TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário de Sistemas Operacionais

Por:   •  6/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual a definição de um sistema operacional?

O sistema operacional é um software, ou um conjunto de softwares, que tem como papel gerenciar e administrar todos os recursos presentes em um sistema (desde os componentes do hardware e sistemas de arquivos até programas de terceiros), garantindo assim a interface entre usuário e computador.

2. Qual a relação de uma arquitetura com a microprogramação?

A microprogramação realiza a busca, decodificação e execução das instruções do programa para a arquitetura utilizada (RISC, CISC...), funcionando como uma ligação entre os circuitos e a linguagem de máquina.

3. O que é um S.O. embarcado?

O sistema embarcado (também conhecido como sistema embutido) são programas e sistemas embutidos em microprocessadores, que executam um conjunto de tarefas específicas e predefinidas em um aparelho.

4. Todos os computadores possuem SO? Justifique.

Não é necessário que um computador tenha sistema operacional, porém, facilita a utilização (foi o responsável pela disseminação do uso de computadores para a grande parcela da população). Sem o sistema operacional para intermediar a comunicação com o dispositivo, é necessário conhecer e utilizar a linguagem de máquina (nível baixo) para executar qualquer tarefa.

5. O que um SO é responsável por fazer?

O sistema operacional é um conjunto de módulos de software que regem os recursos do sistema, resolvendo seus conflitos, simplificando o uso da máquina e aperfeiçoando seu desempenho global, ou seja, atua como intermediário entre o hardware do computador e os programas utilizados pelo usuário

6. Como é a execução de um sistema multitarefa?

O Sistema Operacional Multitarefa (time-sharing) é caracterizado por várias aplicações utilizando a memória ao mesmo tempo, porém, com um único processo sendo executado por vez. Devido ao tempo muito reduzido entre as alternâncias, aparentam estar sendo realizados de forma simultânea.

7. Defina Sistema Multitarefa-Multiusuário.

Um sistema operacional multitarefa permite a execução de mais de um processo de forma simultânea, portanto, um sistema multitarefa-multiusuário é, obrigatoriamente, multitarefa, pois múltiplos usuários utilizam um único computador (cada usuário sendo, no mínimo, uma tarefa para ser executada).

8. Defina Quantum.

Quantum é o dimensionamento do tempo que cada processo realizará no processador.

9. O que há de diferente entre um sistema time-sharing e um sistema de tempo real?

No sistema time-sharing o intuito é fornecer uma resposta de forma rápida e no sistema de tempo real, a resposta é fornecida dentro do limite de tempo especificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com