TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário de sistemas operacionais semana

Por:   •  21/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Qual a definição de um sistema operacional?

É um software ou conjunto de softwares cuja função é administrar e gerenciar os recursos de um sistema, desde componentes de hardware e sistemas de arquivos a programas de terceiros, estabelecendo a interface entre o computador e o usuário.

  1. Qual a relação de uma arquitetura com a microprogramação?

A arquitetura (ex: Risc, Cisc) irá definir a microprogramação de um componente (CPU), assim como a sua capacidade de processamento de tarefas em um determinado período de tempo.

  1. O que é um S.O. embarcado?

S.O Embarcado refere-se ao sistema o qual é totalmente dedicado ao dispositivo ou sistema que o controla. O mesmo é otimizado para realizar determinada função com determinado hardware e não é desenvolvido de maneira que possa ser adicionado ou alterada sua função sem que seja necessária uma reprogramação completa do mesmo – sendo necessário alterar até mesmo o hardware ao qual atua. Dessa forma, é possível criar aparelhos com tais S.Os com grande eficiência funcional e energética, com peças de tamanho reduzido – a exemplos, pode-se citar o mp3 com seu tamanho reduzido ou mesmo o roteador.

  1. Todos os computadores possuem SO? Justifique.

Sim, pois na definição de um computador (que possui entrada, processamento e saída de dados) o sistema operacional é um gerenciador do hardware para processar dados. Por exemplo, uma calculadora possui um sistema operacional responsável por receber os dados do usuário (o que será calculado), efetuar o processamento e devolver a informação processada exibindo na tela.

  1. O que um SO é responsável por fazer?

Gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário e fornecer aos programas do usuário uma interface com o hardware mais simples de ser utilizada

  1. Como é a execução de um sistema multitarefa?

Os sistemas multitarefas buscam iniciar novos processos sem que processos anteriores tenham sido terminados. Para tal, o programa executa intercaladamente múltiplos processos, tendo que gerenciar os recursos de hardware disponível de maneira ordenada e sequencial, mantendo as informações de cada processo consistentes e garantindo que cada um destes não interfira com o outro.        

  1. Defina Sistema Multitarefa-Multiusuário.

Possibilita que múltiplos usuários possam acessar um único sistema, podendo também fazer múltiplas tarefas sem que haja um espera ou interrupção por parte do sistema.

  1. Defina Quantum.

No escalonamento de processos, o sistema operacional tem um timer, chamado de Quantum, onde todos os processos ganham o mesmo valor de quantum para rodarem na CPU, depois que o quantum acaba e o processo não terminou, ocorre uma interrupção temporário (preempção) neste e o processo é inserido no fim da fila.

  1. O que há de diferente entre um sistema time-sharing e um sistema de tempo real?

Um sistema time-sharing permite que diversos programas sejam executados a partir da divisão de tempo do processador em pequenos intervalos, geralmente conhecido como sistema on-line por ter um tempo de resposta razoavelmente rápido.
Já o sistema de tempo real possui uma exigência de um tempo fixo para processamento, também conhecido como sistema de alta disponibilidade, ele não utiliza “fatias de tempo” para executar tarefas. Geralmente é utilizado em situações delicadas que exigem resposta imediata do sistema, como em computadores hospitalares, sensores e reatores de usinas nucleares, RFID, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (272.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com