TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Computação Grafica

Por:   •  6/9/2015  •  Artigo  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 6

* Camada de Aplicação *

Principal Função: oferecer serviços de rede para os usuários e suas aplicações, como serviços de nomes, web, transferência de arquivos, correio eletrônico, gerência remota, etc. A camada de aplicação é a camada mais próxima dos usuários e de suas aplicações.

Protocolos na camada de aplicação:

DNS - Serviço de nomes

HTTP - Serviço web

FTP, TFTP - Transferência de arquivos

SMTP, POP, IMAP - Correio eletrônico

telnet - Terminal remoto

SNMP - Gerenciamento de rede

Mapear endereços de aplicação: estático e dinâmico.

Estático: Um arquivo em cada host lista todos os nomes de dispositivos existentes na rede com seus respecitvos endereços. Esta lista é consultada sempre que o usuário referenciar um host de modo a obter o endereço IP. O arquivo hosts é usado em grande parte dos Sistemas Operacionais para mapear do modo estático os endereços.

- Contras: Escalabilidade e contra-indicação para redes grandes, como a Internet.

Dinâmico: O DNS implementa um esquema de endereçamento dinâmico, por meio de servidores de nomes (ou servidores DNS), que possuem informações que relacionam os nomes do hosts aos respectivos endereços IP. Ao referenciar um nome, o servidor DNS é consultado, obtendo-se o IP correspondente como resposta. Ao digitar o IP diretamente, não é consultado o DNS.

Protocolos que implementam o serviço de transferência de arquivos:

- FTP (File Transfer Protocol)

-TFTP (Trivial File Transfer Protocol).

FTP: Implementa o modelo cliente-servidor, usa 2 portas: uma para comandos e outra para a transferência de dados. O protocolo FTP não oferece nenhuma confidencialidade em suas transferências, inclusive dados como usuário e senha. A versão segura do FTP é o SFTP.

TFTP: usa o protocolo UDP e implementa o modelo cliente-servidor, no entanto usa apenas a porta 69 tanto para dados como para comando. É muito usado para realizar backups de arquivos de configuração de equipamentos de rede como switches, roteadores e firewalls.

O serviço de e-mail funciona com base em dois tipos de agentes:

- Agente de usuário: permite ao usuário criar, editar, enviar e receber mensagens. Exemplos: Mozilla Thunderbird, Qualcomm Eudora e Microsoft Outlook, dentre outros.

- Agente de transferência: exerce a função de receber a mensagem de um agente de usuário e encaminhá-la ao seu destino. Exemplos: Sendmail, Lotus Notes e Microsoft Exchange. O serviço de e-mail usa diversos protocolos, e o mais importante é o SMTP.

SMTP: Usa TCP como transporte e recebe conexões na porta 25. SMTP é baseado em comandos no formato texto.

POP3: Usa o modelo cliente-servidor, porta 110 para conexões e permite que o usuário tenha acesso ao servidor (onde está sua caixa postal), transfira as mensagens do servidor para a máquina local com a opção de deletar ou manter cópia das mensagens transferidas.

IMAP: Também usa o modelo cliente-servidor, porta 143 para conexões e permite que um cliente tenha acesso ao seu servidor de e-mail (onde está sua caixa postal) e apenas consulte suas mensagens no servidor, sem copiá-las para a máquina local.

* Camada de Transporte *

Camada de transferência, confiável (TCP) e econômica (UDP).

UDP - Mais rápido, porém, sem garantias, já que não possui nenhum tipo de mecanismo de verificação de erros e confirmação de recebimento. Serviço sem conexão, nenhuma sessão é estabelecida entre os hosts.

TCP - Mais confiável e comum (usual). Serviço de entrega de pacotes confiável e orientado à conexão. No TCP, antes de iniciar a transferência, é necessário estabelecer conexão em um processo conhecido como three-way handshake.

- Garante entrega do datagrama;

- Checagem de integridade/erro (verificação de corrompimento) de cada pacote;

- Segmentação e remontagem dos blocos na ordem correta;

- Confirmação de recebimento dos pacotes;

- Reenvio de pacotes em caso de falha no recebimento.

Métodos de Transporte:

Ponto a ponto - Enlace em apenas dois pontos: um em cada ponta.

Multiponto - Três ou mais enlaces. Um enlace envia mensagem e é recebida por dois ou mais enlaces (ex: broadcast).

Controle de fluxo:

Controle de fluxo é o processo de gerenciar a taxa de transmissão entre dois nós da rede de modo a evitar a pressão (excesso) de um TX rápido sobre um RX lento. O controle de fluxo é diferente de congestionamento de rede. O segundo é empregado para controlar o fluxo de dados quando o já foi caracterizado o congestionamento.

Alguns métodos de controle: Stop and wait, Sliding window, Go Back N, Selective-Repeat ARQ.

Congestionamento de rede: Ocorre quando um link ou nó lida com muitos dados de forma que sua qualidade de serviço deteriora. Ocorre tipicamente quando carga oferecida à rede é maior que a capacidade de fluxo da rede. Como consequência, os efeitos incluem atraso na fila (queueing delay), perda de pacotes (packet loss) e/ou bloqueio de novas conexões (blocking).

Timers do TCP: Existem diversos temporizadores, dentre os quais, o mais importante é o RTT, Round Trip Time. Conhecido também como tempo de ping (ping time), é o tempo que o pacote leva para ir e voltar do destino.

* Camada de Rede *

Função principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com