TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de Reestruturação de Infraestrutura e Serviços do Setor de TI

Por:   •  13/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.566 Palavras (19 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 19

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Proposta de Reestruturação

de Infraestrutura e Serviços do Setor de TI

da Universidade do Sul

Novo Hamburgo

2017


UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Proposta de Reestruturação

de Infraestrutura e Serviços do Setor de TI

da Universidade do Sul

             

       

                            Luciano Jorge Netto

                                                                1615477

                                                                Gestão da Tecnologia da Informação

                                                                Projeto Integrado Multidisciplinar 5

                                                                3º Semestre

Novo Hamburgo

2017

RESUMO

A Universidade do Sul (USul) localizada na serra gaúcha conta atualmente com uma infraestrutura de TI desatualizada e desalinhada com as necessidades da Universidade. Por esse motivo foi solicitada uma análise detalhada da situação atual do setor de TI onde serão apontados as deficiências e sugeridas as oportunas mudanças.

          O objetivo desta proposta é apresentar uma visão geral da situação atual da TI, reestruturar os recursos humanos do setor apontando papéis e responsabilidades de seu pessoal, apresentar uma proposta de melhoria na infraestrutura física e de serviços, incluindo, se possível, uma reestruturação da equipe de TI bem como os custos destas mudanças.

           

Neste trabalho serão apresentados os métodos e os critérios a serem desenvolvidos e implantados na Universidade do Sul. Será desenvolvida uma proposta de reestruturação baseada em normas e políticas de serviços e de estruturação física, através de um projeto que elencará os procedimentos, os recursos desprendidos, os benefícios e as mudanças que afetarão o negócio, bem como apresentará os custos, prazos, normas e regulamentações pertinentes a sua implantação.


ABSTRACT

 The university of the south (usul) located in the mountains of the state of rio grande do sul currently has an outdated it infrastructure that is out of alignment with the university's needs. For this reason, a detailed analysis was requested of the current situation of the it sector where the deficiencies will be pointed out and suggested the appropriate changes.

The objective of this proposal is to present an overview of the current it situation, to restructure the human resources of the sector by pointing out the roles and responsibilities of its personnel, to present a proposal for improvement in the physical infrastructure and services, including, if possible, a team restructuring and the costs of these changes.

 

This paper will present the methods and criteria to be developed and implemented at the university of the south. A proposal for restructuring based on norms and policies of services and physical structuring will be developed, through a project that will list the procedures, resources released, the benefits and the changes that will affect the business, as well as present the costs, deadlines, norms and regulations pertinent to its implementation.

SUMÁRIO

RESUMO        3

ABSTRACT        4

SUMÁRIO        5

1. INTRODUÇÃO        6

2. DESENVOLVIMENTO        8

2.1 O Projeto        8

2.2 O Cenário Atual        8

2.2.1 Recursos Humanos        8

2.2.2 Estrutura Física de recursos        10

2.2.3 Custos e Recursos Financeiros        11

2.3 A proposta        11

3. A JUSTIFICATIVA        18

4. A METODOLOGIA        18

5. CONCLUSÃO        20

6. REFERÊNCIAS        21


1. INTRODUÇÃO

Os grandes avanços da tecnologia, tem proporcionado muitas vantagens competitivas para o mundo corporativo e a vida social. O acesso fácil e rápido a informação tem sido prerrogativa cada vez mais necessária para o bom andamento de qualquer negócio. O Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação é o instrumento pelo qual a área pode iniciar a adoção de uma postura proativa em relação ao atendimento das necessidades da organização, contribuindo para evidenciar a sua participação na geração de valor.

O Gerenciamento de Serviços de TI visa alocar adequadamente os recursos disponíveis e gerenciá-los de forma integrada, fazendo com que a qualidade do conjunto seja percebida pelos seus clientes internos e externos, evitando-se a ocorrência de problemas na entrega e na operação dos serviços de Tecnologia da Informação. Para se alcançar tal objetivo, a tática que vem sendo adotada é o desenho, a implementação e o gerenciamento de processos internos da área de TI de acordo com as práticas reunidas no (ITIL). A TI hoje para muitas empresas se tornou um parceiro estratégico, e faz parte do negócio.

A TI deixou de ser tratada por técnicos e passou a ser incorporada na estratégia da empresa para alcançar seus objetivos.

Com o aumento da importância dentro da organização, a TI passou a ter vários desafios, vejamos alguns:

Alinhar dos serviços de TI com as necessidades atuais e futuras do negócio.  

A TI começou a entender de negócios e assim participar junto do plano estratégico da empresa.

O negócio está cada vez mais dependente da TI.  A dependência é tão grande sobre os serviços de TI que também fez com que as empresas dessem maior atenção ao setor, chegamos a um ponto que se os serviços de TI pararem todas as outras operações da empresa também param. Os serviços de TI devem buscar arranjos, fórmulas para manter sua disponibilidade máxima com o melhor custo, trazendo o menor prejuízo para o negócio em suas paradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (205.2 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com