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RESUMO DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO

Por:   •  25/2/2022  •  Resenha  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS DE CRATEÚS PROFESSOR - SIMONE DE OLIVEIRA SANTOS

DISCIPLINA - LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

RESUMO DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO

Christian Carvalho de Sousa Francisca Isabelle de Almeida Cruz Isa Raquel Costas de Freitas Miguel Jonas Lima Setúbal

Crateús-CE

NOVEMBRO/2019

Nome

Lógico

Resumo

A abordagem do paradigma lógico é expressar programas na forma lógica simbólica e usar um processo de inferência lógica para produzir resultados, sendo algumas de suas principais aplicações nas áreas de inteligência artificial, processamento de linguagem natural, criação de sistemas especialistas e prova de teoremas.

Linguagens de programação lógica permitem ao programador declarar um conjunto de fatos a partir do qual teoremas podem ser provados. O programador declara teoremas ou objetivos, e a implementação da linguagem tenta encontrar uma coleção de fatos e passos de inferência que, juntos, implicam no objetivo.

A base de um programa lógico consiste de fatos, estes são proposições que não possuem nenhuma regra para sua veracidade, e portanto, são verdadeiras. A partir da declaração de fatos, podemos estabelecer relações entre eles.

Uma vez que temos a declaração de fatos em nosso programa, podemos fazer perguntas sobre esses ao sistema, a fim de saber se algum relacionamento entre objetos é verdadeiro, ou ainda quais os possíveis objetos de um relacionamento. Durante a construção de relações, podemos também adicionar regras a esta para que a relação seja verdadeira.

Características do paradigma

  • Faz uso da lógica matemática.
  • Capacidade dedutiva.
  • Não-determinismo.
  • Reversibilidade das relações.
  • Linguagens declarativas.
  • Principais elementos: proposições, regras de inferência e busca.
  • Programação simbólica.

Linguagens que implementam o paradigma

  • Prolog
  • Planner
  • Popler
  • Conniver
  • Mercury

  • Oz

Nome

Orientado a Objetos

Resumo

A Programação Orientada a Objetos surgiu com o objetivo de facilitar a vida daqueles que trabalham com desenvolvimento de software. Uma das características da POO é fazer com que o programador pense as coisas de forma distintas, transformando-as assim em objeto, aplicando propriedades e métodos, reduzindo assim a complexidade no desenvolvimento e manutenção de software, aumentando a produtividade.

Para uma linguagem ser considerada Orientada a objetos, ela deve atender aos 4 pilares desse paradigma:

ABSTRAÇÃO - como estamos lidando com uma representação de um objeto real, temos que imaginar o que esse objeto irá realizar dentro de nosso sistema, aqui temos 3 pontos importantes que devem ser levados em conta na abstração: a identidade desse objeto, suas características e suas funções.

ENCAPSULAMENTO - se trata de um dos elementos que adicionam segurança à aplicação em uma programação orientada a objetos pelo fato de esconder as propriedades, criando uma espécie de caixa preta.

HERANÇA - capacidade do reuso de código é uma das grandes vantagens da programação orientada a objetos. Muito disso se dá por uma questão que é conhecida como herança. Essa característica otimiza a produção da aplicação em tempo e linhas de código.

POLIMORFISMO - consiste na alteração do funcionamento interno de um método herdado de um objeto pai, pois por conta da herança, às vezes se faz necessário que as ações para um mesmo método seja diferente.

A POO possui inúmeras ferramentas e aplicativos facilitadores que interagem ajudando os desenvolvedores e, apresenta aos iniciantes um leque de opções, dando a oportunidade de se identificarem com a linguagem de POO ou de continuar a procura de uma nova ferramenta de estudo ou de trabalho.

Características do paradigma

  • Utiliza classes que dão vida aos objetos;
  • Permite herança, encapsulamento, polimorfismo e abstração;
  • Sobrecarga e Sobrescrita de métodos;
  • Permite Associação, Composição e Agregação;

  • Modularidade.

Linguagens que implementam o paradigma

  • Smalltalk
  • Ruby
  • C#
  • Scala
  • Fantom
  • Java
  • C++ (multi-paradigma)
  • Javascript (multi-paradigma)
  • VB.NET
  • Object Pascal
  • Objective-C
  • Python
  • SuperCollider
  • ActionScript
  • ColdFusion
  • Javascript
  • PHP (a partir da versão 4.0)
  • Perl (a partir da versão 5)
  • Visual Basic (a partir da versão 4)
  • VimL

Nome

Funcional

Resumo

O paradigma funcional é baseado em um modelo computacional chamado cálculo-lambda e que também serviu como base para a criação do LISP. Ele é baseado em aplicações funcionais matemáticas, diferentes das linguagens imperativas, que se baseiam na mudança de estado do programa a linguagem funcional trabalha com estruturas que não são mutáveis, ou seja, o programa é resultante da aplicação de uma função.

Na programação funcional, o programador irá determinar um resultado a ser obtido, e a computação será feita de acordo com a melhor forma para obter tal resultado, além disso, diversos dos conceitos que estão dentro do paradigma funcional permitem que as linguagens funcionais tenham um comportamento multithread.

E por fim, com a programação funcional, se torna mas fácil trabalhar com aplicações matemáticas, programas que exigem resolução por recursividade, machine learning e inteligência artificial, tornando a resolução de diversos problemas bem mais simples do que em uma linguagem imperativa.

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