TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador: Centro Universitário Facear

Por:   •  30/3/2020  •  Artigo  •  2.748 Palavras (11 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 11

Vitor de Lima Cordeiro¹; Alisson Viana²

Centro Universitário Facear.

 

RESUMO

Desde os primórdios da humanidade, o esporte é presente na vida das pessoas. Existem inúmeros segmentos, modalidades para a prática esportiva atendendo a todos os gostos. O esporte além de ser excelente para a saúde, melhora nossa capacidade cognitiva, aumenta a concentração e pode reduzir o stress e diminuir sintomas como depressão. Para praticar o esporte, qualquer que seja, basta ter o equipamento necessário para joga (uma bola, por exemplo) e um lugar. Atualmente há inúmeros espaços para se praticar o esporte, basta alugar a quadra por um período e está feito. Mas o “aluguel” dessas quadras é feita de maneira bem rudimentar. Ligando ao local para agendar, e o pagamento é feito após o jogo. Visto isso, nosso projeto é uma solução para simplificar a maneira como é alugado a quadra. Tudo é centralizado em um app, contendo as informações da quadra, fotos do local e horários disponíveis. O pagamento é feito online, através do app, resolvendo um grande problema dos esportistas e garantindo o pagamento dos empresários.

O app é gratuito e chega para simplificar um processo extremamente burocrático, direcionado ao público amante do esporte. Ou seja, quase todos.

Palavras chave: esporte, aplicativo, quadras, locação

ABSTRACT

Since the dawn of humanity, sport has been present in people's lives. There are numerous segments, modalities for sports to suit all tastes. Sport is not only excellent for health, it improves our cognitive ability, increases concentration and can reduce stress and decrease symptoms such as depression. To practice the sport, whatever it is, just have the necessary equipment to play (a ball, for example) and a place. Currently there are numerous spaces to practice the sport, just rent the court for a period and it is done. But the "rent" of these blocks is very rudimentary. Calling the venue to schedule, and payment is made after the game. Given this, our project is a solution to simplify the way we rent the court. Everything is centralized in one app, containing the court information, location photos and available times. Payment is made online, through the app, solving a major problem for sportsmen and ensuring the payment of entrepreneurs.

The app is free and comes to simplify an extremely bureaucratic process, aimed at the sport-loving audience. That is, almost all.

Key Words:  sport, app, courts, location

1. INTRODUÇÃO

O objetivo do Projeto Integrador VI é estruturar o modelo de negócios por trás do produto que será construído. O nosso projeto tem foco na locação de quadras esportivas tendo em vista a grande procura por esse tipo de serviço. Para modelar o produto foi utilizado a ferramenta business model canvas, que apresenta em um único diagrama todos os elementos chaves de um negócio. Esses elementos facilitam o entendimento do seu funcionamento.

O esporte é praticado no mundo todo, seus benefícios são numerosos. Podemos citar alguns deles, como: melhora no humor, aumento de concentração, melhora na confiança, estimula a liderança, desempenho escolar ou profissional e é claro, a saúde mental e física. Não há dúvidas dos motivos que levam as pessoas a amarem o esporte, seja qual for. Apenas no Brasil mais de 60 milhões de brasileiros praticam atividade física de maneira ativa, segundo o IBGE. Em todo o país, há centros esportivos dedicados para a prática do esporte no formato de locação. O processo mais comum de aluguel funciona da seguinte maneira: os jogadores interessados em locar a quadra precisam ligar no estabelecimento para marcar, e o pagamento é efetuado presencialmente. Um processo completamente manual e sujeito a falhas. Como o público para esse segmento de negócio é imenso, focamos em disponibilizar um aplicativo para prover a automação do serviço chamado iPlay, com o objetivo de permitir a locação de quadra e o pagamento do serviço pelo aplicativo de forma rápida e fácil. No aplicativo estarão disponíveis as quadras para locação classificadas por esporte e será possível ao usuário a consulta da agenda, preço, comodidades, contato, mapa da localização, de forma que o usuário pode a partir dessas informações fazer a reserva que melhor lhe convém. O aluguel será feito com apenas um clique, assim como o pagamento. O app enviará notificações para o cliente, alertando-o do seu jogo, bem como promoções exclusivas. iPlay terá organização de torneios, promoções e premiações. Benefícios exclusivos para clientes do iPlay. O serviço chega para descomplicar um processo burocrático, criar uma solução e explorar de maneira cada vez mais intensa o grande imenso mercado esportivo.  

2. DESENVOLVIMENTO

Este projeto surgiu da própria necessidade dos autores, que são praticantes do esporte, que com frequência precisam desse serviço, e normalmente o processo de locação é realizada de forma manual e com frequência sujeito apresenta falhas. A partir dessa ideia fizemos uma pesquisa de mercado para identificar possíveis fornecedores desse serviço de forma automatizada através de um aplicativo. Desse estudo, identificamos um nicho de mercado pouco explorado e com grande potencial. Então, definimos seguir com a formatação do modelo do empreendimento, apresentada abaixo com a ferramenta Business Model Canvas. Esta ferramenta também conhecida como Quadro de modelo de negócios” permite desenvolver e esboçar modelos de produto, apresentando em um único artefato os elementos essenciais para entender a operação do projeto.  Abaixo apresentamos o modelo de negócio do projeto.

P[pic 1]

FIGURA 1: BUSINESS MODEL CANVAS

FONTE: OS AUTORES (2019)

Será detalhado o Business Model Canvas a fim de dar um maior entendimento de todos os passos do projeto. Será separado por alguns tópicos, eles são: Parceiros chaves, Atividades chaves, Proposta de valor, Relação com o cliente, Segmento de mercado, Recursos chave, Canais, Estrutura de custos.

Parceiros chaves

Clubes esportivos

 No futuro, a ideia é ter parceria com clubes esportivos com o objetivo de aproximar os clientes do seu clube de coração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (230 Kb)   docx (562.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com