TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Palestra Empreendedorismo

Por:   •  1/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  10.449 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM[pic 1][pic 2]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - ICET

CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

DISCIPLINA: GESTÃO DA INFORMAÇÃO

DOCENTE: MsC. RALLYSON DOS SANTOS FERREIRA

ACADÊMICO:

FÁBIO MARQUES

RELATÓRIO DE PALESTRA

ITACOATIARA – AM

SETEMBRO /2016


RELATÓRIO DE PALESTRA

Tema: Empreendedorismo: o caminho para o próprio negócio.

Palestrante: Gracimira Castro de Oliveira.

Com o objetivo de debater o tema “Empreendedorismo” e divulgar as ações que o SEBRAE vem realizando no município de Itacoatiara – AM, foi apresentada no auditório do ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologias em Itacoatiara a palestra intitulada: “Empreendedorismo: o caminho para o próprio negócio”, ministrada pela consultora Gracimira Castro de Oliveira.

A palestra teve início com a divulgação das ações que o SEBRAE vem realizando no município de Itacoatiara e região, com o intuito de apoiar e fomentar programas de parceria que dão suporte ao desenvolvimento do empreendedorismo local. Entre essas ações foram destacadas as atividades de consultoria e capacitação como os programas “Começar Bem” e “Aprendendo a Empreender” que tem como objetivo fornecer informações que ajudarão o desenvolvimento dos projetos de potenciais empreendedores que estão planejando começar seu próprio negócio.

Logo em seguida foram abordados e discutidos os conceitos teóricos de empreendedorismo, empreendedor e pedagogia do empreendedorismo. Nesse momento também se debateu a respeito das características e comportamentos do bom empreendedor, e também da importância que elas terão no desenvolvimento de quem almeja começar a empreender. A palestrante também divulgou uma série de dados relativos a pesquisa que mostram como o Brasil tem se tornado um país cada vez mais empreendedor, na qual podemos destacar a taxa de empreendedores em estágio inicial (até 42 meses de vida) no qual o país ocupa a sexta colocação no ranking mundial com cerca de 188 milhões de empreendedores ou 15% da população adulta entre 18 e 64 anos.

Outro tema abordado foram as motivações para empreender, onde tratou-se tópicos como “Necessidade X Oportunidade”, “Identificando Oportunidades”, “Paradigmas de Negócios”, citando alguns exemplos de sucesso como do “Cirque Du Soleil”.

Na parte final da palestra foi mostrado como elaborar um Plano de Negócio em detalhes, tratando da decisão de abrir seu próprio negócio, fontes de ideias, definição de produtos/ serviços, análise de mercado e estratégia de marketing. Após o término da palestra foram reservados alguns minutos para uma seção de perguntas e respostas, onde a plateia pode interagir e tirar dúvidas com a consultora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (48.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com