TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final De Estagio

Pesquisas Acadêmicas: Relatório Final De Estagio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  2.674 Palavras (11 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

As atividades práticas de uma disciplina visam a associação do conhecimento teórico, no qual é aplicado em prática hospitalar ou ambulatorial, sendo a adequação do conhecimento obtido através da teoria em doenças, que inseridos em estágio, permitem a familiarização na atuação e abordagem dos discentes em enfermagem no processo de cuidar direcionados a saúde, qualidade de vida e bem-estar dos usuários. O papel da enfermagem no acompanhamento de clientes vulneráveis, ações preventivas e busca ativa, que visualizados mais próximos mostram a humanidade e encanto desta profissão. As aulas práticas também possibilitam a obtenção de conhecimentos não abordados em teoria, a melhoria e aquisição da experiência, até então inédita como prática, sendo uma iniciação prévia do exercício profissional, deste modo, o contato com os pacientes com diferentes patologias, e aumento pelo interesse em pesquisas e aprofundamento de técnicas e para cada especificidades, no intuito de sempre buscar a melhor e mais eficiência abordagem de cuidados de enfermagem a ser realizada. As perspectivas e percepções formadas durante os dias de aulas práticas, que refletem o cotidiano da enfermagem, tornando-se indispensáveis para o conhecimento acadêmico e preparação adequada do profissional em saúde.

Este relatório contém as atividades desenvolvidas ao longo das aulas práticas de Enfermagem no Processo de Cuidar em Doenças Transmissíveis – II, realizado no Instituto de Medicina Tropical em Coari – IMTC, das 8:00 h as 12:00, do dia 08.04.2013 a 11.04.2013 e 12.04.2013 realizada educação em saúde para alunos do 5º e 6º ano, do ensino fundamental em escola da rede municipal de ensino, sendo de extrema importância abranger a prevenção na base do aprendizado, desempenhando papel fundamental como educador em saúde.

1. OBJETIVOS

São resultados quantitativos e qualitativos que são necessários alcançar em prazo determinado. Demonstrando maior experiência e conhecimento teórico juntamente com habilidade prática nas áreas de atuação da enfermagem.

1.1 Objetivos Gerais

Abordar as doenças transmissíveis emergentes e re-emergentes nos aspectos social, histórico, epidemiológico, infectividade, sinais e sintomas e biológico. Ampliando o conhecimento em doenças transmissíveis nos aspectos de controle e assistência à saúde na área domiciliar, ambulatorial e hospitalar, com ênfase educação para saúde.

1.2 Objetivo especifico

Conhecer as ações de enfermagem voltadas as políticas de prevenção e controle das doenças transmissíveis. Discutindo as práticas de biossegurança e as normas de utilização em áreas de risco. Desenvolver atividades de educação, vigilância e assistência nas diferentes patologias e complexas situações envolvendo a bioética no serviço público de saúde. Desenvolver atividades assistenciais voltadas para o individuo e sua família e promover educação para saúde.

2. ASPECTOS DO MUNICÍPIO

2.1 Aspecto histórico

O primeiro núcleo de povoamento em território do atual município de Coari, foi uma aldeia de índios fundada em princípio do século XVIII, pelo jesuíta Samuel Fritz, com a denominação de Coari, por ficar a margem do lago desse nome.

Coari, segundo o cônego, Ulysses Pennafort, vem das palavras indígenas “Coaya Cory”, ou “Huary-yu”, ou significa respectivamente “rio do ouro” e “rio dos deuses”. A denominação dada ao rio que banha o município estendeu-se ao lago à cuja margem fica a sede municipal e, posteriormente, ao município.

Habitavam primitivamente a região os índios Catauixis, Irijus, Jumas, Jurimauas e outros.

Em 1759 a aldeia foi elevada à Lugar, recebendo o nome de Alvelos.

Em 1833, foi o Lugar Alvelos elevado à Freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora Santana.

Em 30.09.1854, a sede da freguesia foi transferida em virtude da Lei nº 37, para a foz do lago de Coari.

Em 01.05.1874, pela Lei Provincial nº 287, a freguesia foi elevada à vila de Coari.

Em 21.05.1874, pela Lei Provincial nº 287, é criado o município de Coari.

Em 15.11.1890 é instalado o termo judiciário de Coari.

Em 10.04.1891, pelo Decreto nº 95-A é criada a comarca de Coari, que se instala em 30.06.1891.

Em 30.10.1913, pela Lei Estadual nº 741, é suprimida a comarca de Coari, ficando seu Termo Judiciário subordinado a Tefé.

Em 14.02.1916, pela Lei Estadual nº 844, é reinstalada a comarca de Coari, ficando seu Termo Judiciário subordinado a Tefé.

Em 07.02.1922, pela Lei Estadual nº 133, é suprimida novamente a comarca.

Em 10.03.1924, pela Lei Estadual nº 122, restaura-se definitivamente a comarca de Coari, compreendendo os Termos de Coari, Manacapuru e Codajás.

Em 02.08.1932, pela Lei Estadual nº 1665, Coari é elevada à categoria de cidade, pelo saudoso prefeito: Alexandre Montoril.

Coari hoje

A cidade conhecida pela produção de banana, hoje se destaca por produzir petróleo e gás natural ,que ocorre em uma região denominada de Urucu. A produção de petróleo gira em torno de 53.500 bb/d (2007) e de gás natural chega a 10 milhões de m³/d. Outro fato importante é que está sendo construído um gasoduto que ligará sua província produtora ao mercado consumidor localizado em Manaus/AM. Serão 450 km de distância da sede da cidade à Manaus a serem construídos, somando aos 278 km de um gasoduto, já existente, que interliga os campos produtores à cidade de Coari/AM. A previsão de conclusão e início de operação está para o 1° semestre de 2008.

2.2 Aspecto geográfico

Aspectos físico-geográficos: Localização 4° 06' 22'' Latitude Sul e 63° 03' 21'' Longitude Oeste de Grenwich.

Área territorial: 57.921,906 km² com osseguintes limites:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com