cromo Duro é alta na maioria dos meios agressivos, sejam ácidos ou álcalis, mantendo as características anticorrosivas mesmo com o aumento da temperatura.

No processo de cromo duro a HASTECROM busca as melhores matérias-primas existentes no país, sendo que seus banhos são periodicamente analisados por umas das mais conceituadas empresas de produtos químicos. Os serviços feitos são: Cilindros com colos cromados, Recuperação de cilindros para máquinas de borracha (retífica e cromo), Recuperação de cilindros cromados com diâmetro de 400x2000mm, Cilindros com enchimentos especiais e acabamento cromado, Pistões hidráulicos com diâmetro de 300x7000mm, Rolos cromados, Rosca de extrusão e hastes cilíndricas hidráulicas, Moldes, Régua cromada, Cromo Interno.

A área de Recursos Humanos hoje em dia, está diretamente ligada ao clima organizacional empresa, dando suporte às demais áreas e principalmente aos colaboradores da empresa, agindo para estimular a motivação dos colaboradores, para que assim, sejam comprometidos com o serviço. O departamento de Recursos Humanos desenvolve diversas atividades, buscando sempre atingir melhores níveis de desempenho para alcançar os objetivos da empresa, abrange também à responsabilidade sobre o bom desenvolvimento da empresa de acordo com suas as necessidades.

  1. SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

  1. DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS



O departamento de Recursos Humanos é o responsável por gerir o capital humano nas organizações, e isso não implica só no processo de seleção e contratação de colaboradores. Atualmente esse departamento tem grande importância no desenvolvimento dos profissionais, com o objetivo de alcançar resultados mais rápidos e satisfatórios para as empresas. O departamento de RH vem sendo altamente valorizado nas organizações, pois é imprescindível para um bom clima organizacional.

Esse profissional é quem direcionara as decisões voltadas para
desenvolver as técnicas no sentido de motivar, selecionar, e acima de tudo
conduzir os objetivos mais presentes da organização. Cabe ao mesmo não só
chefiar, mais também, ter alguns requisitos para o cargo como dedicação,
vocação, parceria e capacidade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (203.7 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com