TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sistemas Operacionais

Por:   •  27/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

RELATÓRIO

SISTEMAS OPERACIONAIS

João Paulo Oliveira

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.        03
  2. DESENVOLVIMENTO.        04
  1. O Sistema Operacional Linux.        04
  2. Atividade Realizada.        05-06
  1. CONCLUSÃO.        07-08

1 INTRODUÇÃO

No início da computação, não havia o conceito de programa armazenado. A Arquitetura de Von Neumann foi desenvolvida para permitir a execução de programas em computadores. O projeto do Computador IAS, liderado por John Von Neumann, foi fundamental nesse desenvolvimento.

A Arquitetura de Von Neumann possui três pilares: a CPU (com registradores, UC, ULA e PC), a memória principal (para armazenar dados e programas) e a E/S (entrada e saída de dados).

O ciclo de execução de um programa nessa arquitetura envolve a busca de instruções na memória, decodificação, transferência de dados para a CPU, execução pela ULA e armazenamento de resultados.

Um desafio é o gargalo na comunicação entre a CPU e a memória, pois a CPU opera em frequências mais altas, resultando em ociosidade enquanto aguarda dados da memória.

DESENVOLVIMENTO

  1. O Sistema Operacional Linux

O Linux é um sistema operacional semelhante ao Windows e ao macOS, permitindo a execução de programas em computadores e dispositivos. Ele é conhecido por ser livremente modificado e distribuído. No entanto, o termo "Linux" refere-se especificamente ao núcleo do sistema operacional, chamado de Kernel, que controla o funcionamento do computador.

O Kernel Linux foi criado por Linus Torvalds em 1991 e é a parte central do sistema operacional. Para que o Linux seja útil, é necessário adicionar programas adicionais, como interpretadores de comandos, compiladores e editores de texto.

O Projeto GNU, liderado por Richard Stallman, trabalhou no desenvolvimento de um sistema operacional livre baseado no Unix. O projeto criou a licença GPL, que permitia a modificação e distribuição de programas com créditos aos desenvolvedores. Quando Linus Torvalds aderiu à GPL em 1992, o Kernel Linux tornou-se um software livre. A combinação do Kernel Linux com as ferramentas do Projeto GNU resultou no sistema operacional GNU/Linux, embora o termo "Linux" seja mais comumente usado para se referir a ele.

O Ubuntu é uma distribuição Linux desenvolvida pela Canonical, que utiliza o Kernel Linux como núcleo. Ubuntu é a distribuição Linux mais popular, sendo amplamente usada em dispositivos domésticos e servidores, presente em 47,9% de todos os servidores que utilizam Linux, de acordo com o W3Techs.

  1. Atividade Realizada

A virtualização foi realizada usando o software Oracle VM VirtualBox. Este programa da Oracle, disponível em português, permite a instalação e execução de diferentes sistemas operacionais em um único computador de forma simples. Com o Oracle VM VirtualBox, os usuários podem executar o Linux em um ambiente Windows 7, o Windows em um sistema Mac, o Mac em um ambiente Windows e até mesmo todos os sistemas suportados em um único computador. Além disso, é possível instalar o sistema Android em outras máquinas.

O objetivo da virtualização foi criar um ambiente para o sistema operacional GNU/Linux Ubuntu, com foco no desenvolvimento de comandos em seu Terminal. Isso permitiu a execução de comandos para criar diretórios e arquivos, seguindo a estrutura mencionada

.[pic 2]

Imagem 1 – O arquivo disciplinas_semestre.txt, criado no GNU nano 4.8, dentro do terminal do Ubuntu, na imagem acima.

[pic 3]

Imagem 2 – Conclusão

Foram realizados os seguintes comandos no terminal do Linux.

mkdir ATIVIDADES_LBORATORIO para criar o diretório;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (247.6 Kb)   docx (132.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com