TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS UTILIZADOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Por:   •  9/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 4
  1. RECURSOS UTILIZADOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Dentre os recursos utilizados para dispositivos móveis podemos citar a persistência, os threads, o sincronismo de processos, interface com o usuário, e ferramentas de desenvolvimento onde cada qual tem sua função e importância em um modo geral.

Em aplicações Web e Desktop a persistência na maioria das vezes é conseguida por meio do uso de Sistemas De Gerenciamento De Banco De Dados (SGBD), onde os mesmo ficam guardados em HDs com uma grande memória (GB ou TB). Porém nem sempre funciona tão bem assim, como por exemplo no mundo mobile especialmente para celulares, devido a não existência do SGBD propriamente dito, mas há outra formas de armazenamento bem parecidas como sistemas de arquivos tradicionais, e os dados são persistidos em regiões não-voláteis dos dispositivos como HDs menores ou em memória flash. Em resumo podemos dizer que o termo Persistência é associado a uma ação que consiste em manter em meio físico recuperável, como banco de dados ou arquivos, assim garante a permanência das informações de um determinado estado de um objeto.

O Threads é um programa menor dos demais que trabalha como um subsistema independente de um programa maior onde executa algumas tarefas especificas, sendo assim quando um programa é dividido em vários threads pode rodar mais rápido que um programa monolítico, pois várias tarefas podem ser executadas simultaneamente. Uma vantagem é que os vários thread que existem em um programa podem trocar dados entre si e compartilhar o mesmo espaço de memória e o mesmos recursos do sistema, porém tratando-se do programador temos os dois lados para quando dividem o programa em vários thread, a vantagem é o fácil desenvolvimento por que assim o programador pode desenvolve-lo em módulos testando-os separadamente ao invés de escrever em um único bloco de código, e a desvantagem é que o trabalho torna-se mais complexo devido a interação entre eles.

O sincronismo de processos nos permite gerenciar o acesso concorrente a recursos do sistema operacional de maneira controlada pelas partes dos processos de modo que um recurso não seja modificado em simultâneo, ou também que não fiquem em espera que o recurso seja liberado. Cada um dos processos possui um seguimento de código denominado Seção Crítica que onde o processo pode alterar variáveis comuns, como por exemplo atualizar uma tabela, gravar um arquivo ou até mesmo implementar uma lista. Seu recurso é que quando um processo está sendo executado em sua seção crítica, nenhum outro processo tem permissão para executar na sua seção crítica, ou seja, dois processo não podem executar suas seções críticas ao mesmo tempo.

A interface com o usuário é um requisito muito importante pois para desenvolver sites e aplicações para mobile é necessária uma atenção especial para alguns critérios que tem um grande impacto na forma com que as pessoas interagem com estes dispositivos. Temos de reduzir clicks, se em um projeto usual de interface as melhores práticas indicam que seria mais adequado disponibilizar toda a informação necessária em uma única tela e além disso poupar cliques do usuário é o ideal a fazer, para poder deixar o conteúdo mais conciso para que assim a informação possa ser apresentada de maneira objetiva. Reduzir também funcionalidades, mantendo as que realmente são necessárias ao ambiente mobile isso diminui as chances dos usuários se confundirem diante de todas as possibilidades e opções oferecidas. Reduzir conteúdo pois devido ao tamanho das telas o mobile exige uma carga cognitiva maior e portanto pode ser até duas vezes mais difícil de compreender. Além de que a memória de curto prazo é fraca, com isso quanto mais os usuários tiverem que rolar para se lembrar de um conteúdo, menos eles faram isso. A integridade estética e o design é o par perfeito entre forma e função, é a interface com boa qualidade estética e funcional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com