TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes de Dados de Comunicação

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

REDES DE DADOS E COMUNICAÇÃO

Durante a primeira década dos sistemas computacionais, os computadores eram altamente centralizados, as empresas e universidades possuíam apenas um ou dois computadores e as grandes instituições algumas dezenas. Todos eles eram isolados, não existia nenhuma comunicação entre eles.

Com o avanço da comunicação, a forma com que os sistemas computacionais operavam foi totalmente modificada, a visão que os usuários tinham sobre os grandes centros de computação, em que os trabalhos eram levados para serem processados, tornou-se obsoleta, sendo substituídos pelas redes de computadores. Agora, os trabalhos são processados por um grande número de computadores separados fisicamente e totalmente interligados. Em termos práticos, uma rede de computador é formada por dois ou mais computadores interligados, podendo existir uma troca de informação entre eles.

REDES DE COMPUTADORES EM APLICAÇÕES CORPORATIVAS

Atualmente, as empresas possuem um grande número de computadores para desempenhar os mais diversos tipos de aplicações, como monitoramento, controle de produção e estoque, geração de planilhas e relatórios, inicialmente, cada processo era feito de modo isolado, não existia nenhuma forma de ligação de informações e compartilhamento de recursos. Foi observado então, que com a interligação desses computadores espalhados pelas empresas, era possível comunicar os mais diversos sistemas, além de compartilhar recursos como impressores e drivers de CD-ROM, o que permite que todos os usuários da rede utilizem esses recursos.

Na maioria dos casos em que as empresas implantam em sua estrutura uma rede de computadores, elas sempre obtêm economia com o compartilhamento de recursos. Como exemplo, uma impressora compartilhada em um ambiente corporativo gera uma economia e possibilita o controle de impressão, sendo mais útil que várias impressoras espalhadas.

FUNDAMENTOS DE REDE DE DADOS E COMUNICAÇÃO

Tão importante quanto o compartilhamento de recursos é o compartilhamento de informações. As grandes instituições possuem filiais espalhadas por regiões diferentes e precisam acessar informações que são comuns a todas, como registro de clientes, estoque de produtos, pedidos, etc. O fato de os usuários estarem em países diferentes, não impede que eles acessem esses dados como se eles estivessem armazenados em seu computador local.

 Para permitir esta facilidade de acesso, são utilizados servidores de grande porte para o armazenamento de informações e os usuários, com suas estações de trabalho, acessam esses dados remotamente. Essa comunicação entre computadores clientes e servidores é feita através das redes de computadores

[pic 1]

Além do compartilhamento de recursos e informações, as redes de computadores podem oferecer um eficiente meio de comunicação entre seus usuários. Muitas empresas utilizam o e-mail, ou softwares de mensagens para troca de informações, evitando o deslocamento e gasto com ligações. Um enorme ganho que o meio corporativo obteve com a implantação das redes de computadores. Seus dados e dispositivos agora podem ser compartilhados e acessados por filiais em qualquer parte do mundo, além de uma melhor comunicação entre seus usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com