TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sobre Sistemas Operacionais

Por:   •  1/9/2020  •  Exam  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 4

1) Quais são as unidades funcionais de um sistema computacional?

As unidades funcionais de um sistema computacional são: a unidade central de processamento, a memória principal e os dispositivos de E/S

2) Quais os componentes de um processador e quais são suas funções?

Os componentes de um processador são: a unidade de controle, responsável por gerenciar as atividades dos componentes do computador; a unidade lógica e aritmética, responsável por fazer operações lógicas e aritméticas e os registradores, responsáveis pelo armazenamento rápido das informações necessárias.

3) Como a memória principal de um computador é organizado?

A memória principal de um computador é organizada em células. Cada célula possui um número de bits, normalmente 8 (1 byte).

4) Descreva os ciclos de leitura e gravação da memória principal.

No ciclo de leitura da memória principal, a unidade central de processamento armazena no registrador de endereçamento à memória, o endereço da célula que deve ser lida e gera um sinal para a memória principal, dizendo que uma operação de leitura deve ser realizada.

No ciclo de gravação da memória principal, a unidade central de processamento armazena no registrador de endereçamento à memória, a informação que deve ser gravada. A unidade central de processamento gera um sinal para a memória principal indicando que uma operação de gravação deve ser realizada.

5) Qual é o número máximo de células endereçadas em arquiteturas com MAR de 16, 32 e 64 bits?

16 bits = 2*16 – 1 = 31 células

32 bits = 2*32 – 1 = 63 células

64 bits = 2*64 – 1 = 127 células

6) O que são memórias voláteis e não voláteis?

Memórias voláteis são as que requerem energia para manter a informação armazenada. Enquanto as memórias não voláteis mantêm a informação sem alimentação.

7) Conceitue memória cache e apresente as principais vantagens no seu uso.

A memória cache é uma memória volátil, de alta velocidade e pequena. Suas vantagens estão na sua velocidade, ela permite reduzir a lacuna de tempo entre o processador executar uma instrução e os dados serem acessados na memória principal.

8) Qual a importância do princípio da localidade na eficiência da memória cache?

A importância do princípio da localidade na cache é que é muito mais eficiente armazenar um dado usado recentemente por um tempo do que ter que buscar ele novamente. Visto que a cache é pequena e muito rápida, esse princípio otimiza seu uso.

9) Quais os benefícios de uma arquitetura de memória cache com múltiplos níveis?

As memórias cache têm seu valor relacionado à latência, portanto a inserção de níveis promove uma facilidade para encontrar dados mais facilmente. Por serem muito caras, é ilógico ter muita memória no cache L1, dessa forma os níveis subsequentes são mais lentos, mas compensam bem mais que a memória principal.

10)Quais as diferenças entre a memória principal e a memória secundária?

A memória principal serve para armazenar os dados temporários de programas em execução, e os perde sem alimentação. Já a memória secundária armazena dados do usuário, como fotos, jogos e os próprios programas, e os mantém mesmo sem energia.

11)Diferencie as funções básicas dos dispositivos de E/S.

Os dispositivos de entrada são aparelhos que ajudam o computador a obter os dados do usuário e inseri-los no sistema de computação. Eles são capazes apenas de enviar dados, e não de receber. Os dispositivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com