TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil Do Adminstrador No Mercado Atual

Trabalho Universitário: Perfil Do Adminstrador No Mercado Atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  7.538 Palavras (31 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 31

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2

2 PERFIL DO ADMINISTRADOR 3

3 PASSADO X ATUALIDADE 5

4 CARACTERISTICAS DO ADMINISTRADOR 7

4.1 Dominio de idiomas e informática 7

4.2 Aptidoes para trabalho em equipe 8

4.3 Perfis questionadores 8

4.4 Vida familiar e profissional bem estruturada 9

4.5 Em aprendizado constante 9

4.6 Equilibrio nas emoções 9

4.7 Boa eloquencia 10

4.8 Manutenções de um ambiente estimulador 10

4.9 Agilidades para tomada de decições 10

4.10 Responsaveis pelo seu proprio desenvolvimento 11

5 A GLOBALIZAÇÃO E O NOVO PERFIL 13

6 PERFIL DO ADMINISTRADOR NA ATUALIDADE 15

7 MERCADO DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR 18

8 IMPACTO DA TECNOLOGIA 19

9 O ADMINISTRADOR E A INTERNET 20

10 PESQUISA DO CRA-SC REVELA PERFIL DO ADMINISTRADOR CATARINENSE 22

11 CONSIDERAÇÕES FINAIS 24

12 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 25

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, para o exercício das funções de administrador- planejar, organizar, dirigir e controlar – não basta possuir um currículo vasto de informações que mostrem os cursos realizados e certificados adquiridos. O mercado, cada vez mais exigente, necessita de pessoas com conhecimentos diversificados em todas as áreas, que saibam como coordenar seus subordinados com eficácia e direcioná-los para que possam realizar suas obrigações de forma correta e satisfatória. O atual administrador deve acompanhar o ritmo destas rápidas mudanças.

Para obter o sucesso na organização, esse profissional deve ter, além das qualidades profissionais, perfil adequado para o trabalho em equipe e bom relacionamento interpessoal com os subordinados. Essas competências contribuem para o bom andamento da empresa, direcionando-a para o sucesso.

Por que a existência desse tipo de perfil pode dar certo na empresa? No trabalho realizado em parceria, os patrões tendem a obter melhores resultados uma vez que as solicitações, por terem sido discutidas de forma compartilhada, serão mais bem entendidas e cumpridas por seus subordinados. Adotando a tomada de decisão descentralizada (em conjunto com toda equipe) o trabalho terá maiores chances de alcançar um resultado satisfatório.

O administrador na atualidade deve buscar a realização de seus objetivos, interagindo positivamente com seus funcionários, mantendo uma boa liderança e um ambiente saudável e propício a uma excelente produção.

2. PERFIL DO ADMINISTRADOR.

Para a definição do perfil profissional de um Administrador exigem-se pré-requisitos tais como agilidade, coletividade, multifuncionalidade, habilidade para trabalhar em equipe, atitude, e busca constante de conhecimento. Além disso, a troca de experiências, uma visão crítica da empresa, a capacidade de entender as estratégias, como também a capacidade de se auto liderar a ponto de fazer parte dos grandes desafios que as empresas exigem, são pontos a serem considerados.

O profissional de Administração ou "Gestor de Conhecimentos" precisa da criatividade, da agilidade, da capacidade de se modificar e de se adaptar continuamente. (MELLO, 2007)

O perfil do Administrador inclui conhecimentos, valores, habilidades e atitudes. Santiago (apud CHIAVENATO, 1993) considera que “a tarefa básica da administração é de fazer as coisas por meio das pessoas. A administração revela-se nos dias de hoje, como uma das áreas do conhecimento humano mais impregnado de complexidades e desafios”.

O perfil desejado do administrador da atualidade deve “mostrar” o que ele é capaz de fazer tanto nas organizações, quanto na vida em sociedade. Os valores devem estar presentes no perfil do administrador e são entendidos como um conjunto de princípios que uma pessoa deve observar. São fundamentais no sentido de indicar as ações humanas. Um Administrador decidido, inteligente, mas que no ambiente das organizações se presta à fraude e à mentira e que acaba praticando atos que não contribuem para a dignidade humana, não será um Administrador com o perfil desejado pela Sociedade. Segundo Eva Nick (1997, p. 190), “o valor é um conceito abstrato, que define, em relação a um indivíduo ou a uma unidade social, quais são as finalidades desejáveis ou os meios aconselháveis e apropriados para atingir essas finalidades.” (PERIARD, 2008).

O administrador a ser formado deverá ter um perfil afinado com pelo menos três aspectos básicos: o Administrador que o mundo contemporâneo precisa e que o futuro demandará; o Administrador que seja capaz de contribuir eficazmente no processo de desenvolvimento do Estado; e o Administrador que tenha atributos de natureza humana, social e profissional capazes de viabilizar a formação acadêmica sólida com a flexibilização necessária para acompanhar as mutações do mundo contemporâneo. (SILVA FILHO, 2007, p.63).

Quanto às competências e habilidades necessárias ao profissional administrador, que o destaque em meio a um mercado bastante competitivo, Maximiano (2000, p.41), diz que “os conhecimentos funcionam como pontos de referência para a compreensão da realidade e como base para o desenvolvimento de habilidades.” Essas habilidades podem ser classificadas em quatro tipos:

• Conceitual: São as habilidades mentais necessárias para se obtiver analisar e interpretar informações de varias fontes e a partir daí tomar decisões complexas. Isso envolve as relações das partes com o todo, chegando a um significado através de dados conflitantes e inadequados.

• Técnica: São as habilidades do conhecimento, instrumentos e técnicas de um campo específico. Ou seja, a execução mecânica de um determinado trabalho. Ex.: a elaboração de declarações financeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com