TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR NO CONTEXTO PEDAGÓGICO: UMA PRÁTICA REFLEXIVA

Por:   •  25/11/2016  •  Resenha  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

FAEC - FUNDAÇÃO ATITUDE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

[pic 1]

                                                                                                       

RECURSOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR NO CONTEXTO PEDAGÓGICO: UMA  PRÁTICA REFLEXIVA

[pic 2]

2016

RECURSOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR NO CONTEXTO PEDAGÓGICO

Levando em conta que o educando é um sujeito histórico e social e que constrói o seu conhecimento através da interação com as pessoas e o meio, se faz necessário propor situações em que o levem a aprender por meio de experiências e vivências que o desafiam a pensar, relacionar, identificar e comparar as questões econômicas, culturais, étnico e sociais  que fazem parte do mundo globalizado.

No processo educativo o professor é um mediador que cria condições estimuladoras e desafiadoras aos educando e promove uma aprendizagem significativa.

O papel do educador é proporcionar aos alunos situações que incentivem a observação, o questionamento, a participação, a troca de ideias e a resolução de conflitos levando-os assim, a aquisição de novas formas de pensar, representar e expressar o conhecimento.

O professor tem que procurar cada vez mais estar atualizado e lançar mão de uma metodologia diversificada pois, o professor que adota métodos didáticos ultrapassados é como um produto tecnologicamente obsoleto. As  tecnologia ( computadores, televisão, CD-ROM, ) são muito úteis  mas a essência do aprendizado tem a ver com o professor que administra, estimula e dá vida ao processo de aprendizagem.

Nesse planejar precisamos buscar um ponto de motivação com o fim de que a nossa aula seja algo interessante para o nosso aluno. Devemos levar em conta que esse aluno, principalmente os nosso alunos do século XXI , chega na escola trazendo consigo muitos conhecimentos, experiências, horas de televisão e milhares de informação sendo assim necessário que o educador busque atividades interessantes e motivadoras.

Um bom planejamento deve ser flexível e partir do conhecimento prévio das capacidades e conhecimentos dos seus alunos. O professor deve saber tirar proveito do que os alunos já sabem e a partir daí propor questionamentos, estimular opiniões, incentivar pesquisas e selecionar conteúdos.

A avaliação ao longo dos anos foi utilizada para classificar e punir alunos que eram medidos como se fossem objetos que poderiam ser separados em bons, médio e ruins. Com o passar dos anos novas correntes metodológicas começaram a questionar a prática avaliativa., embora até hoje podemos encontrar professores que lançam mão da avaliação para punir e medir o conhecimento de seus alunos.

A avaliação é um recurso muito rico tanto para o professor quanto para o aluno. Através da avaliação o professor pode avaliar como está sendo sua prática educativa e assim modificar suas técnicas, seus recurso e principalmente a sua postura. A necessidade de buscar aperfeiçoamento só surgem quando o professor se submete a avaliar sua prática. Para o aluno é importante porque ele poderá analisar suas dificuldades e reforçar itens não assimilados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com