TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes de dados e Comunicação

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.646 Palavras (15 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 15

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SP - SANTO ANDRÉ

TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Rodrigo Alves da Silva        RA: 8636269161

Bruno Gomes                                RA: 8490224571

Matheus Santos Cecilia        RA: 8487206043

Luiz Fernando                                RA: 8061786178

Vanderson Pedroso                 RA: 8206965575

Lucas Azevedo Braz                RA: 8206978081

 Rede de Dados e Comunicação

SANTO ANDRÉ

2015


Rodrigo Alves da Silva        RA: 8636269161

Bruno Gomes                                RA: 8490224571

Matheus Santos Cecilia        RA: 8487206043

Luiz Fernando                                RA: 8061786178

Vanderson Pedroso                 RA: 8206965575

Lucas Azevedo Braz                RA: 8206978081

Rede de Dados e Comunicação

Atividade Prática Supervisionada de Rede de Dados e Comunicação da Unidade Uniabc.

Orientador(a): Profº Marco Antônio

SANTO ANDRÉ

2015


SUMÁRIO

  1. CONCEITOS BÁSICOS DE REDE DE COMPUTADORES E INTERNET........01
  2.  DIFERENÇA ENTRE INTERNET E INTERNET        03
  3. EXEMPLOS DE REDE DE COMPUTADORES        04

4   COMPONENTES DO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO        07

5         CAMADA FÍSICA        08

6         CABEAMENTO METÁLICO, ÓPTICO E COMUNICAÇÃO WIRELESS........        08

7   CAMADAS DE ENLACE DE DADOS..............................................................10

8         SUBCAMADA DE ACESSO AO MEIO............................................................10

9   CAMADA DE REDE.........................................................................................10

10 ROTEAMENTO.........................................................................................,,,....11

11 ENDEREÇAMENTO..................................................................................,,,....11

12 CAMADA DE APLICAÇÃO (DNS, SMTP, FTP E HTTP)..........................12...13

REFERÊNCIAS        14


  1. CONCEITOS BÁSICOS DE REDE DE COMPUTADORES E DA INTERNET

Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si.

Redes de computadores estabelecem a forma-padrão de interligar computadores para o compartilhamento de recursos físicos ou lógicos. Esses recursos podem ser definidos como unidades de CD-ROM, diretórios do disco rígido, impressoras, scanners, placa de fax modem entre outros.

LAN (Rede Local)

É um grupo de computadores e dispositivos associados que dividem uma mesma linha de comunicação e, normalmente, os recursos de um único processador ou servidor em uma pequena área geográfica.

WAN (Rede Extensa)

É uma Rede Geográfica com uma estrutura mais ampla de telecomunicação de uma LAN.  Para conectar os computadores em uma rede, é necessário, além da estrutura física de conexão (como cabos, fios, antenas, linhas telefônicas, etc.), que cada computador possua o equipamento correto que o fará se conectar ao meio de transmissão.

O equipamento que os computadores precisam possuir para se conectarem a uma rede local (LAN) é a Placa de Rede, cujas velocidades padrão são 10mbps e 100Mbps (Megabits por segundo).

Ainda nas redes locais, muitas vezes há a necessidade do uso de um equipamento chamado HUB (lê-se “Rabi”), que na verdade é um ponto de convergência dos cabos provenientes dos computadores e que permitem que estes possam estar conectados. O Hub não é um computador, é apenas uma pequena caixinha onde todos os cabos de rede, provenientes dos computadores, serão encaixados para que a conexão física aconteça.

Quando a rede é maior e não se restringe apenas a um prédio, ou seja, quando não se trata apenas de uma LAN, são usados outros equipamentos diferentes, como Switches e Roteadores, que funcionam de forma semelhante a um HUB, ou seja, com a função de fazer convergir às conexões físicas, mas com algumas características técnicas (como velocidade e quantidade de conexões simultâneas) diferentes dos primos mais “fraquinhos” (HUBS).

O termo Internet é muito utilizado para descrever uma rede onde tudo se pode e tudo se consegue. Essa popularização se deve à sua larga utilização por usuários com ou sem experiência na área de Informática, ou seja, qualquer pessoa com um computador conectado a um modem, com uma identificação e uma senha válida, pode navegar pela rede. A Internet trouxe a todas as áreas a possibilidade de compartilhar conhecimento e muito entretenimento.

Neste meio, mesmo os que não estão adaptados ao mundo da informática devem ser capacitados a diferenciar e entender alguns dos termos utilizados pelos programas especializados, isso porque, no momento em que se conectam a uma rede, os usuários podem se ver diante das seguintes dúvidas: qual a diferença entre Internet e internet, o que significa URL, WWW, HTTP, FTP, Internet 2, entre outros termos usuais.

  1. DIFERENÇA ENTRE INTERNET E INTERNET

A diferença gráfica entre as duas palavras é bastante sutil, entretanto, é essencial que se faça a distinção entre seus significados. A Internet, com o “I” maiúsculo, refere-se à rede que começou sua vida, como a ARPANET, e continua como, grosseiramente falando, a confederação de todas as redes TCP/IP interligadas direta ou indiretamente. Nesta interligação, temos os backbones TCP/IP comerciais norte-americanos, brasileiros, europeus, redes TCP/IP regionais, redes TCP/IP governamentais, sendo todas interconectadas por circuitos digitais de alta velocidade. A internet com inicial minúscula, por sua vez, é simplesmente qualquer rede feita por múltiplas redes menores, usando o mesmo protocolo de comunicação. Uma internet não precisa obrigatoriamente estar conectada à Internet, nem necessita usar o TCP/IP como protocolo de comunicação. Existem ainda internets isoladas de corporações, conhecidas como Intranets ou Extranets. Uma Intranet é uma rede de propriedade privada, construída sobre a arquitetura TCP/IP, que disponibiliza os mesmos serviços de comunicação da rede mundial Internet. Esta utiliza os protocolos da família TCP/IP e oferece serviços similares aos da Internet, tais como: servidor de páginas, servidor DNS e servidor de e-mail. Uma rede Intranet não tem necessariamente relação com a Internet, pois seus serviços são acessíveis apenas por funcionários com acesso a rede local interna. Uma Extranet é uma rede geograficamente distribuída (WAN). Sua construção utiliza enlaces de comunicação privados e protocolos de comunicação TCP/IP. Além disso, oferece serviços similares à rede Internet e são geralmente usadas pelas corporações para interligar várias sedes que utilizam Intranets.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (210.3 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com