TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a relação entre timesharing e multiprogramação?

Por:   •  3/10/2020  •  Resenha  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 2

7 – Responda às perguntas a seguir.

Qual a relação entre timesharing e multiprogramação?

Em um sistema timesharing , multiplos usuarios podem acessar e realizar computações em um sistema de computador simultaneo usando seus proprios terminais. Sistema de multiprogramação permitem usuários a rodarem vários programas simultaneamente. Todos sistema timesharing são sistemas de multipgoramação , mais nem todo sistema de multiprogramação é um sistema de timesharing, pois um sistema de multipromação pode rodar em um computador com apenas um usário.

Qual é a diferença entre o modo núcleo (também chamado supervisor, protegido ou privilegiado) e o modo usuário? Por que essa diferença é importante para um sistema operacional?

Grande parte das CPUs modernas providenciam dois modos de execução, o kernel e o usuário. A CPU pode executar cada instrução na sua lista de instruções e usar todo o poder do hardware quando executando o modo kernel. Porém só pode utilizar um conjunto de instrução e pequena capacidade quando executa o modo usuário.Tendo os dois modos permite programadores a negarem usuários acessos vitais da cpu.

Como funciona uma chamada de sistema?

Primeiro se empilha os parâmetros passados pela função, há então uma chamada real para a rotina de biblioteca, onde se chama todas as rotinas.Coloca-se o número da chamada de sistema em um lugar onde o sistema operacional espera , como um registro. Seguida de uma execução de uma instrução trap para passar do modo usuário para o modo kernel e começar a execução em um endereço fixo dentro do kernel. Acontece um despache para o tratador correto da chamada de sistema , onde é tratado. Então acontece o retorno do controle para a rotina de biblioteca no espaço usuário, o retorno usual da chamada de rotina , e finalmente a limpeza da pilha , podendo haver incremento do ponteiro da pilha para remover os parâmetros empilhados antes da chamada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com