TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL O PERFIL DO ALUNO DE ENFERMAGEM E COMO ESTÁ O MERCADO DE TRABALHO PARA PROFISSIONAIS ENFERMEIROS

Por:   •  23/4/2020  •  Ensaio  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE

ENFERMAGEM

                                SABRINA CAVANHOL ALVES

QUAL O PERFIL DO ALUNO DE ENFERMAGEM E COMO ESTÁ O MERCADO DE TRABALHO PARA PROFISSIONAIS ENFERMEIROS

CAÇADOR

2019

 UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE

ENFERMAGEM

SABRINA CAVANHOL ALVES

QUAL O PERFIL DO ALUNO DE ENFERMAGEM E COMO ESTÁ O MERCADO DE TRABALHO PARA PROFISSIONAIS ENFERMEIROS.

Trabalho apresentado como exigência para a obtenção de nota na disciplina Metodologia Científica e Tecnológica (EAD), do Curso de Enfermagem, ministrado pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, sob orientação do professor Neuro Hilton Wolschick.

CAÇADOR

2020


SUMÁRIO

  1.  INTRODUÇÃO                                                                4
    1.1 Objetivo Geral                                                                5

1.2 Objetivos específicos                                                        5

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA                                                6

2.1Qual o perfil do aluno de enfermagem                                6

2.2Como está o mercado de trabalho para profissionais de enfermagem                                                                        7

  1. METODOLOGIA DE PESQUISA                                                8
  2. RECURSOS                                                                        9
  3. CRONOGRAMA                                                                10
  4. REFERÊNCIAS                                                                11

1 INTRODUÇÃO

As profundas transformações mundiais decorrentes do desenvolvimento científico, econômico, tecnológico têm provocado mudanças importantes nos hábitos, valores, prioridades e na própria visão do eu, do outro e do mundo. Isso tem exigido novas regras de convivência social, novas práticas profissionais e nova educação permeada pela atualização contínua, bem como uma recusa à simplificação e fragmentação do saber. Nesse contexto, são características e requisitos intelectuais necessários aos futuros profissionais: iniciativa, autonomia, capacidade de resolução de problemas, criatividade, domínio de informática e línguas.

A tecnologia material acumulada, em consequência do desenvolvimento científico, tem sua ampla permeabilidade no mundo contemporâneo. Na área de saúde, não é diferente. Todavia, o cuidado humano exige muito mais que técnica e tecnologia, necessitando de escuta, sensibilidade e zelo. Tal aspecto tem provocado discussões na área, o que tem produzido reflexões e propostas de mudança nas políticas de formação em saúde, pressionando para transformações consonantes com as necessidades de saúde da população. Essas mudanças decorrem de elementos, tais como: as novas modalidades de organização do mundo do trabalho em saúde e das exigências no perfil de novos profissionais voltados para a integralidade, transdisciplinaridade, de forma a impactar efetivamente nos indicadores de saúde. Pois o mercado de enfermagem possui vários segmentos, muitos deles em expansão, e que oferece diversas possibilidades. Além da assistência médica, existem muitas outras áreas onde o profissional de enfermagem pode atuar. Como por exemplo: Enfermagem de Resgate, Enfermagem do Trabalho, Enfermagem Clínica, áreas de ensino, gestão, Enfermagem estética, Enfermagem Forense...

  1. OBJETIVO GERAL

O objetivo é proporcionar aos alunos de ensino médio por exemplo a possibilidade de se identificarem com as características de um profissional da saúde e demostrar a amplitude da área e despertar o interesse em jovens a conhecer o curso.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Possibilitar que estudantes concluintes do ensino médio a oportunidade possivelmente se identificar com as características de um profissional da saúde;

- Despertar senso crítico e tomadas de decisão;

- Apresentar a amplitude da atuação do profissional enfermeiro em diversas áreas, níveis e formas de remuneração;

- Apresentar a necessidade da constante inovação na área da saúde bem como seus avanços tecnológicos.

 

        

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nesta seção é apresentado a fundamentação teórica que serviu como base para o desenvolvimento deste projeto de pesquisa, tratando assuntos pertinentes e necessários para o entendimento do trabalho.

  1. Qual o perfil do aluno de Enfermagem

As organizações, incluindo as de saúde, vivem a crise econômica, gerando ampla demanda por uma gestão eficiente, que administre a escassez de recursos e o desenvolvimento de programas sociais e realize uma articulação maior com os diferentes grupos sociais. Com isso, surge uma sobrecarga de demandas, tornando necessária uma melhoria da capacidade gerencial das instituições e/ou organismos que tratam das políticas públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com